Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Carrancas - Minas Gerais

Pontos turísticos de Carrancas, em Minas Gerais

Pontos turísticos de Carrancas

Localizada no sul de Minas Gerais, a cidade de Carrancas está repleta de cachoeiras, rios, grutas, serras e montanhas, cercados por uma natureza exuberante. Descoberta por antigos bandeirantes, o nome Carrancas teve origem a partir de formações rochosas que se assemelhavam a duas caras feias se olhando, similares à carrancas. A cidade também oferece as delícias da cozinha mineira, além do belíssimo artesanato local. A seguir o Pacote Fácil oferece passo-a-passo os principais atrativos turísticos de Carrancas.

Complexo da Zilda

Considerado um dos principais atrativos de Carrancas, o Complexo da Zilda está repleto de belezas naturais que incluem cachoeiras, poços, gruta, canyon e pinturas rupestres. Com paisagens impressionantes, o complexo é formado pela Cachoeira da Zilda, Escorregador da Zilda, Gruta da Zilda, Racha da Zilda, as Pinturas Rupestres, além da Cachoeira dos Anjos, Cachoeira dos Índios, entre outras. Segundo conta a lenda, Zilda era o nome da filha de Carrancas, e uma das mais belas jovens da região, que nos finais de tarde era vista se banhando nua nas águas das cachoeiras. O Complexo da Zilda possui um percurso de cerca de 4 quilômetros repleto de aventuras.

Racha da Zilda

Um dos cenários mais impressionantes de Carrancas, a Racha da Zilda é um magnífico cânion, ou fenda alagada, que esconde uma das mais deslumbrantes paisagens da região. Considerada uma verdadeira aventura, o acesso ao cânion só pode ser feito mergulhando nas águas de uma bela cachoeira, que cai para dentro da fenda. Sua beleza fascinante é a recompensa pela complexa travessia que conduz à Racha da Zilda. Para chegar ao cânion percorre-se um trajeto de cerca de 3 quilômetros de canionismo no rio Capivari, ideal para os mais aventureiros.

Gruta da Toca

Uma das aventuras mais interessantes de Carrancas, a Gruta da Toca intercala momentos de adrenalina e profunda contemplação. Esculpida em rochas de quartzito, a gruta apresenta fendas esculpidas durante milhões de anos, abrigando também incríveis esculturas que mexem com a imaginação de qualquer visitante. A Gruta da Toca possui cerca de 300 metros de travessia, onde além de observar as belas formações rochosas, é possível encontrar pequenos morcegos e animais raros como o peixe cavernícola. Para atravessar a gruta recomenda-se estar acompanhado de um guia local.

Cachoeira da Fumaça

Considerada cartão-postal de Carrancas, a Cachoeira da Fumaça apresenta uma espécie de fuligem ou fumaça, que se desprende de suas águas provocando um belíssimo espetáculo natural. Com um cenário deslumbrante, a cachoeira está rodeada por uma vegetação de beleza singular, além de estar cercada por outras lindas cachoeiras. A aventura começa num dos seus paredões secos, local propício para realizar atividades de rapel sem grandes dificuldades. Para os mais ousados, é possível realizar um cascading por dentro de uma das quedas da cachoeira.

Cachoeira do Grão Mogol

Localizada na área de uma antiga fazenda do século XVIII, a Cachoeira do Grão Mogol apresenta um dos mais impressionantes visuais de Carrancas. Com águas cristalinas e transparentes, a cachoeira corre por um lindo canyon, cercado da típica vegetação local. A Grão Mogol oferece dois belos poços para mergulho, além de abrigar parte da história da região, observada nos antigos muros de pedras, construídos por escravos da fazenda. Para chegar à cachoeira é preciso caminhar por uma trilha de fácil acesso em meio à exuberante fauna e flora da região.

Cachoeira do Salomão

Com uma das mais belas vistas, a Cachoeira do Salomão é ideal para quem deseja apreciar o magnífico cenário de serras e montanhas de Carrancas. Localizada no Complexo da Ponte, a cachoeira proporciona um ambiente tranquilo e mais reservado, além da refrescante queda d'água que oferece uma deliciosa massagem natural. A Cachoeira do Salomão possui um poço mais raso, mas suas paredes apresentam pequenos degraus, onde é possível sentar-se debaixo da queda e relaxar em meio à encantadora natureza local.

Poço do Coração

Considerado um dos cenários mais inusitados de Carrancas, o Poço do Coração é formado por um conjunto de dois belos poços, sendo o menor deles em formato de coração. Com magníficas formações rochosas, o ambiente é perfeito para refrescantes mergulhos, onde é possível atravessar de um poço ao outro por uma fenda submersa na rocha. O Poço do Coração ainda abriga escorregadores naturais, além de estar cercado por uma linda vegetação. O acesso ao poço é feito por uma trilha leve, onde é comum encontrar micos, tucanos, capivaras e até pequenos cervos no caminho.

Foto da autora do site

Ana Golfetto Masella


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

Dicas por e-maildicas por e-mail

comments powered by Disqus