Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Jericoacoara - Ceará

Guia de viagem de Jericoacoara, no Ceará
Praias, natureza e muito sossego

Jericoacoara é uma pitoresca vila de pescadores onde a natureza reina absoluta. É um lugar simples, rústico e nada trivial: as ruas não possuem iluminação, são de areia fofa e os carros estão proibidos de circular. Ou seja, é um destino ideal para quem quer curtir lindas noites estreladas ou andar descalço as férias inteirinhas!

Esse pedaço do paraíso na Terra abriga praias de beleza ímpar, lagoas de água doce e dunas gigantescas. Um cenário perfeito para relaxar, curtir um belo entardecer e uma noite aconchegante, além de ser muito bem acolhido pela população local.

O charmoso vilarejo está localizado no município de Jijoca, costa oeste do Ceará, e é chamado carinhosamente pelos íntimos de Jeri.

Quando ir
Pedra Furada em Jericoacoara, no Ceará

A melhor época para visitar Jericoacoara é muito pessoal. O clima da região é tropical, com temperatura média variando em torno de 27º C.

Os meses de julho a janeiro são os mais indicados para quem quer curtir belos dias ensolarados. Agosto é o mês com mais ventos, sendo a época perfeita para a prática do kitesurf e windsurf.

Entre meados de junho e agosto, você pode apreciar o espetáculo do sol que se põe perfeitamente encaixado na fenda da Pedra Furada. Um verdadeiro show! Já entre fevereiro a junho o tempo fica instável, aumentando a possibilidade de chuvas.

O que fazer
Lagoas de Jericoacoara, no Ceará

Jericoacoara possui o clima tranquilo e singelo de um vilarejo de pescadores.

Entre magníficas praias, lagoas e dunas, você pode relaxar e aproveitar intensamente a natureza. Esse é um lugar para usufruir das belezas, do sossego e da simplicidade. Sem contar que possui os melhores ventos do mundo para praticar o kitesurf e o windsurf.

Outras atrações são provar sua deliciosa gastronomia, comprar artesanato típico e curtir as festas. E atenção: prepare-se para apreciar um incrível pôr-do-sol!

Onde ficar
Hospedagem em Jericoacoara, no Ceará

A hospedagem em Jericoacoara é rústica e bastante aconchegante.

Apesar de ser uma vila pequena, as opções de hotéis e pousadas são variadas. No centrinho você encontra hospedagens com "pé na areia", redário, bar de praia e outras facilidades. Alguns proporcionam vista para o mar, onde, de dia, é possível apreciar uma encantadora paisagem e, à noite, dormir ao mágico som das ondas.

Existem hotéis que são comumente frequentados por praticantes do kitesurf e do windsurf. Já, se você procura algo mais econômico, a dica é se hospedar em hostels.

Como chegar
Transporte em jardineira em Jericoacoara, no Ceará

A melhor forma de chegar à Jericoacoara é viajar de avião até Fortaleza. Há vôos regulares ao Aeroporto Internacional Pinto Martins (FOR) de diversas cidades do país e do exterior.

Em Fortaleza você pode alugar um carro ou pegar um ônibus da Viação Fretcar até Jijoca. De lá partem os veículos 4x4, bugues ou jardineiras para Jeri. Uma outra alternativa, mas menos viável, é voar num bimotor até o Aeroporto de Camocin e de lá seguir num transfer.

Como automóveis são proibidos de circular na vila, a opção é contar com as caminhonetes da prefeitura.

O que comer
Culinária típica de Jericoacoara, no Ceará

A culinária de Jeri é uma união de cozinhas do mundo, onde ganham destaque os produtos do mar.

Nos restaurantes, você encontra pratos à base de pescados e frutos do mar, além de pratos da culinária cearense, italiana e vários outros países. As comidinhas rápidas são comuns e fazem sucesso na vila. A castanha de cajú é muito usada em receitas salgadas e doces.

Os melhores restaurantes ficam no centrinho, na Rua Principal. Um diferencial são as redes e espreguiçadeiras presentes na maioria dos estabelecimentos. A dica para as madrugadas é a Padaria Santo Antônio.

Roteiro ou excursão?
Esportes em Jericoacoara, no Ceará

Se você é uma pessoa que gosta de curtir os passeios no seu ritmo, o melhor é optar por uma viagem independente, onde você é quem comanda o próprio roteiro. Neste caso, esse guia oferece as informações básicas para você viajar.

Já, se busca a comodidade e não tem tempo de planejar, opte por comprar um pacote de viagem para Jericoacoara. Este guia fornece à você várias ofertas de pacotes.

Pode ser que você procure outras companhias para viajar. A dica é se inscrever no grupo Amigo Viajante e ficar atento às excursões e passeios, ou até postar um convite para uma viagem.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus