Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Cartagena de Índias - Colômbia

Pontos turísticos de Cartagena de Índias, na Colômbia
Pontos Turísticos de Cartagena de Índias

Visitar Cartagena de Índias é descobrir sua riqueza cultural e histórica, enquanto relaxa num belíssimo mar de azul caribenho. Nesse lugar mágico, o antigo se confunde com o moderno e o típico se mistura às influências da cultura européia. O resultado é uma interação deliciosa do urbano com o natural.

Numa cidade cercada por muralhas, onde é possível passear por ruas estreitas de paralelepípedos e becos iluminados por lampiões, você viaja no tempo. Os festivais culturais e a gastronomia completam esse cenário romântico ideal.

Aqui você encontra alguns dos principais atrativos turísticos de Cartagena de Índias.

Muralhas
Muralhas de Cartagena de Índias, na Colômbia

As Muralhas são um verdadeiro marco histórico em Cartagena de Índias.

Uma larga muralha foi construída ao redor da cidade para protegê-la de ataques piratas no século XVI. São mais de 10 km de muros circundando a Cidade Velha e dividindo Cartagena de Índias em duas: uma antiga e a outra moderna.

No interior da muralha, a bela arquitetura colonial se espalha por todos os cantos: seja nas ruas, igrejas, casarões ou edifícios. Nada como um passeio em que a sensação de nostalgia produz uma interação entre a cultura, a história e seu povo. Esse é o espírito da cidade e o que a torna um lugar tão especial.

Centro Histórico
Centro Histórico de Cartagena de Índias, na Colômbia

O Centro Histórico está dentro de uma área cercada pelas Muralhas de Cartagena.

É também conhecido como Cidade Amuralhada ou Cidade Velha, tendo sido declarado como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco. Tamanho encanto pode ser apreciado através de uma caminhada ou mesmo num tour de carruagem que conduz aos principais atrativos históricos.

Não deixe de visitar a Torre do Relógio, o Portal dos Doces, a Praça da Alfândega, o Palácio da Inquisição, a Catedral de Cartagena, as Bóvedas, a Igreja de San Pedro Claver, o Convento de Santa Clara e a Casa de Gabriel García Márquez.

Convento Santo Domingo
Convento Santo Domingo em Cartagena de Índias, na Colômbia

O Convento Santo Domingo faz parte do conjunto da Cidade Amuralhada.

O edifício abriga a igreja mais antiga da cidade, fundada em meados do século XVI. Sua construção original foi erguida em pedra, cal e areia do mar, com pintura em tons azuis e alaranjados que produzem um bonito contraste.

Na fachada você observa uma porta monumental decorada com as imagens do santo. Já o interior é rico em entalhes dourados e conserva lindos adornos de estilo barroco. A praça situada em frente ao convento abriga restaurantes, com mesas ao ar livre e esculturas de Botero, conferindo um clima agradável ao lugar.

Fortaleza de San Felipe
Fortaleza de San Felipe de Barajas em Cartagena de Índias, na Colômbia

A Fortaleza de San Felipe de Barajas é a construção militar mais importante do período da América colonial.

Além de ser um dos símbolos da cidade é também o seu famoso "guardião", erguido para proteger Cartagena dos ataques piratas e demais invasores da época.

Num tour pelo forte você conhece uma praça de armas, a Casa do Castelhano (antiga moradia do responsável pelo forte), as plataformas onde se posicionavam as dezenas de canhões utilizados nos ataques, as galerias subterrâneas e armazéns de pólvora. A visita vale a pena não só pela arquitetura do local, mas por seu imenso valor cultural e histórico.

Convento da Popa
Convento da Popa em Cartagena de Índias, na Colômbia

O Convento de la Popa fica no ponto mais alto de Cartagena de Índias.

De cima do Morro da Popa você tem uma das vistas mais privilegiadas da região. É possível observar o centro histórico, o cintilante mar azul-turquesa e algumas ilhas. O pôr-do-sol então, nem o diga! Não é à toa que é um dos atrativos turísticos mais visitados.

O edifício do século XVII é formado por um belíssimo conjunto, com uma igreja colonial onde está a famosa imagem de Nossa Senhora da Candelária, a padroeira da cidade. Em 1986, a santa foi canonizada pela Igreja Católica ao receber a visita do Papa João Paulo.

Praias
Praia Branca em Cartagena de Índias, na Colômbia

Cartagena de Índias oferece praias de estilos variados.

As praias urbanas possuem águas mornas e claras, mas de areia escura. Bocagrande e El Laguito são as mais próximas do centro e muito bem frequentadas. Já a praia de La Boquilla é um pouco mais afastada e tranquila, própria para quem busca um ambiente sossegado.

Agora, se você quer praias de águas transparentes e claras (o verdadeiro mar caribenho), as melhores ficam nas ilhas do Rosário, Barú e San Bernardo, a alguns quilômetros da costa. Aí sim estão aquelas praias paradisíacas que você vê nos filmes. Uma boa opção é a Praia Branca, em Barú.

Ilhas do Rosário
Ilhas do Rosário em Cartagena de Índias, na Colômbia

As Ilhas do Rosário formam um dos mais encantadores arquipélagos da região.

Esse conjunto com cerca de trinta ilhas é parte do Parque Nacional Natural Corales. Seu visual é incrivelmente paradisíaco, já que estão no mar do Caribe colombiano. Pelo caminho você avista águas em tons azuis, areia branquíssima, lindas paisagens e muito sol.

É um local perfeito para a prática de mergulho e do snorkeling, onde é possível apreciar os corais e outras belezas submersas. Para os praticantes de esportes como o windsurf, o surf e a vela, o ambiente é propício para gastar muitas energias enquanto se divertem.

Vulcão Totumo
Vulcão Totumo em Cartagena de Índias, na Colômbia

O Vulcão Totumo na verdade é uma pequena cratera que expele lama vulcânica.

O curioso vulcão tem cerca de 15 metros de altura e, no alto, uma piscina de lama vulcânica. Isso mesmo, uma piscina de lama aonde os turistas vão para se banhar! Mas essa não é uma lama qualquer, é considerada medicinal e curadora por ser rica em minerais. Como sua consistência é cremosa e densa, é preciso algum esforço para afundar os braços e as pernas.

Depois de se lambuzar, o ideal é tomar um bom banho (agora com água) num pequeno lago que fica às margens do Totumo. Nada como sair do "comum"!

Mini Roteiro
Mini roteiro de viagem em Cartagena de Índias, na Colômbia

Para aproveitar bem Cartagena de Índias fique pelo menos quatro dias.

Comece a viagem conhecendo os atrativos culturais da cidade, numa visita às Muralhas, Centro Histórico e Convento Santo Domingo. Tire o segundo dia para relaxar e se divertir nas belas Ilhas do Rosário.

O terceiro dia é ideal para um bom mergulho nas lamas medicinais do Vulcão Totumo. Aproveita a tarde para visitar a Fortaleza de San Felipe e o Convento da Popa. Já no quarto dia, reserve o seu tempo para descansar nas praias, caminhar na areia, curtir o sol e o clima gostoso que a cidade oferece.

Dicas Importantes
As Bóvedas em Cartagena de Índias, na Colômbia

Aqui você encontra dicas importantes para a sua viagem à Cartagena.

Entrada na Colômbia: brasileiros são isentos do visto por até 90 dias. Tenha em ordem o passaporte válido por seis meses ou a carteira de identidade (RG) com menos de 10 anos de emissão. É obrigatório o Certificado Internacional de Vacina (CIV) contra a febre amarela tomada pelo menos 10 dias antes do embarque.

Sobre a Colômbia: a moeda é o Peso Colombiano, a língua o espanhol, a voltagem é de 110 volts (com tomadas de dois orifícios em forma de barras). Fuso horário: 2 horas atrás do Brasil.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus