Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Gramado - Rio Grande do Sul

Pontos turísticos de Gramado, no Rio Grande do Sul
Pontos Turísticos de Gramado

Visitar Gramado é estar em contato com o aconchego das serras e belas paisagens, ao mesmo tempo em que faz programas culturais, saboreia delícias gastronômicas e os melhores chocolates artesanais do país.

Nesse pedacinho do Rio Grande do Sul, ganham destaque a arquitetura, culinária e tradições culturais alemãs - e um pouco da italiana. É como respirar ares europeus! Seja ao caminhar pelas charmosas avenidas do centro, ou visitar propriedades rurais de descendentes de imigrantes, degustando produtos coloniais e gostosas guloseimas.

Aqui estão alguns dos principais atrativos turísticos de Gramado.

Chocolates
Chocolate quente em Gramado, no Rio Grande do Sul

Gramado é o reduto nacional do chocolate caseiro e artesanal.

Numa caminhada na avenida principal, você encontra lojas e mais lojas de chocolates. São barrinhas, bombons, ramas e trufas feitos com o puro cacau. Não deixe de provar o chocolate quente cremoso. Na Prawer ele é servido com marshmallow e outras guloseimas.

Além das lojas, onde se realizam degustações, é possível visitar as fábricas e conhecer todo o processo de fabricação do chocolate. Algumas marcas como a Lugano, Florybal, Planalto e Caracol contam com espaços temáticos exóticos.

Igreja São Pedro
Igreja Matriz São Pedro em Gramado, no Rio Grande do Sul

A Igreja Matriz São Pedro é uma das paradas obrigatórias para fotografias.

É um daqueles atrativos para se contemplar o conjunto arquitetônico e detalhes artísticos no interior. Sua harmoniosa construção apresenta arquitetura em estilo românico e estrutura em pedras basalto.

No interior você aprecia vitrais em arte sacra que ilustram a vida do apóstolo Pedro, padroeiro da cidade. Vale a pena meditar ao som de belos cantos gregorianos.

Já na parte externa, o Largo da Matriz abriga esculturas dos doze apóstolos e lindos canteiros floridos.

Rua Coberta
Rua Coberta em Gramado, no Rio Grande do Sul

A Rua Coberta é um dos pontos mais charmosos de Gramado.

Essa interessante rua está localizada num dos locais de maior badalação da cidade. Sua pequena extensão reúne restaurantes, cafés e lojas diversas, além de estar cercada por atrações como o Palácio dos Festivais (em frente) e a Praça Major Nicoletti (ao lado).

É também onde você assiste a grandes eventos culturais, feiras, exposições e shows de dança e música típicas o ano inteiro. No Natal Luz, a rua ganha uma charmosa árvore de natal e decoração especial com apresentações de corais natalinos.

Lago Negro
Lago Negro em Gramado, no Rio Grande do Sul

O Lago Negro é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

Nada como uma boa caminhada ou pedalada ao redor do lago, enquanto se aprecia os imponentes pinheiros - que se alternam com o azul das hortênsias no verão e coloridas azaléias no inverno. Nos dias em que baixa uma névoa no lago, o visual se transforma num verdadeiro cenário europeu.

Um dos seus destaques é o passeio de pedalinho, além de andar pela feirinha de artesanato e provar as delícias do Paradouro Lago Negro, onde são servidos lanches, refeições, cafés e saborosos chocolates.

Mini Mundo
Mini Mundo em Gramado, no Rio Grande do Sul

O Mini Mundo é um parque temático de miniaturas.

Você vai se encantar com as réplicas em miniatura de cidades, igrejas, casarios, castelos europeus, torres, aeroportos, entre outras reproduções interessantes. As réplicas são cerca de 24 vezes menores que o tamanho real, e revelam detalhes de um cotidiano visível em todos os ângulos.

As construções mais contemporâneas incluem o Aeroporto de Bariloche, na Argentina, enquanto que nas mais antigas você encontra o Castelo de Neuschwanstei, na Alemanha. A semelhança é impressionante. Sem contar que seus mini habitantes nos fazem sentir gigantes!

Snowland
Snowland em Gramado, no Rio Grande do Sul

O Snowland é o primeiro parque de neve indoor das Américas.

A entrada no parque surpreende! A sensação é de ter sido transportado para um charmoso vilarejo alpino, aos pés de uma montanha nevada. Um lugar incrível, onde é possível realizar inúmeras atividades.

No Vilarejo Alpino a temperatura é de 15º C e abriga uma pista de patinação e loja de souvenirs. Já a Montanha de Neve oferece espaços para a prática de esportes de neve como o esqui e outros, além de réplicas de animais gigantes e o Hot Café. O parque ainda conta com restaurante e bar.

Aldeia do Papai Noel
Aldeia do Papai Noel em Gramado, no Rio Grande do Sul

A Aldeia do Papai Noel é um dos principais atrativos turísticos de Gramado.

É onde fica a casa oficial do Papai Noel na América do Sul, considerada a primeira casa em estilo bavário da região. Na casa do velhinho mais requisitado do Natal, você encontra o famoso escritório das correspondências.

A aldeia está localizada dentro do Parque Knorr, que abriga a Fábrica de Brinquedos, o Museu do Brinquedo, Pirâmide de Natal, Chalé dos Ursos, Praça da Neve (com neve artificial), entre outras atrações. Do alto de um mirante é possível avistar o belíssimo Vale do Quilombo.

Museu Medieval
Museu Medieval em Gramado, no Rio Grande do Sul

O Museu Medieval é o atrativo ideal para quem gosta de história e cultura.

Ao entrar no museu, você se imagina como parte de um filme da Idade Média. A começar por estar dentro de um castelo, cuja construção foi inspirada em castelos medievais europeus, e erguida pedra por pedra pelo proprietário Gilberto Guzenski - um estudioso e amante da heráldica.

Seu acervo conta com uma bela coleção de brasões de famílias, armas, vestimentas, mapas e pinturas medievais. Além de conhecer a origem do seu sobrenome, você pode ter o brasão da sua família confeccionado à mão.

Mini Roteiro
Mini roteiro de viagem em Gramado, no Rio Grande do Sul

Para aproveitar bem Gramado fique pelo menos cinco dias.

No primeiro dia, faça um passeio pelo centro da cidade visitando a Igreja Matriz São Pedro, a Rua Coberta e as lojas de chocolates. Já o segundo dia, reserve para se divertir e se exercitar na gelada Snowland.

No terceiro dia, faça uma caminhada pelas trilhas do Lago Negro. À tarde, se encante com as miniaturas do Mini Mundo. O quarto dia é ideal para conhecer a Aldeia do Papai Noel e visitar o Museu Medieval. Tire o último dia para fazer compras e caminhar pelas charmosas ruas de Gramado.

Outros Atrativos
Outros atrativos em Gramado, no Rio Grande do Sul

Agora, pode ser que você queira esticar sua viagem. Existem outros atrativos interessantes na cidade.

Já que Gramado é a cidade dos museus, a dica é visitar outras atrações culturais como o Museu de Cera, o Museu de Pedras Preciosas, o Museu do Perfume, o Museu das Motos, a Mina, o Mundo Encantado e o Hollywood Dream Cars.

Para quem gosta de passear ao ar livre, não deixe de ir ao Lago Joaquina Rita Bier, ao Le Jardin Parque de Lavanda, ao Gramado Zoo e ao Belvedere Vale do Quilombo, além de tirar fotos nos dois imponentes pórticos de entrada da cidade.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus