Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Havana - Cuba

Guia de viagem de Havana, em Cuba
Devagar e longe do capitalismo desenfreado

Havana é a capital de Cuba e uma das cidades mais peculiares do planeta. Não é um destino para "consumistas desenfreados", já que o capitalismo passa longe dessa ilha.

O modo de vida simples é uma das principais marcas da cidade, onde o tempo corre lentamente: o que é ideal para aproveitar o lugar com bastante tranquilidade. Você vai se encantar com o patrimônio histórico e cultural, os carros (verdadeiras antiguidades!), a produção de charutos, o mar caribenho, o ritmo da salsa e os passeios por ruas e vielas cuja atmosfera de décadas passadas evocam a forte sensação de nostalgia.

Portanto, esqueça a internet e outras regalias da vida capitalista em Havana. Ali, a palavra de ordem é relaxar e curtir o momento!

Quando ir
Malecón de Havana, em Cuba

A melhor época para visitar Havana é muito pessoal. O clima é tropical úmido, com temperatura média anual variando em torno de 25º C.

A cidade é ótima para visitar em qualquer época do ano. Entretanto, os meses de abril e maio são recomendados para quem quer fugir do burburinho e dos preços altos. Se você curte música, fevereiro é o mês do Festival Internacional de Jazz.

A alta temporada vai de novembro a março, quando o clima está mais seco. Já setembro e outubro são mais chuvosos. Mas atenção: de agosto a outubro ocorre a temporada de furacões e ciclones na região.

O que fazer
Arquitetura de Havana, em Cuba

Havana oferece um roteiro simples e singular.

A cidade está recheada de atrativos culturais que incluem edifícios antigos, igrejas, museus e praças que fizeram parte da conturbada história da capital cubana. O ideal é fazer um passeio à pé e descobrir aquela sensação de nostalgia que toma conta de suas ruas e bairros.

Outro programa interessante é visitar as bonitas praias e aproveitar um dia de sol e calor. As noites em Havana são bastante animadas e convidam à curtir os ritmos caribenhos nos diversos bares e cabarés.

Onde ficar
Hospedagem em Havana, Cuba

A hospedagem em Havana oferece alternativas para todos os gostos e bolsos.

Em Havana Velha você encontra os hotéis mais tradicionais da cidade, situados em antigos edifícios que dão um charme especial à região. Já Havana Moderna, na região de Vedado, conta com luxuosos hotéis cinco estrelas.

Em outros bairros ficam os hotéis e pousadas mais simples. Uma opção bastante interessante é se hospedar na casa de uma família cubana, cuja experiência permite vivenciar de maneira mais intensa a cultura e os costumes locais. Nada como estar perto para entender!

Como chegar
Charretes em Havana, Cuba

A melhor forma de chegar à Havana é viajar de avião a partir de algumas capitais do Brasil. Há vôos regulares ao Aeroporto Internacional José Martí (HAV) de diversas cidades do país e do mundo.

No aeroporto você pode pegar um táxi. As empresas Panatáxi e Táxi são as mais indicadas. Existem ônibus turísticos circulando pela região do aeroporto, incluindo transfers. É possível negociar com o motorista do ônibus para deixá-lo no hotel mediante um pequeno pagamento.

Uma outra opção é contratar uma viagem de cruzeiro com paradas em cidades cubanas. Vale à pena conferir!

O que comer
Culinária cubana: mojito

A culinária cubana herdou fortes influências da cozinha criolla, uma cozinha muito similar à brasileira.

A conhecida mistura Moros Y Cristianos, ou o "feijão com arroz", é servido com carne de porco, frango ou peixe, acompanhado de batata frita, mandioca ou salada. As sobremesas populares são o pudim de pão e o arroz doce. Já o rum é a bebida mais tradicional, usada no preparo de coquetéis como o mojito, a cuba libre e o daiquiri.

Uma sugestão de restaurante é o La Bodeguita del Medio. Você também pode provar os pratos típicos nos paladares, refeitórios que funcionam em casas de famílias cubanas.

Roteiro ou excursão?
Carros antigos em Havana, Cuba

Se você é uma pessoa que gosta de curtir os passeios no seu ritmo, o melhor é optar por uma viagem independente, onde você é quem comanda o próprio roteiro. Neste caso, esse guia oferece as informações básicas para você viajar.

Já, se busca a comodidade e não tem tempo de planejar, opte por comprar um pacote de viagem para Havana. Este guia fornece à você várias ofertas de pacotes.

Pode ser que você procure outras companhias para viajar. A dica é se inscrever no grupo Amigo Viajante e ficar atento às excursões e passeios, ou até postar um convite para uma viagem.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus