Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Circuito das Águas de Minas

Guia de viagem do Circuito das Águas de Minas Gerais
Águas medicinais, clima interiorano e culinária típica

O Circuito das Águas de Minas ganhou fama no século XIX, quando a família imperial passou a frequentar a região para se beneficiar do poder curativo de suas águas.

Esse belo destino do sul mineiro é conhecido por suas estâncias hidrominerais de propriedades medicinais e terapêuticas. O circuito é formado por cidades que abrigam parques com diferentes fontes de águas (e a cura para todos os males!), além dos balneários que oferecem banhos e massagens que equilibram corpo e mente.

Depois de relaxar e "lavar a alma", você pode aproveitar os demais atrativos dos roteiros que incluem gastronomia típica, lojas de doces caseiros e artesanato e passeios de balão. Sem contar no agradável clima interiorano e muita prosa para jogar fora!

Quando ir
Parque das Águas no Circuito das Águas de Minas Gerais

A melhor época para visitar o Circuito das Águas mineiro é muito pessoal. O clima da região é tropical de altitude, com temperatura média anual variando em torno de 18º C.

O circuito pode ser visitado o ano inteiro. Porém, o verão é uma boa época para passear ao ar livre e aproveitar os atrativos turísticos, enquanto no inverno as temperaturas caem bastante, tornando-se perfeito para curtir o frio e o aconchego das serras.

O Circuito das Águas é composto por dez cidades. Dentre elas, Caxambu e São Lourenço se destacam como as principais estâncias hidrominerais da região.

O que fazer
Artesanato no Circuito das Águas de Minas Gerais

O Circuito das Águas de Minas Gerais é um circuito composto por estâncias hidrominerais de propriedades medicinais e terapêuticas.

Nessas pequenas cidades mineiras, o destaque fica por conta dos parques de águas medicinais. Sem contar no agradável clima interiorano, nas belezas naturais e nas cachoeiras, além da saborosa gastronomia e de um povo extremamente acolhedor.

Sem dúvida você vai se esbaldar nas compras de tentadores doces mineiros e do belo artesanato típico. É impossível resistir!

Onde ficar
Hospedagem no Circuito das Águas de Minas Gerais

A hospedagem no Circuito das Águas mineiro está dividida entre as cidades que fazem parte de cada roteiro.

Os hotéis com melhor infraestrutura estão nas cidades de Caxambu e São Lourenço, consideradas principais pólos turísticos. Alguns são verdadeiros complexos de lazer e entretenimento, além de possuírem capacidade para sediar congressos e eventos.

Já em cidades menores, como Cambuquira e Lambari, os hotéis e pousadas são mais simples, porém oferecem todo o aconchego e tranquilidade para quem deseja descansar e fugir um pouco do burburinho.

Como chegar
Maria Fumaça no Circuito das Águas de Minas Gerais

A melhor forma de chegar ao Circuito das Águas de Minas Gerais é viajar de avião até a Zona da Mata mineira (próximo à Juiz de Fora), a partir de qualquer capital do Brasil. Há vôos regulares ao Aeroporto Presidente Itamar Franco (IZA) de diversas cidades brasileiras.

No aeroporto você pega um ônibus da Conexão Aeroporto até a Rodoviária de Juiz de Fora. De lá partem ônibus para Caxambu (212 km), São Lourenço (237 km), Lambari (260 km) e Cambuquira (260 km). A Viação Santa Cruz faz a maior parte desses trajetos. Já uma outra alternativa é alugar um carro e seguir para as cidades definidas no seu roteiro.

O que comer
Culinária típica no Circuito das Águas de Minas Gerais

A culinária do Circuito das Águas de Minas Gerais está recheada de receitas tipicamente mineiras.

Nos restaurantes, você encontra pratos como o tutu de feijão, o feijão tropeiro, o frango ao molho pardo, o leitão à pururuca e o angu. Sem contar nos maravilhosos doces mineiros, como o doce de leite e a ambrosia. Não deixe de (pelo menos) dar uma bicadinha na tradicional cachaça de Minas. Só não vale passar da conta!

Outras delícias da cozinha mineira são o pão de queijo e a broa de milho, que você pode degustar com aquele cafezinho coado na hora e durante uma boa prosa.

Roteiro ou excursão?
Balonismo no Circuito das Águas de Minas Gerais

Se você é uma pessoa que gosta de curtir os passeios no seu ritmo, o melhor é optar por uma viagem independente, onde você é quem comanda o próprio roteiro. Neste caso, esse guia oferece as informações básicas para você viajar.

Já, se busca a comodidade e não tem tempo de planejar, opte por comprar um pacote de viagem para o Circuito das Águas. Este guia fornece à você ofertas de pacotes.

Pode ser que você procure outras companhias para viajar. A dica é se inscrever no grupo Amigo Viajante e ficar atento às excursões e passeios, ou até postar um convite para uma viagem.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus