Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Fernando de Noronha - Pernambuco

Pontos turísticos de  Fernando de Noronha, em Pernambuco

Pontos turísticos de Fernando de Noronha

Considerado um perfeito paraíso na Terra, Fernando de Noronha abriga um rico ecossistema e uma beleza natural estonteantes. Tombada pela Unesco como Patrimônio Mundial Natural, o arquipélago de Fernando de Noronha é um dos principais parques marinhos do Brasil, sendo um local de intensa preservação ambiental. O conjunto apresenta belíssimas ilhas, praias, formações rochosas e vegetação nativa, além de oferecer o espetáculo dos golfinhos, que dão verdadeiros shows de acrobacia. A seguir o Pacote Fácil oferece passo-a-passo os principais atrativos turísticos de Fernando de Noronha.

Praia da Cacimba do Padre

Dona de um dos visuais mais famosos da ilha, a Cacimba do Padre guarda o principal cartão-postal de Fernando de Noronha: o Morro Dois Irmãos, com suas duas pedras à beira-mar. Dentre as maiores praias em extensão da ilha, a Cacimba do Padre possui mar azul, areias fofas, búzios e uma bela vegetação nativa, sendo muito procurada para banhos de mar e uma das preferidas dos surfistas. A praia também abrigou o antigo presídio de Fernando de Noronha, e possui vestígios de uma das baterias da Segunda Guerra Mundial.

Praia da Atalaia

Considerada um verdadeiro aquário natural, a Praia da Atalaia possui águas claras, ótima visibilidade e os mais lindos e diferentes peixes. Com paisagem de origem vulcânica, a praia apresenta pedras negras e arrecifes, que nos períodos de maré baixa formam uma magnífica piscina natural; já na maré alta formam-se os esguichos, que sobem a grandes alturas. A Praia da Atalaia herdou seu nome do Morro do Frade, uma formação rochosa localizada bem à sua frente, semelhante a um monge fazendo sentinela (significado da palavra atalaia).

Praia do Leão

Um dos destaques de Fernando de Noronha, a Praia do Leão apresenta uma das mais belas e selvagens paisagens da ilha. Com águas azuis-esverdeadas e areia avermelhada, a praia possui piscinas naturais formadas entre magníficos recifes de corais. Seu principal atrativo são as tartarugas marinhas, que elegeram a praia para desova no período de janeiro a junho, sob a supervisão do Projeto Tamar. A Praia do Leão recebeu seu nome devido à imensa formação rochosa localizada à sua frente, semelhante a um leão marinho, sendo conhecida como Morro do Leão.

Baía do Sancho

Dentre as dez mais lindas praias do Brasil, a Baía do Sancho é também um dos melhores pontos para a prática do mergulho no país. Com águas cristalinas e esverdeadas, a baía apresenta uma belíssima paisagem, com praia repleta de coqueiros, vegetação nativa, além de bancos de corais. O acesso à Baía do Sancho pode ser feito de duas maneiras: pelo mar ou a partir de um mirante, com vista espetacular, onde a passagem é feita através de uma fenda entre rochas por uma escadaria de cerca de 40 metros de altura, que conduz às areias claras da praia.

Baía dos Golfinhos

Uma das principais atrações de Fernando de Noronha, a Baía dos Golfinhos é o local de acasalamento e de descanso dos golfinhos, apresentando um dos melhores espetáculos da ilha. Com acesso proibido, a baía abriga o Mirante dos Golfinhos, de onde é possível observar o magnífico espetáculo dos golfinhos rotadores, nadando num sincronizado balé de saltos e curvas. O acesso ao mirante é feito por uma bonita trilha, mas os passeios de barco pela baía permitem apreciar de perto os golfinhos que acompanham a embarcação realizando verdadeiros shows.

Baía dos Porcos

Considerada uma das mais belas praias do Brasil, a Baía dos Porcos possui uma beleza inusitada, originada pelo contraste entre o verde do mar e as pedras escuras de origem vulcânica. Localizada em frente ao Morro Dois Irmãos, a baía abriga uma pequena faixa de areia, onde na maré baixa surgem piscinas naturais transparentes, formadas por recifes e abundantes em peixes coloridos. A principal atração da Baía dos Porcos é entrar na água para observar a beleza da fauna marinha, além de apreciar a magnífica paisagem local.

Fortaleza dos Remédios

Uma das dez principais fortificações da ilha, a Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios foi construída pelos portugueses no século XVIII. Localizada na Vila dos Remédios, a fortaleza foi tombada pelo IPHAN no ano de 1961 e teve suas magníficas ruínas preservadas. A Fortaleza dos Remédios impressiona, não apenas por sua imponência militar, mas também pela belíssima vista que o local oferece. Além do seu atrativo histórico, uma das grandes atrações do forte é a possibilidade de observar o mais lindo entardecer de Fernando de Noronha.

Foto da autora do site

Ana Golfetto Masella


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

Dicas por e-maildicas por e-mail

comments powered by Disqus