Aqui você encontra tudo fácil

Pacotes de viagem

Destinos turísticos

Passeios e excursões

Figura com sol, mar e coqueiros

Clima de montanha em Campos do Jordão

Entardecer nas montanhas

Por Ana Golfetto Masella

Um dos melhores climas do mundo está no Brasil

Campos do Jordão possui um clima de altitude extremamente benéfico ao organismo. Não é à toa que já foi considerada uma das cidades com o melhor clima do mundo.

Por ter o seu clima comparado com cidades da Suíça, na Europa, Campos do Jordão ganhou o apelido de Suíça Brasileira. A ausência de poluição no ar e a grande diversidade natural também renderam à cidade uma classificação de Estância Climática do Estado de São Paulo.

Muitos atletas e maratonistas procuram a região por sua elevada altitude. Em cidades altas, os habitantes apresentam maior quantidade de glóbulos vermelhos no sangue. Isso aumenta o transporte de oxigênio, auxiliando a função respiratória e o rendimento físico.

Como o clima de montanha favorece o organismo?

Segundo especialistas, "O clima de altitude de Campos do Jordão reúne um conjunto de condições favoráveis ao nosso organismo, representados pelo frescor e pureza do ar, rarefação da atmosfera, intensidade de irradiação solar e temperatura moderada no verão. Condições essas que ativam as combustões internas e aguçam as funções orgânicas do corpo".

A região da Serra da Mantiqueira possui um clima com propriedades medicinais. Sua qualidade apreciável, com verões brandos e sem estação seca, é altamente indicada para o fortalecimento do organismo. O ar puro das montanhas favorece a ventilação pulmonar, o que ativa as funções internas e evita o enfraquecimento do corpo.

Essas características tornam a cidade de Campos do Jordão propícia para as caminhadas. "O ideal é que se pratique a caminhada de 3 a 4 vezes por semana, durante 30 minutos a cada dia.", recomenda o médico José Cláudio Centofante.

Veja também: