Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Havana - Cuba

Pontos turísticos de Havana, em Cuba
Pontos Turísticos de Havana

Visitar Havana é esquecer os preconceitos e mergulhar num universo singular e nada comum. É descobrir monumentos, edifícios, ruas, vielas e um povo marcados pelo tempo.

Numa agradável caminhada, você desvenda a riqueza da capital cubana: a história e a cultura, a arquitetura e os carros antigos, os famosos charutos cubanos, o rum e seus coquetéis, o espetáculo do mar caribenho, os restaurantes baratos e o povo que se diverte ao som dos ritmos cubanos e jogos de beisebol. Tudo muito único! Ah, e fique atento aos nomes das ruas e avenidas. Em Havana existem dois nomes: um oficial e um popular.

Aqui você encontra alguns dos principais atrativos turísticos de Havana.

Havana Velha
Havana Velha, em Cuba

Havana Velha é uma entre as três principais regiões da capital cubana.

Como o próprio nome já diz, é a parte antiga da cidade. Um bairro carregado de história, cultura e muitas memórias. Não por menos, declarada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

O ideal é passear à pé pela região a fim de contemplar o seu magnífico conjunto arquitetônico composto por casarões, palácios, igrejas, museus, galerias de arte e praças. Em pitorescas ruas estreitas, uma mistura de estilos como o barroco, o neoclássico e o art noveau representam os períodos e influências culturais sofridos ao longo do tempo.

Capitólio Nacional
Capitólio Nacional em Havana, Cuba

O Capitólio Nacional é uma das construções mais imponentes de Cuba.

Essa antiga sede do governo cubano teve o seu projeto inspirado no capitólio de Washington, nos EUA (numa época em que os americanos podiam intervir na ilha), sendo um dos atrativos turísticos que mais chama a atenção na capital. Hoje, funciona como Biblioteca Nacional e Academia Cubana de Ciências.

A melhor forma de chegar ao Capitólio é fazer a caminhada pelo Paseo del Prado, uma espécie de calçadão urbano bem agradável e arborizado. No trajeto você percorre o Parque Central e cruza com dezenas de turistas.

Gran Teatro
Gran Teatro de La Habana, em Cuba

O Gran Teatro de La Habana é um dos mais antigos do Ocidente.

O edifício apresenta uma fachada com arquitetura em estilo neobarroco, além da decoração e um visual impressionantes. O espaço também é conhecido como Teatro García Lorca, uma homenagem ao escritor espanhol que transformou Cuba em literatura.

A casa é sede do Balé Nacional de Cuba, oferecendo magníficos espetáculos, incluindo o Festival Internacional de Balé de Havana. Sem contar nas belas óperas, com destaque para a Ópera Nacional, exposições e numerosos eventos artísticos.

Praça da Revolução
Praça da Revolução em Havana, Cuba

A Praça da Revolução está dentre os pontos de maior relevância histórica em Cuba.

Em seu espaço emana uma forte energia resultante da revolução comunista na ilha. Não é à toa que é palco das grandes manifestações populares e longos discursos de Fidel Castro (antes de ser abatido pela doença).

Seu entorno é ocupado por centros comerciais e edifícios, dentre os quais, dois deles apresentam murais com imagens estilizadas de revolucionários famosos como Che Guevara e Camilo Cienfuegos. É nesta praça, considerada um emblema cubano, que os turistas gostam de tirar incontáveis fotos.

Museu do Rum
Museu do Rum em Havana, Cuba

O Museu do Rum é um dos atrativos mais procurados pelos turistas.

O espaço funciona em uma elegante mansão colonial do século XVIII, decorada no estilo clássico. No local, você conhece toda a trajetória do rum, considerada uma das bebidas de maior importância na ilha, começando pelo plantio da cana-de-açúcar até a etapa do engarrafamento.

O museu conta com uma ampla e aconchegante sala de degustação, o Bar Havana Club, onde são saboreados diferentes tipos de rum e alguns coquetéis cubanos preparados à base da bebida. Ainda é possível adquirir produtos e guloseimas produzidas a partir do rum.

Beco de Hamel
Beco de Hamel em Havana, Cuba

O Beco de Hamel é um inusitado bairro artístico da periferia de Havana.

É o cantinho mais africano de Cuba e um projeto cultural comunitário criado pelo artista cubano Salvador González. Esse interessante espaço surgiu com o objetivo de reivindicar as raízes africanas da cultura cubana.

Ao caminhar pelo beco, você se depara com um pórtico de entrada, esculturas e murais coloridos (que evocam arte e religião), além das exóticas apresentações de rumba de rua que acontecem aos finais de semana. No lugar, existe um sino que, ao ser tocado, atrai bons fluídos. O ateliê do pintor é aberto para receber os visitantes com carinho.

Malecón
Malecón em Havana, Cuba

O Malecón é um dos símbolos da cidade e famoso ponto de encontro dos havanos.

É uma avenida que beira o mar, abrigando um extenso calçadão por onde os seus frequentadores se exercitam e se divertem. Ao longo da orla você encontra prédios, restaurantes, cafeterias e sorveterias. Um muro de pedras margeia o calçadão protegendo-o das águas.

O Malecón é um dos principais pontos de referência da capital. Localizado ao norte de Havana, no lado oeste você tem as regiões de Vedado e Centro Havana e, no lado leste, Havana Velha. Não deixe de curtir o belíssimo entardecer no local.

Praias do Leste
Praias do Leste em Havana, Cuba

As Praias do Leste são um conjunto de praias cubanas de aspecto caribenho.

A poucos minutos de Havana, as Playas del Este oferecem águas cristalinas, em tons azulados ou esverdeados, areias claras e paisagem exuberante. São praias ideais para um bom banho de mar, passeios de barco ou para a prática de esportes como a canoagem e o mergulho, que permite a observação dos magníficos corais submersos.

Entre as mais belas está a praia de Santa María del Mar, onde você encontra a melhor infraestrutura e ofertas de hospedagem. Já as praias de Bacurano, Él Megano, Boca Ciega e Guanabo também são boas opções de diversão.

Mini Roteiro
Mini roteiro de viagem em Havana, Cuba

Para aproveitar bem Havana fique pelo menos quatro dias.

No primeiro dia, faça um tour à pé por Havana Velha e descubra um pouco mais da história e cultura dos cubanos. À tarde, visite o Museu do Rum. O segundo dia é ideal para começar com uma caminhada no Malecón. Em seguida, conheça o Capitólio Nacional e feche o dia com um espetáculo no Gran Teatro de La Habana.

Reserve o terceiro dia para relaxar nas Praias do Leste e curtir o belo mar caribenho. No quarto dia, você pode interagir com a história de Cuba na Praça da Revolução. Aproveite uma tarde cultural no Beco de Hamel.

Dicas Importantes
Charutos cubanos

Aqui você encontra dicas importantes para a sua viagem à Havana.

Entrada em Cuba: turistas necessitam do visto com validade para 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30 dias. Tenha em ordem o passaporte válido por seis meses e o cartão de turista preenchido para a hora do embarque. Consulte a Embaixada de Cuba no Brasil sobre as proibições.

Sobre Cuba: a moeda é o Peso Cubano, a língua o espanhol (ou castelhano), a voltagem é de 110 volts (com tomadas de dois orifícios em forma de barras). Fuso horário: 2 horas atrás do Brasil.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus