Pacote Fácil: seu guia fácil de viagem

Pacotefácil

Seu guia fácil de viagem

Cidades Históricas de Minas

Cidades Históricas de Minas Gerais
Roteiros Turísticos das Cidades Históricas de Minas

Visitar as Cidades Históricas de Minas Gerais é como entrar no túnel do tempo e retornar ao passado remoto. A vantagem é que você aproveita o moderno e o antigo ao mesmo tempo.

Mas veja bem: nem só de riquezas culturais e históricas, presentes na arquitetura de estilo rococó e nas obras de Aleijadinho e Atayde, vivem as Cidades Históricas. As riquezas naturais estão fortemente inseridas no cenário.

Nas vizinhas Ouro Preto e Mariana, você encontra o Parque Estadual do Itacolomi e a Mina da Passagem. Já nas vizinhas Tiradentes e São João Del Rei, a natureza marca presença na Serra de São José e na Serra do Lenheiro.

Ouro Preto
Ouro Preto, Cidades Históricas

Ouro Preto é o principal roteiro turístico das Cidades Históricas de Minas.

Caminhar por suas ladeiras de paralelepípedo traz uma sensação de pura nostalgia. Não deixe de visitar a Igreja de São Francisco de Assis, a Matriz de Nossa Senhora do Pilar e a Igreja São Francisco de Paula, bem como os museus, chafarizes e o casario colonial.

Além de desvendar a arquitetura barroca da antiga Vila Rica, você pode comprar artesanato em pedra-sabão, o souvenir típico de Ouro Preto. As principais feiras são a do Largo da Coimbra e da Associação dos Artesãos de Ouro Preto. Uma outra opção é passear pelas lojas e cafeterias da Rua Direita.

Parque do Itacolomi
Parque do Itacolomi, Ouro Preto

Ainda em Ouro Preto, o Parque Estadual do Itacolomi é uma ótima alternativa de passeio. O parque oferece trilhas para caminhadas acompanhadas por monitores.

No caminho, você se depara com magníficos mirantes naturais. Passa por rochas, nascentes e uma exuberante vegetação. O contato com a natureza é intenso. Chegando ao topo, a paisagem que descortina é impressionante.

O parque também abriga construções históricas como a Casa do Bandeirista e o Museu do Chá, com máquina alemãs. Os frequentes nevoeiros da região aguçam a curiosidade dos viajantes sobre as lendas e mistérios dos tempos do ouro e da antiga Vila Rica.

Tiradentes
Tiradentes, Igreja da Santíssima Trindade

Tiradentes é sem dúvida uma das Cidades Históricas mais charmosas.

Um passeio de charrete conduz aos principais atrativos da cidade. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Nossa Senhora das Mercês, a Matriz de Santo Antônio, o Chafariz de São José e o Museu Padre Toledo são alguns deles. O Largo das Forras é o ponto de embarque das charretes.

Na Rua Direita e da Câmara você encontra ateliês e antiquários. Os artesãos produzem belíssimos objetos confecionados em madeira, estanho, ferro e papel machê. Um passeio de maria-fumaça leva à cidade de São João Del Rei, passando por paisagens de tirar o fôlego.

Serra de São José
Serra de São José, Tiradentes

Ainda em Tiradentes, a Serra de São José é uma excelente alternativa de programa. O trekking e passeios de jipe conduzem ao topo da serra, além de mostrar um pouco da história da região.

Há diferentes opções de trilhas, mas em todas elas o percurso é repleto de cachoeiras e belezas naturais. A vegetação alterna entre rupestre e mata mais fechada. O objetivo é chegar ao topo de serra, onde o caminhante é contemplado com a linda vista da região.

Seu destaque é a calçada dos escravos, construída no século XVIII para transportar o ouro. Caminhar por ela é como entrar num túnel do tempo e entender um pouco da história de séculos atrás.

Mariana
Mariana, Igreja de São Pedro dos Clérigos

Mariana é a cidade mais antiga de Minas Gerais. Essa bucólica Cidade Histórica preserva valiosas relíquias do século XVIII.

Na Praça Minas Gerais você vai encontrar importantes preciosidades barrocas da região. São elas a Igreja de São Francisco de Assis, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a Casa de Câmara e Cadeia. Outras atrações imperdíveis são a Catedral Basílica da Sé e o Museu de Arte Sacra.

O Centro Histórico possui diversos ateliês para compra de pinturas, esculturas e móveis. Um ótimo programa é passear de maria-fumaça até a vizinha Ouro Preto, passando por montanhas típicas da região.

Mina da Passagem
Mina da Passagem, Mariana

Ainda em Mariana, a Mina da Passagem é um passeio inusitado. Mais do que um passeio histórico, é também uma grande aventura.

Essa mina do século XVIII é uma das maiores do mundo abertas à visitação. São mais de 30 km de túneis ligando Mariana à cidade de Ouro Preto. O passeio pelo interior é feito através de um trole que percorre os trilhos até chegar a 120 metros de profundidade.

No caminho, você observa amplos salões, túneis e lagos subterrâneos de águas cristalinas. O tour é guiado por monitores que contam as histórias e curiosidades sobre a mina. Ao final da descida há parada para mergulho num maravilhoso lago natural.

São João Del Rei
São João Del Rei, Cidades Históricas

São João Del Rei é uma das Cidades Históricas com maior herança do Brasil Colônia. Apesar de ter crescido, a cidade mantém um passado bem vivo e tradições como replicar os sinos das igrejas no começo das missas.

O ideal é circular pelas ruas à pé ou de charrete, para apreciar os detalhes da arquitetura barroca. Não deixe de visitar a Igreja de São Francisco de Assis, a Catedral de Nossa Senhora do Pilar, o Museu de Arte Sacra e o Solar dos Neves.

Outro ótimo programa é comprar peças de artesanato em estanho e madeira, além dos famosos rocamboles de sabores variados. Tudo isso você encontra no centro de São João Del Rei.

Serra do Lenheiro
Serra do Lenheiro, São João Del Rei

Ainda em São João Del Rei, a Serra do Lenheiro é uma excelente alternativa de programa. É um dos cenários preferidos para a prática de esportes como a escalada e o montanhismo.

No caminho, você observa grandes blocos de quartzito chamados de Pontões. Há também paredões com fendas e saliências próprios para a escalada. Os adeptos do trekking encontram diversas trilhas para caminhar e o contato com a natureza.

A Serra do Lenheiro abriga grutas e cavernas que contêm pinturas rupestres surpreendentes. Segundo especialistas, essas pinturas datam de 6 a 9 mil anos, e foram feitas por tribos nômades que ali habitaram.

Mini Roteiro
Mini roteiro das Cidades Históricas de Minas

Para aproveitar bem as Cidades Históricas fique pelo menos oito dias na região.

No primeiro e segundo dias, aproveite a riqueza cultural de Ouro Preto e os bons ares do Pico do Itacolomi. O terceiro e quarto dias são ideais para relaxar na vizinha Mariana e fazer um passeio pela Mina da Passagem.

Já no quinto e sexto dias, vá para São João Del Rei e curta um trekking na Serra do Lenheiro. No sétimo e oitavo dias feche a viagem com chave de ouro em Tiradentes. Faça uma caminhada na Serra de São José, aprecie a comida mineira e compre artesanatos regionais.

Outros Atrativos
Outros atrativos

Agora, pode ser que você queira esticar sua viagem. Existem outros atrativos interessantes na região.

Uma boa dica é visitar a vizinha Congonhas e esticar até Brumadinho, onde fica o Museu de Inhotim. Você vai se encantar com as obras desse museu de arte contemporânea à céu aberto.

Mas veja bem: você pode querer ficar mais. Existem duas Cidades Históricas um pouco mais afastadas, porém, são dois lugares que valem muito à pena conhecer. A sugestão é visitar Sabará e Diamantina, que também guardam um valioso legado cultural e lindas paisagens.

comments powered by Disqus