Aqui você encontra tudo fácil

Pacotes de viagem

Destinos turísticos

Passeios e excursões

Figura com sol, mar e coqueiros

Festas juninas no Nordeste

Comidas de festa junina

Por Ana Golfetto Masella

As melhores festas juninas do Brasil

Muito comemoradas no Brasil, as festas juninas são ótimas para quem deseja conhecer de perto a cultura e costumes do povo brasileiro.

As festividades acontecem durante todo o mês de junho e homenageiam três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Animadas e contagiantes, as festas são celebradas com danças, quadrilhas, shows musicais, fogos de artifício, fogueiras e comidas típicas.

Apesar de serem comemoradas em todo o país, as festas juninas de maior expressão acontecem na região Nordeste. As cidades de Campina Grande (PB) e Caruaru (PE) são as de maior destaque, seguidas por São Luiz (MA), Teresina (PI), Mossoró (RN) e João Pessoa (PB).

Comidas típicas das festas juninas

Quem visita o Nordeste no período das festas juninas vai perceber como o povo comemora a colheita do milho de uma forma divertida e gostosa.

O mês de junho é a época da colheita do milho, sendo a maior parte das comidas preparadas à base do alimento, como o milho cozido e assado na fogueira, a pamonha, o curau, canjica, bolo de milho, pipoca e cuzcuz.

Além das deliciosas receitas com milho, outras comidas típicas fazem parte dos festejos, como o arroz doce, a cocada, pé de moleque, batata doce, bolo de pinhão, quentão, vinho quente e muito mais.

Veja também: