Pacote Fácil: seu guia fácil de viagem

Pacotefácil

Seu guia fácil de viagem

Home / Brasil / Roteiros Culturais / Cidades Históricas de Minas Guia de Viagem das Cidades Históricas de Minas

Cidades Históricas de Minas

Cidades Históricas de Minas Gerais
Os roteiros que valem ouro!

As Cidades Históricas de Minas Gerais foram fundadas no período do Ciclo do Ouro, época de intensa riqueza econômica, histórica e cultural na região. Caminhar pelas ruas dessas pequenas cidades é como visitar um museu à céu aberto.

Você vai se encantar ao observar o maior conjunto de arquitetura barroca do país. Um passado vivo que encontra espaço em igrejas, museus, casas, ruas e na arte de mestres como Aleijadinho e Ataíde.

A gastronomia, os festivais e exuberantes paisagens completam o cenário das Cidades Históricas mineiras.

Quando ir
Quando ir às Cidades Históricas de Minas

A melhor época para visitar as Cidades Históricas é muito pessoal. O clima da região é tropical de altitude, com temperatura média anual variando em torno de 20º C.

Nas épocas de Carnaval e Páscoa acontecem inúmeras festas e eventos na região. Na segunda quinzena de agosto é realizado o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Evite os meses de novembro, dezembro e janeiro, quando é grande a incidência de chuvas.

Dentre as principais Cidades Históricas estão Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João Del Rei, Diamantina, Congonhas e Sabará.

O que fazer
O que fazer nas Cidades Históricas de Minas

As Cidades Históricas de Minas têm história, cultura, arte e muitos "causos" para contar aos visitantes.

Foram cidades marcadas pelo Ciclo do Ouro, escravidão e ideais revolucionários (Inconfidência Mineira). Algumas possuem o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Como se percebe, seus atrativos estão na riqueza histórica.

Além do legado cultural e histórico, você encontra uma gastronomia bastante apreciada. E claro, a comercialização do magnífico artesanato da região.

Veja mais atrativos >>

Onde ficar
Onde ficar nas Cidades Históricas de Minas

A hospedagem nas Cidades Históricas de Minas está dividida entre as cidades que fazem parte da região.

Ouro Preto é a cidade de maior movimento e onde a hospedagem é diversificada. Há hotéis sofisticados ou rústicos, instalados em nostálgicas construções barrocas. É uma verdadeira volta ao passado.

Em Tiradentes, as pousadas são bem aconchegantes e emolduradas pelas lindas montanhas da região. O contato com a natureza é intenso. Já em Mariana e São João Del Rei você encontra menos opções e preços mais acessíveis.

Como chegar
Como chegar às Cidades Históricas de Minas

A melhor forma de chegar às Cidades Históricas de Minas é viajar de avião até Belo Horizonte, a partir de qualquer capital do Brasil. Há vôos chegando no Aeroporto Internacional de Confins (CNF) de várias cidades do país e do exterior.

No aeroporto você pega um ônibus da Conexão Aeroporto até a Rodoviária de Belo Horizonte. De lá partem ônibus para Ouro Preto (140 km), Mariana (156 km), Tiradentes (231 km) e São João Del Rei (227 km). Uma outra opção é contratar serviços de transfer saindo direto do aeroporto. Há também ônibus partindo de diversas cidades do país.

O que comer
O que comer nas Cidades Históricas de Minas

A culinária das Cidades Históricas de Minas está fortemente ligada ao ciclo da exploração do ouro e do diamante. Uma cozinha improvisada pelas negras cozinheiras da época.

Nos restaurantes você encontra pratos típicos como o feijão tropeiro, o tutu mineiro, o frango ao molho pardo e a galinha caipira. Como sobremesa, os doces mineiros e o famoso doce de leite. Se tiver fôlego, prove a tradicional cachaça mineira.

Além de saborear a farta gastronomia mineira, separe tempo para uma conversa. Os mineiros adoram prosear depois do almoço!

Como viajar
Como viajar às Cidades Históricas de Minas

Existem diferentes maneiras de viajar às Cidades Históricas. Mas isso vai depender muito do seu estilo.

Se prefere fazer os passeios no seu ritmo, a alternativa é viajar de forma independente. Nesse caso, você só precisa ficar atento às dicas e informações disponibilizadas no site. Assim, você pode planejar sua própria viagem.

Outra opção é procurar uma agência de viagem e comprar um pacote para as Cidades Históricas de Minas. Os preços costumam variar de acordo com a quantidade de dias e os locais que desejar visitar. Os pacotes de viagem oferecem menor flexibilidade.

comments powered by Disqus