Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Lençóis Maranhenses - Maranhão

Pontos turísticos dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão

Pontos turísticos dos Lençóis Maranhenses

Considerado um dos destinos mais belos do país, os Lençóis Maranhenses são uma verdadeira porta de entrada para o paraíso. Situado em área de preservação ambiental, harmoniza grandes extensões de dunas de areias brancas, pontilhadas por lagoas de águas doces de tonalidades que variam do verde ao azul-turquesa. A seguir o Pacote Fácil oferece passo-a-passo os principais atrativos turísticos do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Com uma vastidão de dunas e lagoas, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses abriga extensões de pura beleza e visual sedutor. Considerado um paraíso ecológico, apresenta um raro fenômeno geológico formado ao longo de milhares de anos. Seu imenso areal faz com que assemelhe-se a um deserto, mas com características bastante diferenciadas, uma vez que as dunas de até 40 metros de altura são salpicadas por lagoas que se formam com a água das chuvas. E são as chuvas que garantem ao lugar algumas das paisagens mais indescritíveis.

Lagoa Azul

Considerada uma das mais lindas lagoas do parque, a Lagoa Azul é um dos recantos mais visitados dos Lençóis Maranhenses. Famosa pelas águas claras, com excelentes condições para banhos, seu nome diz muito sobre o seu visual, mas transmite pouco sobre a maravilha que é mergulhar em suas águas refrescantes e cristalinas. A lagoa de águas pluviais apresenta um cenário arrebatador, com paisagens de rara beleza natural. É cercada por grandes dunas, onde, do alto, é possível observar a imensidão de areia e contemplar um magnífico pôr-do-sol.

Rio Preguiças

Em meio a uma paisagem de areias brancas, o Rio Preguiças vai circundando as dunas do parque até desaguar no Oceano Atlântico. Com águas escuras e calmas, o rio apresenta um percurso sinuoso, que permite vislumbrar as praias, manguezais e palmeiras ao longo do caminho. Às margens do rio você pode observar as comunidades locais, isoladas pelo vasto complexo de dunas e a vegetação nativa. O passeio pelo rio dura cerca de duas horas e é realizado por embarcações alugadas no porto de Barreirinhas.

Caburé

Pacato vilarejo da região, a comunidade de Caburé possui um clima místico e bastante agradável. Incrustada na areia, Caburé está estrategicamente às margens do Rio Preguiças, e de costas para o mar, o que permite um banho de mar e, após uma curta caminhada, alcançar as águas doces do rio para tirar o sal do corpo. Essa simpática vila de pescadores é formada por casinhas simples, cobertas por palha de buriti e luz movida à gerador, o que torna o lugar um refúgio natural.

Mandacaru

Aprazível vila de pescadores, Mandacaru é mais uma entre as encantadora comunidade às margens do Rio Preguiças. Com uma única rua principal, é famosa por abrigar um farol com cerca de 54 metros de altura, que pode ser avistado em qualquer ponto do vilarejo. A subida ao topo do farol é feita por uma escadaria com 160 degraus, de onde se contempla a imensidão dos Lençóis Maranhenses, descortinando o rio, o oceano e as areias branquinhas.

Queimada dos Britos

Conhecido como um recanto de beleza, Queimada dos Britos é um povoado que surgiu ao redor de um pequeno oásis no centro do parque. Acessado à pé ou à cavalo, a caminhada ao vilarejo é uma das mais longas dos Lençóis Maranhenses, podendo durar de oito horas até um dia inteirinho. No decorrer do percurso, a atração fica por conta dos mergulhos nas diversas lagoas de águas frescas e da paisagem ímpar de dunas, que muda a cada curva motivada pelos fortes ventos da região. Em Queimada dos Britos estão as maiores e mais belas dunas do parque, além de cursos d'água e da impressionante vegetação de cajueiros.

Foto da autora do site

Ana Golfetto Masella


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

Dicas por e-maildicas por e-mail

comments powered by Disqus