Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Estrada Real - MG RJ SP

Guia de viagem da Estrada Real, em MG RJ SP
Os preciosos caminhos do ouro!

A Estrada Real surgiu no final do século XVII, a partir da reunião dos diversos caminhos que conduziam às minas de pedras preciosas em Minas Gerais. Para evitar que o ouro e o diamante fossem "desviados" do seu destino, a Coroa Portuguesa delimitou trilhas para escoar o tesouro com maior segurança.

Esses caminhos, outrora reais, acabaram por se transformar em uma valiosa rota turística, que hoje oferece atrativos de ecoturismo e culturais. Dentre as principais atrações, você encontra construções históricas, sítios arqueológicos, paisagens e vegetação exuberantes, comidas típicas, artesanato e muito mais!

São 1600 km de pura diversidade cultural, gastronômica e artesanal, além dos habitantes de cada roteiro, que recepcionam os viajantes com muito calor humano.

Quando ir
Marco do caminho na Estrada Real

A melhor época para visitar a Estrada Real é muito pessoal. Além de depender do trajeto a ser percorrido, já que a rota possui quatro caminhos diferentes e passa por três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Entre os meses de maio a setembro, chove menos nos percursos, sendo o melhor período para se aventurar. Entretanto, as cachoeiras e rios ficam mais secos e as estradas empoeiradas.

A Estrada Real conta com 4 roteiros alternativos: o Caminho Velho (710 km), o Caminho dos Diamantes (395 km), o Caminho do Sabarabuçu (160 km) e o Caminho Novo (515 km).

O que fazer
Artesanato na Estrada Real

A Estrada Real é uma rota turística recheada de belezas naturais e paisagens.

Entre montanhas, campos e vales você se depara com atrações culturais como sítios arqueológicos, calçadas feitas por escravos e belos monumentos e construções históricas. Sem contar nas delícias gastronômicas e no artesanato, que variam de uma cidade para a outra.

Ao percorrer os diferentes caminhos, é possível interagir com a cultura, a história e o povo de cada região. Você ganha novas experiências à medida que avança na rota.

Onde ficar
Hospedagem na Estrada Real

A hospedagem na Estrada Real está dividida entre as cidades que fazem parte de cada caminho.

Em cidades mais turísticas, como Diamantina, Ouro Preto, Paraty, Petrópolis, entre outras, a oferta e variedade de hotéis e pousadas é maior. A infraestrutura, o conforto e as alternativas de comércio são as melhores.

Nas cidades menores, os hotéis são mais simples, rústicos e econômicos. As opções são ideais para quem quer pernoitar e continuar o trajeto pela manhã, já que muitos viajantes escolhem percorrer o caminho de uma ponta à outra.

Como chegar
Ponte de pedra na Estrada Real

Como a Estrada Real é uma rota com quatro caminhos, a forma de chegar depende do trajeto escolhido.

O Caminho Velho tem uma ponta em Paraty e outra em Ouro Preto. Já o Caminho dos Diamantes tem uma ponta em Ouro Preto e a outra em Diamantina (MG). O Caminho Novo vai de Porto Estrela (RJ) até Ouro Preto. Já o Caminho do Sabarabuçu tem uma ponta em Cocais (MG) e outra em Glaura (MG).

Os caminhos podem ser percorridos à pé, de bicicleta, de moto, cavalo ou veículo 4x4. Você pode se dirigir a uma das cidades que estão nas pontas do roteiros e daí iniciar sua viagem.

O que comer
Culinária típica da Estrada Real

A culinária da Estrada Real é uma união das cozinhas de três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Tanta variedade só poderia resultar em uma culinária rica e bastante diversificada.

A cozinha mineira é a que mais se destaca na rota e está presente em muitas cidades. Nos restaurantes, você encontra pratos típicos como o feijão tropeiro, o tutu de feijão e o frango com quiabo. Perfeitos para os viajantes que querem repor as energias após a jornada.

E claro, não poderiam faltar os tradicionais pão de queijo e doce de leite mineiros. Sem contar nas cachaças dos mais diferentes tipos.

Roteiro ou excursão?
Atrativos culturais na Estrada Real

Se você é uma pessoa que gosta de curtir os passeios no seu ritmo, o melhor é optar por uma viagem independente, onde você é quem comanda o próprio roteiro. Neste caso, esse guia oferece as informações básicas para você viajar.

Já, se busca a comodidade e não tem tempo de planejar, opte por comprar um pacote de viagem para a Estrada Real. Este guia fornece à você ofertas de pacotes.

Pode ser que você procure outras companhias para viajar. A dica é se inscrever no grupo Amigo Viajante e ficar atento às excursões e passeios, ou até postar um convite para uma viagem.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus