Aqui você encontra tudo fácil

Pacotes de viagem

Destinos turísticos

Passeios e excursões

Figura com sol, mar e coqueiros

Festival Oktoberfest em Blumenau

Strudel de maçã

Por Ana Golfetto Masella

Uma festa alemã em Santa Catarina

A Oktoberfest é uma festa de origem alemã que acontece todos os anos na cidade de Blumenau, Santa Catarina. O famoso festival tem como atrativos o chope e a feira de produtos e diversões típicos.

O evento foi inspirado na Oktoberfest de Munique, na Alemanha. A versão de Blumenau aconteceu em 1984, e em apenas uma década tornou-se uma das festas mais populares do Brasil. Hoje é considerada a maior festa alemã das Américas.

O festival é parte da história do povo blumenauense e surgiu como forma de expressar o seu amor pelas tradições germânicas. No evento, a cultura alemã aflora através da música, danças folclóricas e vestimentas típicas, sem contar a saborosa gastronomia e o tradicional chope.

A Oktoberfest de Blumenau dura dezoito dias, tendo início na primeira quinzena de outubro. A festa recebe visitantes de todos os cantos do país e do mundo que querem interagir com habitantes locais e apreciar a cultura alemã.

A história da Oktoberfest

"Remontando ao casamento do então futuro rei da Baviera Luís I com Teresa von Sachsen-Hildburghausen, no correr dos anos a Oktoberfest se converteu na mais importante festa popular da Europa" - France Presse

A história da Oktoberfest teve origem há quase dois séculos, na Baviera: em 12 de outubro de 1810, surgia em Munique a maior festa cervejeira do mundo. Quando Luís I casou-se com a princesa Teresa da Saxônia, foi organizada uma corrida de cavalos para festejar o enlace. O sucesso da festa foi tanto que o evento passou a se repetir todos os anos. Aos poucos, foram se somando atrações e barracas. Só em 1918 a cerveja foi introduzida no festival, tornando-se o seu maior atrativo.

Veja também: