Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Foz do Iguaçu - Paraná

Pontos turísticos de Foz do Iguaçu, no Paraná

Pontos turísticos de Foz do Iguaçu

Considerada uma das regiões mais deslumbrantes do país, a cidade de Foz do Iguaçu abriga lindos cenários naturais, como a esplêndida Cataratas do Iguaçu, além da grande diversidade de aves dentre as mais encantadoras e raras do mundo. Situada na tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai), oferece fácil acesso para uma rápida visita aos países vizinhos. A seguir o Pacote Fácil oferece passo-a-passo os principais atrativos turísticos de Foz do Iguaçu.

Cataratas do Iguaçu

Formadas pelas quedas do rio Iguaçu, as lindas Cataratas possuem formação geológica datada de 150 milhões de anos. O nome Iguaçu (originado do tupi-guarani) significa água grande, uma vez que seu extenso rio abriga perto de 275 quedas com 65 metros de altura. Conhecidas mundialmente, as Cataratas se localizam na fronteira do Brasil com a Argentina, podendo ser acessadas tanto por Foz do Iguaçu, no lado brasileiro, como por Puerto Iguazú, no lado argentino. Possui 19 grandes saltos, estando três no Brasil (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant) e o restante na Argentina. Apesar do maior número de saltos estar em terreno argentino, seu melhor ângulo de observação está no Brasil, uma vez que o magnífico cenário dos saltos encontra-se voltado para o lado brasileiro. Dentre os saltos mais bonitos está a Garganta do Diabo, cujo formato se assemelha a uma ferradura, com cerca de 90 metros de altura, sendo considerada trecho principal das Cataratas. Abriga ainda um elevador panorâmico ligando a base das quedas ao nível superior do rio, além das passarelas, dos caminhos próximos às escarpas e dos mirantes para observação dos saltos.

Parque das Aves

Próximo às Cataratas do Iguaçu, o fascinante Parque das Aves apresenta as mais lindas e coloridas aves do planeta. Com seu aspecto de um grandioso viveiro de aves, integrado à exuberante floresta úmida subtropical, o Parque das Aves permite aproximar seus visitantes das aves, uma vez que elas ficam soltas, voando livremente pelo parque. São cerca de 900 aves de 150 espécies, provenientes de diferentes locais do mundo, dentre elas, aves tropicais raras de inúmeras cores. O belo parque temático é considerado o maior da América Latina e, além de abrigar diversas aves, é uma importante área de mata nativa e espaço de conservação ambiental. No local, várias trilhas conduzem à diferentes viveiros, onde é possível entrar em profundo contato com a natureza e conhecer de perto a vida das lindas aves. Outra atração do parque é o deslumbrante borboletário, que encanta com seu grande número de borboletas multicoloridas voando livremente.

Macuco Safari

Um dos mais procurados passeios em Foz do Iguaçu, o emocionante Macuco Safari encontra-se repleto de aventuras e atividades. Realizado no Parque Nacional do Iguaçu, o passeio começa numa trilha percorrida por jipes na floresta, com guias que acompanham o grupo, além de apresentar os mais belos exemplares da fauna e flora da região. São lindas orquídeas, bromélias, palmitos e árvores centenárias, além de animais silvestres que volta-e-meia cruzam a trilha. Em seguida, percorre-se uma segunda trilha que conduz à cachoeira conhecida como Salto do Macuco, com cerca de 20 metros de altura, onde é possível tomar um banho nas suas águas e dar um refrescante mergulho. A próxima - e mais emocionante - etapa, começa no cais do Macuco Safari, às margens do rio Iguaçu, de onde saem os passeios em barcos infláveis e bimotores. O roteiro de barco atravessa o canyon, as corredeiras, além de passar pela magnífica paisagem composta por pedras, muito verde e pelos imponentes saltos das cataratas.

Usina de Itaipu

Conhecida como a maior usina hidrelétrica em operação no mundo, a Usina de Itaipu está dentre as principais atrações turísticas de Foz do Iguaçu. Originada do empreendimento bilateral desenvolvido entre Brasil e Paraguai - no rio Paraná -, a usina é responsável por suprir cerca de 80% da energia consumida em todo o Paraguai e cerca de 30% do abastecimento de algumas das principais regiões brasileiras. A partir de sua abertura para visitação, em 1977, a Usina de Itaipu já atraiu milhões de pessoas de vários países do mundo. Do seu mirante central é possível ter uma vista panorâmica de toda a usina, com destaque para a barragem e o vertedouro. Dentre os seus atrativos estão a visita ao Ecomuseu de Itaipu, as agradáveis caminhadas pela trilha ecológica do Refúgio Bela Vista - com cerca de 2 quilômetros de extensão -, ou o belíssimo show de luzes que acontece às noites na Usina de Itaipu. Durante a visitação é exibido um documentário com dados relevantes sobre Itaipu. Dentre os visitantes que já passaram pela usina, há especialistas, personalidades e governantes de vários cantos do planeta.

Templo Budista

Considerado um dos maiores centros de estudos e de meditação budista da América Latina, o Templo Budista de Foz do Iguaçu localiza-se às margens do rio Paraná, numa das mais altas regiões de toda cidade, de onde é possível visualizar com perfeição boa parte de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, no Paraguai. Construído pela comunidade chinesa da tríplice fronteira, o santuário budista é um verdadeiro passeio pelo Oriente, sem sair de Foz do Iguaçu. No local, um harmonioso parque à céu aberto oferece extrema paz e harmonia aos seus visitantes, além de proporcionar um contato bastante próximo com a filosofia budista. Dentre os diversos atrativos há uma imensa variedade de estátuas e esculturas, com destaque para a imponente escultura do Buda Maitreya, de sete metros de altura. Cerca de 120 estátuas do Buda Amitabha encontram-se espalhadas em frente ao Santuário Ksitigarbha, que apresenta uma típica arquitetura chinesa. Recomenda-se consultar dias e horários para a visita.

Ponte da Amizade

Localizada entre a cidade de Foz do Iguaçu, no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai, a Ponte Internacional da Amizade tornou-se recorde mundial em 1962 por possuir o maior vão livre em concreto armado e arco engastado do mundo - com cerca de 78 metros de altura e 14 de largura. Inaugurada em 1965 pelos presidentes Castelo Branco, do Brasil, e Alfredo Stroessner, do Paraguai, a ponte foi um grande passo na região das 3 fronteiras, com o objetivo de romper as limitações que a mantinham em atraso e como fator decisivo para atrair investimentos e negócios entre Brasil e Paraguai. Atualmente, além de ser um corredor de comércio entre os dois países, a ponte também faz parte dos principais atrativos turísticos de Foz do Iguaçu.

Foto da autora do site

Ana Golfetto Masella


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

Dicas por e-maildicas por e-mail

comments powered by Disqus