Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Litoral Norte - São Paulo

Roteiros turísticos do Litoral Norte Paulista
Roteiros Turísticos do Litoral Norte Paulista

Visitar o Litoral Norte Paulista é se surpreender com o visual das praias e a exuberante vegetação da Serra do Mar. Com cenários que alternam de cores e aromas, o percurso ao longo da costa torna-se rico em detalhes e paisagens que mudam a cada instante.

Entre praias badaladas, esportivas, tranquilas, desertas ou selvagens, você vai encontrar uma que se adequa ao seu estilo. As opções são tantas, que o perigo é não conseguir escolher uma só. Na dúvida, programe-se para fazer um tour por várias delas. A cultura, a gastronomia, as compras de produtos típicos e a vida noturna fazem parte do pacote!

Aqui estão os roteiros turísticos de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba.

São Sebastião
Centro Histórico de São Sebastião, no Litoral Norte Paulista

São Sebastião é uma cidade marcada pela harmonia entre o natural e o cultural, entre a simplicidade e a sofisticação.

Com cerca de trinta praias lindíssimas e badaladas, o destaque fica por conta das praias de Toque Toque, Maresias, Boiçucanga (conhecida por oferecer o pôr-do-sol mais espetacular do litoral norte), Camburi, Juquehy e Barra do Una.

Já, no quesito cultural, São Sebastião possui um centro histórico tombado como Patrimônio Histórico Nacional. Sem contar no bairro de São Francisco, onde você descobre um importante sítio arqueológico que guarda dois séculos de história em plena Serra do Mar.

Ilhabela
Velas em Ilhabela, no Litoral Norte Paulista

Ilhabela é conhecida internacionalmente como a "capital da vela".

Além de se sobressair nos esportes náuticos, a ilha conta com quase quarenta praias de intensa beleza natural, dentre as quais se destacam a do Jabaquara, da Feiticeira, do Curral e as praias mais isoladas do Bonete e de Castelhanos.

O fato de ser considerada praticamente uma reserva natural, faz com que a região seja propícia ao ecoturismo, principalmente, às atividades em trilhas. Ilhabela ainda oferece uma gastronomia refinada, com restaurantes que, na maior parte, você encontra no centro, apelidado carinhosamente de "vila".

Caraguatatuba
Vôo livre em Caraguatatuba, no Litoral Norte Paulista

Caraguatatuba ou, simplesmente, Caraguá, é o maior polo comercial do Litoral Norte Paulista.

A cidade tem de tudo: praias de todos os tipos, ilhas, passeios ecológicos, atividades esportivas, pesca, feirinhas de artesanato, shoppings, restaurantes, barzinhos e muita diversão. Com relação às praias, você vai encontrar badalação na Martim de Sá, além de belos cenários naturais na Brava, Massaguaçu e Cocanha.

Nos esportes, ganham destaque as caminhadas pelo Parque da Serra do Mar e o vôo livre no Morro de Santo Antônio, de onde se descortina o magnífico visual das enseadas ao redor.

Ubatuba
Praia em Ubatuba, no Litoral Norte Paulista

Ubatuba é conhecida como a "capital do surf".

Além de ser a cidade que abriga a maior quantidade de praias do litoral paulista, somando cerca de cem praias de estilos e paisagens variadas. As preferidas dos surfistas são Itamambuca, Félix e Vermelha do Norte, enquanto Prumirim e Almada são mais desertas. Já a Praia da Fazenda é considerada uma das mais belas do país.

A região é território livre para a prática de esportes diversos, como o trekking, que percorre praias selvagens, costões e ruínas históricas. Sem contar nos passeios marítimos, que conduzem a recantos de imensa beleza natural.

Mini Roteiro
Mini roteiro de viagem no Litoral Norte Paulista

Para aproveitar bem o Litoral Norte fique ao menos 7 dias.

Tire o primeiro dia para relaxar nas praias de São Sebastião. Mergulhe, tome sol e caminhe na areia! O segundo dia é ideal para fazer um passeio histórico pela cidade. No terceiro dia, pegue uma balsa até Ilhabela e curta as encantadoras praias e trilhas do parque. A dica é terminar o dia no agradável centrinho da ilha.

Já no quarto e quinto dias, você pode ir à Caraguá para desfrutar das praias e o comércio local. No sexto e sétimo dias, aproveite para praticar um esporte, passear de barco ou descansar nas praias de Ubatuba.

Outros Atrativos
Outros atrativos no Litoral Norte Paulista e arredores

Agora, pode ser que você queira esticar sua viagem. Existem outros atrativos interessantes na região.

O Litoral Norte Paulista é um roteiro sob medida para os apreciadores de praias e dos cenários naturais. Uma dica interessante é margear toda a costa norte pela Rodovia Rio-Santos, descobrindo as várias nuances do caminho.

Mas veja bem: você pode querer aproveitar ainda mais a viagem. Um mês inteirinho de férias seria ideal para usufruir ao máximo desse paraíso litorâneo. Uma outra opção é esticar o seu passeio até Paraty, onde as praias e a cultural se misturam num perfeito encaixe.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus