Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Gonçalves - Minas Gerais

Pontos turísticos de Gonçalves, em Minas Gerais

Pontos turísticos de Gonçalves

Conhecida como a Cidade do Bem Viver, Gonçalves possui um dos melhores climas de montanha do mundo. Localizada ao sul de Minas Gerais, a cidade ainda apresenta um dos mais belos e exuberantes conjuntos paisagísticos do país. Seu relevo diversificado a torna um destino perfeito para a prática de diferentes atividades esportivas, com destaque para o trekking. A seguir o Pacote Fácil oferece passo-a-passo os principais atrativos turísticos de Gonçalves.

Cachoeira das Andorinhas

Cercada por grandes árvores e vegetação exuberante, a Cachoeira das Andorinhas proporciona um ambiente agradável e de extrema tranquilidade. Formada por dois saltos principais, a cachoeira deságua numa bela piscina natural, onde uma imensa laje de pedra apresenta curiosos buracos, fundos e redondos, formados a partir da força da correnteza. Para chegar à cachoeira é preciso caminhar por uma trilha repleta de fileiras de araucárias, numa mata densa e fresca. A Cachoeira das Andorinhas está localizada a cerca de 2 quilômetros do Centro de Gonçalves, pegando-se a estrada que conduz ao bairro dos Martins.

Cachoeira do Retiro

Considerada uma das mais frequentadas cachoeiras da região, a Cachoeira do Retiro apresenta um lindo visual. Formada por inúmeras quedas d'água, suas quedas são um espetáculo à parte, resultando num lago de águas cristalinas, ideal para gostosos mergulhos. Para chegar à cachoeira é preciso caminhar por cerca de 15 minutos, numa trilha de mata aberta, que oferece a magnífica vista das montanhas ao redor. A Cachoeira do Retiro está localizada a aproximadamente 2,5 quilômetros do Centro de Gonçalves.

Cachoeira do Simão

Formada pelas águas de um ribeirão, a Cachoeira do Simão apresenta um dos mais belos visuais da região mineira. Cercada por lindas paisagens, suas águas desembocam numa formosa e agradável piscina natural, perfeita para um refrescante mergulho e descanso nas pedras ao redor. Para chegar à Cachoeira do Simão é preciso pegar a estrada que conduz ao bairro de São Sebastião, e de lá acessar uma pequena estrada de terra, descendo mais 100 metros até o local. A cachoeira está localizada a cerca de 4 quilômetros do Centro de Gonçalves.

Cachoeira da Fazendinha

Cercada pela bela vegetação nativa, a trilha que conduz à Cachoeira da Fazendinha está repleta de diferentes tipos de plantas e árvores, incluindo a samambaiaçu, uma espécie de samambaia gigante do período pré-histórico. Num cenário inusitado, as águas da cachoeira descem, desaguando num exuberante bosque de samambaias e formando pequenas piscinas naturais. A trilha para a Cachoeira da Fazendinha intercala-se entre leves subidas e descidas, numa extensão de cerca de 5 quilômetros, ou 1h00 de caminhada. Para chegar à trilha pega-se a estrada que leva ao bairro de Sertão do Cantagalo.

Pedra Chanfrada

Localizada numa área de preservação ambiental, a trilha que conduz à Pedra Chanfrada está cercada por uma exuberante mata nativa. Considerada uma das maiores atrações da região, a Pedra Chanfrada apresenta um visual magnífico, com tons alaranjados e acinzentados que tornam o seu aspecto mágico. A famosa pedra obteve o seu nome devido a um de seus lados possuir um grande corte oblíquo. A trilha para a Pedra Chanfrada é feita através de uma mata fechada, numa extensão de cerca de 1,5 quilômetro, ou 40 minutos de caminhada. O início da trilha está localizado a aproximadamente 12 quilômetros do Centro.

Pedra do Forno

Repleta de intensa beleza natural, a trilha que conduz à Pedra do Forno é formada por um lindo caminho em meio à Mata Atlântica. Com uma vista indescritível, a Pedra do Forno proporciona uma visão em 360º de Gonçalves, sendo possível avistar, inclusive, a cidade de Campos do Jordão. A trilha para a Pedra do Forno atravessa riachos e nascentes, além de lindos bosques de araucárias, xaxins e bromélias exóticos, numa extensão de cerca de 2 quilômetros, ou 45 minutos. Ao final da trilha fica a pequena escada de ferro, presa à rocha, que dá acesso ao topo da pedra. A Pedra do Forno está localizada a aproximadamente 12 quilômetros do Centro de Gonçalves.

Pedra Bonita

Com início num magnífico vale, a trilha que conduz à Pedra Bonita abriga uma riquíssima flora, expondo as principais características da Serra da Mantiqueira. Considerado um dos pontos mais altos da região, o topo da Pedra Bonita oferece uma visão de tirar o fôlego, permitindo a observação de escarpas cobertas por musgos e bromélias e de grandes blocos de rochas em formato de platôs. A trilha para a Pedra Bonita atravessa belos campos, florestas, bosques e riachos, numa extensão de cerca de 2h00 de percurso, sendo recomendável a orientação de um guia local. Para chegar à trilha pega-se a estrada para o bairro do Campestre.

Pico do São Domingos

Em meio a uma fascinante beleza natural, a trilha que conduz ao Pico do São Domingos apresenta paisagens surpreendentes e uma vegetação de imensa diversidade. Segundo ponto mais alto da região, o Pico do São Domingos oferece uma visão em 360º, sem obstáculos, sendo possível avistar toda a cidade de Gonçalves, a Serra da Mantiqueira e a espetacular Pedra Bonita. A trilha para o Pico do São Domingos passa por uma exuberante mata nativa, áreas de pastagens, bosques e belos campos floridos, numa extensão de cerca de 3,5 quilômetros, ou 1h30 de caminhada. Para chegar à trilha pega-se a estrada para o Cantagalo.

Trilha Indiana Jones

Como o próprio nome já diz, a Trilha Indiana Jones oferece inúmeros obstáculos e fortes emoções ao longo do percurso. Surpreendente e emocionante, a trilha apresenta situações inusitadas, como a travessia de grutas repletas de morcegos silvestres. Após as grutas, duas belas cachoeiras oferecem suas águas para refrescantes mergulhos. A Trilha Indiana Jones acompanha o curso de um riacho, passando por florestas de araucárias e bosques bromélias exóticas, podendo-se observar animais silvestres por entre a vegetação. A fascinante aventura dura cerca de 4h00 de caminhada, sendo recomendável um bom preparo físico a fim de percorrer todo o trajeto.

Trilha do Campestre

Localizada num dos mais belos cenários da região, a Trilha do Campestre contorna uma montanha de mesmo nome, conhecida como montanha do Campestre. Deslumbrante e curiosa, a trilha apresenta situações inusitadas, como o ponto de partida e chegada que se encontram exatamente no mesmo local. No topo da montanha, a vista é privilegiada, além de oferecer uma sensação de paz e sossego indescritíveis. A Trilha do Campestre atravessa paisagens magníficas, passando por lindos bosques de samambaias. A incrível aventura dura cerca de 6h00, sendo recomendável um bom preparo físico para percorrer todo o trajeto.

Mirante do Cruzeiro

Um dos lugares mais singelos da cidade, o Mirante do Cruzeiro oferece a mais deslumbrante vista da região. Situado a cerca de 1.488 metros de altitude, do alto do mirante é possível avistar Gonçalves, parte da Serra da Mantiqueira e cidades ao redor. Há no mirante um cruzeiro datado de 1803, época em que foi celebrada uma missa no local, dando origem ao seu nome. Para chegar ao Mirante do Cruzeiro é preciso pegar a estrada que conduz ao bairro do Cantagalo. O mirante está situado a cerca de 3 quilômetros do Centro de Gonçalves.

Moinho do Seu Dito Ferreira

Considerado um dos mais agradáveis passeios do roteiro, o Moinho do Seu Dito Ferreira oferece um intenso contato com a natureza e cultura locais. Situado na região rural da cidade, a visita ao moinho reserva momentos para uma boa prosa mineira e o cafezinho com bolo de fubá do Seu Dito e família. Para chegar ao Moinho do Seu Dito é preciso caminhar por aproximadamente 1h30, numa trilha que interage com os habitantes, costumes e a produção local. O início da trilha está a cerca de 5 quilômetros do Centro de Gonçalves.

A Senhora das Especiarias

Conhecido como um dos principais atrativos do roteiro, A Senhora das Especiarias é um estabelecimento que comercializa as mais exóticas geléias da região. Fabricadas artesanalmente, as geléias são ricas em sabor e perfume, apresentando uma textura diferenciada e alta qualidade. A Senhora das Especiarias oferece degustações das mais inusitadas combinações de geléias, como laranja com gengibre, alfazema, cachaça, café, chocolate, entre outros sabores. A loja funciona numa magnífica casa rosada, localizada no Centro de Gonçalves.

Foto da autora do site

Ana Golfetto Masella


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

Dicas por e-maildicas por e-mail

comments powered by Disqus