Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Ilha do Mel - Paraná

Pontos turísticos da Ilha do Mel, no Paraná

Pontos turísticos da Ilha do Mel

Situada na entrada da Baía de Paranaguá, a Ilha do Mel é considerada a ilha que abriga as melhores praias do litoral paranaense. Elevada à condição de Reserva da Biosfera, a ilha preserva esplêndidas belezas naturais, além de parte da fauna e flora da região. Uma curiosidade é que carros são proibidos de circular nesse pedacinho do paraíso. A seguir o Pacote Fácil oferece passo-a-passo os principais atrativos turísticos da Ilha do Mel.

Praia Grande

Considerada uma das praias que melhor preservou suas característica originais, a Praia Grande é bastante frequentada por amantes da natureza e aventureiros. Verdadeiro paraíso dos surfistas, a linda praia de mar aberto apresenta ondas mais constantes, que atraem os adeptos do surfe. Em suas extremidades há piscinas naturais e pequenas grutas, sendo também uma excelente praia para banhos de mar. A Praia Grande possui uma extensão de aproximadamente 1,1 quilômetro, com acesso por trilha a partir de Encantadas ou de Nova Brasília.

Praia do Miguel

Conhecida como a praia mais isolada e preservada da Ilha do Mel, a Praia do Miguel apresenta uma natureza intacta e exuberante, sendo proibido qualquer tipo de construção no local. Como uma autêntica praia deserta, a praia é emoldurada por costões cobertos de vegetação que se harmonizam às águas cristalinas do mar. A Praia do Miguel é bastante frequentada por surfistas devido às boas ondas, mas é também muito apreciada pelos amantes da natureza. O acesso à praia é feito por trilha saindo de Encantadas ou de Nova Brasília.

Praia de Fora

Com uma beleza única, a Praia de Fora possui lindas áreas verdes e costões rochosos nas extremidades. Com areias fofas, a praia abriga pequenas piscinas naturais formadas durante a maré baixa, e que servem de abrigo para diversas espécies marinhas. Um dos seus maiores atrativos é o belíssimo Farol das Conchas, que ocupa uma das pontas da praia. A Praia de Fora é bastante frequentada por pessoas jovens e surfistas, que procuram suas águas com ondas propícias para o surfe. Para chegar à praia é preciso caminhar por uma pequena trilha saindo de Nova Brasília.

Praia do Belo

Considerada a praia dos apaixonados, a Praia do Belo é uma das menores praias da Ilha do Mel. Com sua pequena faixa de areia, a praia possui águas quentes e cristalinas, areia branca, mar calmo e uma vegetação exuberante que cerca toda sua área. A Praia do Belo é praticamente deserta e apresenta um lindo e romântico cenário, que atrai muitos casais de namorados. Além de um gostoso banho de mar à dois, é possível apreciar o belo pôr-do-sol que inspira os casais. A Praia do Belo possui uma pequena extensão de apenas 10 metros e seu acesso é feito por uma trilha saindo de Nova Brasília.

Gruta das Encantadas

Considerada um dos mais importantes patrimônios naturais da Ilha do Mel, a Gruta das Encantadas á uma belíssima cavidade natural localizada ao nível do mar. Conhecida como uma das mais interessantes atrações da ilha, a gruta está envolta em antigas lendas e mistérios, que aguçam a curiosidade dos visitantes. Contam que em noites de luar, lindas sereias apareciam na praia, trazidas pela força das ondas. Cantando sedutoras cantigas, as sereias encantavam os visitantes da praia, atraindo-os até a gruta, de onde desapareciam misteriosamente. O acesso à Gruta das Encantadas é realizado por uma passarela que conduz até a entrada.

Fortaleza da Barra

Tombada como Patrimônio Histórico Nacional, a Fortaleza da Barra é conhecida como único monumento militar do século XVIII existente no estado do Paraná. Conhecida atualmente como Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, o forte ainda preserva seus aspectos culturais e arquitetônicos originais, com paredes de um metro e meio de espessura, trincheiras de pedras e canhões, além de abrigar um mirante com uma incrível vista para o mar. A fortaleza foi construída por ordem da Coroa Portuguesa, com o objetivo de proteger a Baía de Paranaguá dos ataques de navios piratas e espanhóis. O acesso à Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres é feito por uma trilha saindo de Nova Brasília.

Farol das Conchas

Com uma das vistas mais paradisíacas da ilha, o Farol das Conchas permite a observação de quase toda a Ilha do Mel e arredores. Situado no alto de um morro, o farol foi construído durante o reinado do Imperador Dom Pedro II com objetivo de orientar as embarcações que adentravam a Baía de Paranaguá. Sua imponência se harmoniza às rochas e a vegetação ao redor, onde uma escadaria de 140 degraus conduz ao topo. O Farol das Conchas está localizado numa praia de mesmo nome, com acesso por trilha a partir de Encantadas ou de Nova Brasília.

Foto da autora do site

Ana Golfetto Masella


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

Dicas por e-maildicas por e-mail

comments powered by Disqus