Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Litoral Sul - São Paulo

Roteiros turísticos do Litoral Sul Paulista
Roteiros Turísticos do Litoral Sul Paulista

Visitar o Litoral Sul Paulista é se deparar com o contraste entre o urbano e o natural, o simples e o sofisticado, o silêncio e o agito. Dependendo da cidade, as diferenças ficam mais nítidas. Sem contar nos diversos públicos que visitam a costa sul.

Cada cidade, cada praia e cada paisagem possuem estilos próprios. Quer seja o movimento, a badalação, a riqueza cultural, a variedade gastronômica, a natureza exuberante, o isolamento ou, simplesmente, um bom lugar na areia, um desses roteiros cairá no seu gosto. Os atrativos são tantos que fica impossível não agradar!

Aqui estão os roteiros turísticos de Praia Grande, Santos, São Vicente, Guarujá, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe e Bertioga.

Praia Grande
Praia Grande no Litoral Sul Paulista

Praia Grande é uma cidade para todos e uma referência nacional em turismo.

Dos municípios da costa sul paulista, esse é o mais popular e o que oferece a melhor acolhida ao turista. Sem contar que possui a maior quantidade de colônias de férias do litoral, além de casas de veraneio, que ficam lotados na temporada de verão e feriados.

A orla de Praia Grande abriga um extenso calçadão com ciclovia, margeada por quiosques, coqueiros e jardins. As feirinhas de artesanato são uma atração à parte nos finais de semana e feriados. Se você quer movimento, as praias do Boqueirão e Ocian são ideais.

Santos
Centro Histórico de Santos, no Litoral Sul Paulista

Santos é, sem dúvida, a cidade com o maior patrimônio histórico e cultural do litoral paulista.

A história do Brasil passa pelo município, que conta com um rico centro histórico e abriga o maior porto do país. Entre os edifícios mais importantes está o Museu do Café. Mas os atrativos não param por aí. Você pode visitar o Aquário Municipal, o Museu da Pesca e a Fortaleza da Barra Grande.

Uma orla com belos jardins chama a atenção dos turistas. Nas praias do Embaré e do Gonzaga você encontra badalação e agito noturno. Outro programa interessante é o mergulho no Parque da Laje de Santos.

São Vicente
Teleférico de São Vicente, no Litoral Sul Paulista

São Vicente é o município onde tudo se originou.

Em 1532, foi a primeira vila fundada pelos portugueses na América. Hoje, é uma cidade com muitos atrativos. Dentre os quais, a Ilha Porchat que oferece restaurantes, clubes e uma bonita vista do mar.

Não deixe de conhecer a Ponte Pênsil, um dos ícones de São Vicente e a primeira ponte montada no Brasil. Sem contar as praias, como a do Gonzaguinha e de Itararé, que promovem um bom agito dentro e fora do mar. Outras atrações são o teleférico, de onde se tem um lindo visual. Janeiro se destaca pelo espetáculo de teatro que conta a história da fundação da cidade.

Guarujá
Praia do Tombo em Guarujá, no Litoral Sul Paulista

Guarujá é conhecida como a "Pérola do Atlântico" devido às suas lindas praias e belezas naturais.

A cidade está localizada na terceira maior ilha do litoral paulista, a Ilha de Santo Amaro, sendo considerada uma estância balneária do estado de São Paulo. A região ganha realce com praias mais sofisticadas, limpas e de belo visual. Dentre as principais estão as praias das Pitangueiras, do Tombo e das Astúrias.

Outros programas incluem as trilhas de ecoturismo e os atrativos históricos, além do Acqua Mundo, um aquário que abriga a maior exposição de animais e plantas aquáticas da América do Sul.

Mongaguá
Plataforma marítima em Mongaguá, no Litoral Sul Paulista

Mongaguá é uma cidade com ares bastante agradáveis.

Suas praias possuem uma larga faixa de areia, própria para corridas e caminhadas. Dentre elas, sobressaem-se as praias do Centro e da Plataforma. Esta última é a preferida dos surfistas, além de abrigar um dos principais atrativos da região: uma plataforma marítima que avança 400 metros ao mar. Com uma bela estrutura de concreto, está entre as maiores da América Latina.

Mas nem só de praia vive Mongaguá, que tem atrações ecológicas como o Poço das Antas e o Parque Ecológico A Tribuna. Outras alternativas incluem o turismo rural e as feirinhas de artesanato.

Itanhaém
Igreja Matriz de Sant'Anna em Itanhaém, no Litoral Sul Paulista

Itanhaém é um importante roteiro histórico da costa sul.

A cidade conta com belas construções do período colonial no Brasil, como a Casa de Câmara e Cadeia, o Convento Nossa Senhora da Conceição e a Igreja Matriz de Sant'Anna. Aliás, o Beco de Sant'Anna tem uma boa variedade gastronômica.

Já, no quesito natureza, você encontra lindas praias como a do Cibratel e a dos Sonhos, além das ilhas da Queimada Grande e Queimada Pequena, que reservam um magnífico visual (onde você pode mergulhar). Outras atrações incluem o turismo ecológico, com passeios de barco por rios, manguezais e visita à comunidades indígenas.

Peruíbe
Peruíbe no Litoral Sul Paulista

Peruíbe é conhecida como a "Terra da Eterna Juventude".

Esse apelido teve origem com a lama negra medicinal presente no mar da região. A lama nada mais é do que argila marinha enriquecida, que, comprovadamente, oferece saúde e beleza. Tal atributo tornou o município mundialmente famoso.

Peruíbe ainda oferece lindas praias, como a do Centro, que abriga calçadão, ciclovia e jardins. Mas quanto mais para o sul, mais naturais vão ficando as praias, até entrar na Estação Ecológica Juréia Itatins. Aí sim você encontra praias intocadas e de beleza ímpar. Outros programas incluem roteiros históricos e até ufológicos (isso mesmo!).

Bertioga
Forte São João em Bertioga, Litoral Sul Paulista

Bertioga fica no limite entre o Litoral Sul e Norte.

É uma cidade bastante procurada por suas praias. Dentre as quais estão a movimentada Praia da Enseada (no Centro), a Praia de São Lourenço (do famoso condomínio Riviera de São Lourenço) e as praias de Itaguaré e Guaratuba.

Essa pacata estância balneária teve a sua importância no cenário histórico do Brasil. Foi do Canal de Bertioga que os portugueses partiram para fundar a primeira vila do país. A dica é visitar o Forte São João, a Vila de Itatinga e a Aldeia do Rio Silveira, além de comprar artesanato e passear de escuna.

Mini Roteiro
Mini roteiro de viagem no Litoral Sul Paulista

Para aproveitar bem o Litoral Sul fique pelo menos 7 dias.

Você pode começar a viagem por Praia Grande e daí percorrer as outras cidades. O ideal é tirar o primeiro dia para relaxar na praia e dar um bom mergulho. No segundo dia, visite os atrativos de São Vicente. A dica para o terceiro dia é aproveitar os atrativos históricos de Santos.

Já, no quarto dia, faça um passeio pelas praias do Guarujá. Reserve o quinto dia para visitar Bertioga. No sexto dia, você pode se dividir entre Mongaguá e Itanhaém. O sétimo dia é perfeito para curtir as belezas de Peruíbe.

Outros Atrativos
Outros atrativos no Litoral Sul Paulista

Agora, pode ser que você queira esticar sua viagem. Existem outros atrativos interessantes na região.

O Litoral Sul Paulista oferece praias mais populares e urbanizadas. Mas quanto mais na direção sul você for, as praias vão ficando cada vez mais naturais e isoladas, abrigando reservas naturais incríveis. Um dos destaques é a Estação Ecológica Juréia Itatins, onde se preservam diversos ecossistemas.

Outras alternativas são Cananéia, considerada Patrimônio Natural da Humanidade e a porta de entrada para a bela Ilha do Cardoso, além de Ilha Comprida e Iguape.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus