Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Gramado - Rio Grande do Sul

Guia de viagem de Gramado, no Rio Grande do Sul
Cultura, gastronomia e chocolates de todos os tipos

Gramado é a cidade turística mais visitada da Serra Gaúcha. É um lugar para curtir programas culturais e gastronômicos, além de se esbaldar com chocolates artesanais de diversos formatos e sabores. Por isso, atenção: não viaje se estiver de dieta!

Ao caminhar por suas ruas, você se depara com casas em estilo enxaimel e jardineiras de hortênsias, emolduradas por montanhas e araucárias que dão um charme especial ao cenário. Não é à toa que a cidade é sede do concorrido Festival de Cinema Nacional.

Seus atrativos incluem visitas aos museus e parques temáticos, fábricas e lojas de chocolates, compras de malhas, couro, artesanato e produtos coloniais, além de oferecer as delícias das culinárias alemã e italiana.

Quando ir
Névoa em Gramado, no Rio Grande do Sul

A melhor época para visitar Gramado é muito pessoal. O clima da região é subtropical, com temperatura média variando em torno de 18º C.

O inverno é a melhor época para curtir o aconchego e as baixas temperaturas. É também quando acontece o famoso Festival de Cinema, realizado no mês de agosto.

De novembro a dezembro, as ruas da cidade ganham cores com uma bonita decoração natalina. Tudo para festejar o Natal Luz, um dos eventos abertos mais concorridos do país. Já entre os meses de março e abril são realizadas a Festa da Colônia e a saborosa Chocofest.

O que fazer
Couro de Gramado, no Rio Grande do Sul

Gramado oferece belezas naturais, atrativos culturais e gastronômicos, além de lojas para compras.

No inverno é possível curtir o frio com densos nevoeiros e geadas, sem contar com a chance de neve. Os jantares à beira da lareira e chocolate quente mantêm os corpos aquecidos. A cidade conta com excelentes restaurantes, cafés coloniais e lojas de chocolates para satisfazer a todos os gostos.

Os programas culturais incluem visitas a museus e parques temáticos, além de tours por roteiros rurais.

Onde ficar
Hospedagem em Gramado, no Rio Grande do Sul

A hospedagem em Gramado é uma das mais requisitadas da Serra Gaúcha.

Os hotéis centrais oferecem comodidade através de um fácil acesso a mercados, farmácias, restaurantes e lojas. Já as pousadas mais afastadas proporcionam a calma, aconchego e frescor das montanhas.

Os estabelecimentos possuem infraestrutura que permite suportar as baixas temperaturas do inverno. Sistemas de calefação e lareiras tornam os ambientes agradáveis e extremamente aconchegantes. Ideais para curtir o friozinho à dois ou mesmo em família.

Como chegar
Jardineira de Gramado, no Rio Grande do Sul

A melhor forma de chegar à Gramado é viajar de avião até Porto Alegre, a partir de qualquer capital do Brasil. Há vôos regulares ao Aeroporto Internacional Salgado Filho (POA) de várias cidades do país e do exterior.

A cidade está a duas horas de viagem de Porto Alegre. Do aeroporto saem ônibus da Viação Citral até Gramado (125 km); uma outra opção é alugar um carro. Alguns hotéis oferecem translados gratuitos ou mais acessíveis para transporte.

Se preferir viajar de ônibus, a Viação Nossa Senhora da Penha parte de diversas cidades do país.

O que comer
Culinária típica de Gramado: fondue

A culinária de Gramado foi fortemente influenciada pelos imigrantes que trouxeram as receitas alemãs e italianas.

Nos restaurantes, você saboreia comidas típicas como os fondues doces e salgados, as massas, as caças nobres e o galeto. Os vinhos produzidos na região dão um toque mais do que especial às refeições. Como sobremesa, fazem sucesso os chocolates artesanais em formatos e sabores variados. Você vai se deleitar com tantas guloseimas!

Os melhores restaurantes estão nas avenidas das Hortênsias e Borges de Medeiros. Experimente as delícias dos cafés coloniais.

Roteiro ou excursão?
Hortênsias em Gramado, no Rio Grande do Sul

Se você é uma pessoa que gosta de curtir os passeios no seu ritmo, o melhor é optar por uma viagem independente, onde você é quem comanda o próprio roteiro. Neste caso, esse guia oferece as informações básicas para você viajar.

Já, se busca a comodidade e não tem tempo de planejar, opte por comprar um pacote de viagem para Gramado. Este guia fornece à você várias ofertas de pacotes.

Pode ser que você procure outras companhias para viajar. A dica é se inscrever no grupo Amigo Viajante e ficar atento às excursões e passeios, ou até postar um convite para uma viagem.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus