Aqui você encontra tudo fácil

Pacotes de viagem

Destinos turísticos

Passeios e excursões

Figura com sol, mar e coqueiros

Feriado de Aparecida

Basílica de Nossa Senhora de Aparecida, Aparecida do Norte

Por Ana Golfetto Masella

Importância do feriado de Nossa Senhora de Aparecida

1. Como surgiu a devoção à Aparecida?

2. Quando se realizam as romarias ao Santuário?

Nossa Senhora de Aparecida é homenageada todos os anos no dia 12 de outubro.

De acordo com fontes do Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida e do Arquivo Romano da Companhia de Jesus, em Roma, a imagem da santa foi encontrada por três pescadores em 1717. Dizem que naquele ano, as redes dos pescadores voltavam vazias. Até que em certo momento, "pescaram" a imagem de uma santa. Após esse dia, sempre que jogavam as redes elas voltavam repletas de peixes.

A santa passou a ser alvo de orações da comunidade e a fama de seus milagres se espalhou. Construíram uma pequena capela para receber seus fiéis. A santa recebeu o nome de Aparecida e foi declarada a padroeira oficial do Brasil pelo Papa Pio XI. A pequena comunidade transformou-se em uma cidade, chamada Aparecida do Norte.

Atualmente, a cidade é considerada Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Em homenagem à santa, existe uma imponente Basílica que recebe multidões incontáveis de fiéis todos os anos.

Romarias que reúnem milhares de pessoas

A Basílica de Nossa Senhora de Aparecida possui uma característica peculiar: recebe peregrinos o ano inteiro e, principalmente nas datas religiosas. São cerca de oito milhões de romeiros por ano, aclamando a cidade como o maior centro de peregrinação religiosa da América Latina.

Para chegar à Aparecida na manhã do dia 12 de outubro, os peregrinos iniciam a romaria dias antes. A distância e o tempo são irrelevantes. Ao raiar das primeiras luzes da manhã, milhares de pessoas já estão reunidas num objetivo de fé e paz.

Os peregrinos saem de diferentes pontos do país. Em grupos ou simplesmente sós. A longa caminhada proporciona um intenso contato com a natureza, passando por lugares de extrema beleza. As romarias se tornam um exercício para a mente e o corpo, além de ótima oportunidade para usufruir as maravilhas que Deus criou.

Veja também: