Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Fortaleza - Ceará

Pontos turísticos de Fortaleza, no Ceará

Pontos turísticos de Fortaleza

Conhecida como Terra do Sol, a capital do Ceará é uma das mais belas e agitadas cidades do Nordeste brasileiro. Moderna metrópole, com um mar de águas verdes-azuladas, Fortaleza é também uma cidade cultural com uma bonita arquitetura que mescla história, modernidade e natureza. A seguir o Pacote Fácil oferece passo-a-passo os principais atrativos turísticos de Fortaleza.

Praia de Iracema

Preferida pelos poetas e intelectuais da cidade, a linda Praia de Iracema é conhecida como reduto da boemia em Fortaleza. Com uma bela arquitetura do início do século XX, a cidade abriga lindíssimas obras preservadas pelo Estado e Município - tendo sido tombadas pelo Patrimônio Histórico. Sua orla apresenta uma bonita formação rochosa; as praias possuem ondas fortes, areia grossa e escura e recifes. O nome da praia é uma homenagem à obra Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel, imortalizada no romance mais famoso, do também renomado escritor de Fortaleza, José de Alencar. A imagem de Iracema está tão associada à Fortaleza, que existem hoje cinco estátuas da bela índia ao longo da cidade. Um dos seus maiores destaques é a bucólica Ponte Metálica, de onde é possível apreciar o bonito pôr-do-sol da região, além do imponente Centro Dragão do Mar, que está dentre os maiores centros culturais do país.

Praia do Futuro

Uma das mais famosas e movimentadas da região, a Praia do Futuro é a preferida por turistas e moradores de Fortaleza. Com areias brancas e águas claras, que formam pequenas piscinas naturais, a praia oferece o ambiente perfeito para um bom mergulho. Possui uma larga faixa de areia, com belíssimas dunas de areias. A Praia do Futuro é mais afastada da área urbana, com águas mais limpas, além de apresentar ventos fortes que permitem a prática de esportes como o windsurf. Sua infra-estrutura está dentre as melhores, oferecendo enormes barracas com mesas que servem a saborosa culinária típica; as barracas possuem estrutura comparável à de hotéis, com piscinas e palcos para shows de música. A Praia do Futuro tem uma extensão de cerca de 6 quilômetros.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Considerado um dos mais completos espaços de cultura e lazer da cidade, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um dos mais eruditos e contemporâneos edifícios de Fortaleza. Construído e equipado dentro de rigorosos padrões mundiais de qualidade, o belo centro cultural realiza eventos artísticos de nível internacional, além de inúmeras manifestações culturais. Possui uma bonita arquitetura caracterizada por linhas arrojadas, que entram em contraste com imponentes casarões do início do século XX nos arredores. Seu nome é uma homenagem ao líder dos jangadeiros José Francisco do Nascimento, que ficou conhecido como Dragão do Mar após liderar um importante movimento abolicionista no Ceará. O centro cultural também abriga biblioteca, auditório, anfiteatro, salas de cinema, bem como o moderno Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Dragão do Mar e o Memorial da Cultura Cearense.

Ponte Metálica

Conhecida como a área mais carismática da cidade, a Ponte Metálica mantém uma longa história de fascínio sobre a população regional e os turistas de Fortaleza. Principal ponto de embarque e desembarque de passageiros (e de cargas da capital cearense) até o ano de 1940, a nostálgica ponte desempenhou o papel de porto marítimo até a construção do Porto de Mucuripe. Por sua estrutura metálica recebeu o apelido de Ponte Metálica, passando a ser ponto de encontro de jovens, artistas e boêmios que ali se instalavam para apreciar o lindo pôr-do-sol da região - onde com um pouco de sorte ainda é possível observar os golfinhos brincando no mar. O lúdico e democrático espaço de convivência foi se consolidando até tornar-se uma tradição. Na ponte há diversos painéis com fotografias, onde estão registrados seus maiores momentos históricos, além de uma pequena torre de observação, bar e restaurante.

Parque Ecológico do Cocó

Considerado um ótimo passeio para quem aprecia a natureza, o Parque Ecológico do Cocó é um dos maiores em área urbana da América do Sul. Situado às margens do rio Cocó, essa importante área verde é formada por belos bosques e um extenso mangue, com fauna e flora característicos. Possui uma infraestrutura de lazer com pistas para cooper e caminhadas, ciclovias, quadras esportivas, anfiteatro, restaurantes e lanchonetes. O Parque Ecológico do Cocó é conhecido como uma grande área de conservação ambiental; um belíssimo parque estadual de vida natural localizado em plena capital. O espaço ainda abriga trilhas ecológicas que permitem a realização de agradáveis caminhadas, além de promover a educação ambiental por meio de um Núcleo de Conscientização.

Foto da autora do site

Ana Golfetto Masella


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

Dicas por e-maildicas por e-mail

comments powered by Disqus