Aqui você encontra tudo fácil

Pacotes de viagem

Destinos turísticos

Passeios e excursões

Figura com sol, mar e coqueiros

Guia de viagem do Chile

Lagos Andinos no Chile

Um país de imensos contrastes

O Chile é um país de contrastes tamanha a sua extensão. Mas apesar de tal grandiosidade, encontra-se espremido entre o oceano Pacífico e a cordilheira dos Andes, o que garante as paisagens mais diversificadas de todo o continente sul americano.

No norte, o quente deserto do Atacama se choca com o gelado clima do extremo sul e as imponentes montanhas da Patagônia. O centro do país permite desfrutar de temperaturas mais moderadas, com praias belíssimas e uma vasta região de vinhedos. Indo para o oeste, uma distante e magnética Ilha de Páscoa representa um dos cenários mais impactantes a ser desvendado em solo chileno.

Enfim, são tantas opções que fica impossível conhecer tudo em uma única visita. O que, certamente, é a melhor desculpa para retornar ao destino em uma nova viagem.

Quando ir

A melhor época para visitar o Chile é muito pessoal. Devido à sua grande extensão, o país conta com climas bem diferentes entre si.

Na região norte, onde se localiza o deserto do Atacama, o clima apresenta noites frias, dias quentes e pouca chuva. Já na região central, onde está Santiago, predomina um clima moderado com inverno chuvoso.

Na região sul, onde está a Patagônia, o clima varia entre o temperado e oceânico, com baixas temperaturas (quanto mais ao sul, mais intenso o frio), maior incidência de chuvas e de neve. A altitude também influencia: quanto mais alto, maior o frio.

O que fazer

O país tem atrativos e paisagens que agradam a todos os gostos. São desertos, vinhedos, cordilheiras, vulcões, lagos, montanhas nevadas.

Ao norte você se depara com um magnífico deserto de paisagens raras e exóticas, além de um importante legado histórico e arqueológico. Na região central, o destaque fica por conta da capital Santiago, de um belo litoral e dos extensos vinhedos.

Ao sul, a presença de lagos e vulcões proporcionam um cenário impressionante. Já o oeste conta com ilhas envoltas em mistérios e interessantes comunidades nativas.

Onde ficar

A hospedagem no Chile está bem espalhada por sua vasta extensão.

Na capital Santiago você encontra hotéis de grandes redes, onde a atração fica por conta da imponente cordilheira que brota como cenário de fundo. Já nos centros de esqui é possível instalar-se em hotéis de luxo usufruindo de uma infraestrutura de lazer completa.

O Atacama oferece resorts com tudo incluso (até as atividades turísticas). A região sul se destaca por uma ampla oferta de hotéis e pousadas bastante acolhedores e aliados a uma lindíssima paisagem, sendo uma alternativa perfeita para os casais.

Deserto do Atacama no Chile

O que comer

A culinária chilena é uma mistura entre as cozinhas espanhola, alemã e regional.

Nas cidades costeiras você encontra pratos à base de peixes como o congrio e o salmão, além de mexilhões, ostras e outros produtos do mar. Enquanto nas regiões mais centrais o destaque fica por conta das cazuelas, empanadas e pratos com carne bovina e porco.

Já no sul fazem sucesso as carnes de javali, avestruz e cordeiro, além das aranhas-do-mar. Não deixe de provar o magnífico vinho chileno, considerado um dos melhores do "novo mundo", além do tradicional pisco sour, uma bebida feita com aguardente, limão e açúcar.

Como chegar

A melhor forma de chegar ao Chile é viajar de avião até Santiago. Há vôos regulares ao Aeroporto de Pudahuel (SCL) de várias cidades do mundo.

Santiago é sua capital e cidade mais centralizada, sendo um ponto que facilita o acesso às demais regiões do país. Em Santiago você encontra vôos para diversos locais turísticos como o Atacama, Patagônia, Ilha de Páscoa, entre outros. Para circular entre as cidades utilize trens, ônibus turísticos ou alugue um veículo.

Já uma outra alternativa é fazer a viagem de ônibus pela empresa Pluma Internacional, uma maneira de sentir mais de perto o país, o povo e sua cultura.

Viagem independente, pacote ou excursão?

Se você é uma pessoa que gosta de curtir os passeios no seu ritmo, o melhor é optar por uma viagem independente, onde você é quem comanda o próprio roteiro. Neste caso, esse guia oferece as informações básicas para você viajar.

Já, se busca a comodidade e não tem tempo de planejar, opte por comprar um pacote de viagem para o Chile. Este guia fornece à você várias ofertas de pacotes.

Pode ser que você procure outras companhias para viajar. A dica é se inscrever no grupo Amigo Viajante e ficar atento aos passeios e excursões. Você também pode fazer uma postagem convidando os demais participantes do grupo para uma viagem.

Veja também: