Aqui você encontra tudo fácil

Pacotes de viagem

Destinos turísticos

Passeios e excursões

Figura com sol, mar e coqueiros

Como comemorar o Dia dos Namorados

Casal de namorados caminhando na praia

Por Ana Golfetto Masella

História do Dia dos Namorados

Segundo a versão mais tradicional da data, o Dia dos Namorados - ou Dia de São Valentim - surgiu na antiga Roma do século III.

No governo do Imperador Claudius II, o Império Romano estava envolvido em inúmeras guerras e campanhas militares. Com dificuldades para recrutar novos soldados, Claudius passou a acreditar que a escassez de homens seria provocada por eles não desejarem abandonar suas namoradas, esposas ou amantes. Foi então que resolveu cancelar noivados e proibir todos os casamentos em Roma.

Nisso, surgiu um bispo italiano chamado Valentim defendendo arduamente o amor no Império Romano. Em desobediência ao Imperador, começou a celebrar secretamente os casamentos até ser descoberto, preso e condenado à morte. Enquanto aguardava a sentença na prisão, o bispo apaixonou-se pela filha de um carcereiro. E no dia 14 de fevereiro de 270, pouco antes de morrer, deixou um bilhete à sua amada no qual assinava como Seu Namorado. A partir desse dia originou-se o Dia dos Namorados, em honra ao amor pelo qual Valentim morrera.

Nos Estados Unidos e na Europa, o dia ficou conhecido como Valantine's Day - ou Dia de São Valentim. No Brasil, a data só passou a ser comemorada em 1949. O tema foi trazido para o país, mas o dia de sua comemoração foi alterado para 12 de junho, em homenagem ao Santo Antônio casamenteiro do Brasil.

Dicas para comemorar com quem você ama

"Namorar é fazer um pacto com a felicidade, ainda que rápida, escondida, fugidia ou impossível de durar" - Carlos Drummond de Andrade

O Dia dos Namorados é uma data especial no Brasil. Nesse dia, há quem prefira presentear o(a) amado(a) com um convite para o cinema, teatro ou restaurante, e até mesmo preparar um jantar à luz de velas regado a um bom vinho. Outros já preferem enviar flores, bombons ou garrafas de vinhos com taças, como forma de esquentar a comemoração que será realizada à noite, quando a paixão e os sentimentos afloram no coração dos casais apaixonados.

Invente um presente totalmente inesperado

Se você quer surpreender seu(sua) namorado(a), escolha um destino de viagem que gostariam de aproveitar juntos. Programe um final de semana romântico, reserve um pacote de viagem e mande entregar as passagens ao seu amor com um cartão impactante. Quebre regras e experimente correr o risco de estreitar a relação entre vocês. Nesse dia especial, não pode faltar ousadia. E o mais importante: ame profundamente. Afinal, o amor é o mais intenso dos sentimentos humanos.

"Quando fala o amor, a voz de todos os deuses deixa o céu embriagado de harmonia." - William Shakespeare

Veja também: