Aqui você encontra tudo fácil

Pacotes de viagem

Destinos turísticos

Passeios e excursões

Figura com sol, mar e coqueiros

Carnaval 2018: roteiros de viagem

Máscara e serpentinas de Carnaval

Por Ana Golfetto Masella

Os melhores roteiros para viajar no Carnaval

O Carnaval brasileiro é conhecido por ser uma das festas mais animadas do planeta.

É no Rio de Janeiro que acontece um dos maiores eventos do país. As passarelas do sambódromo se abrem para os desfiles. As ruas ficam repletas de blocos carnavalescos e os clubes organizam grandes bailes. A Cidade Maravilhosa oferece o maior Carnaval do mundo.

Mas é em Salvador que acontece o melhor Carnaval de rua. A festa baiana atrai milhões de turistas, que lotam as ruas embalados ao ritmo da folia. Num evento que dura seis dias, o destaque fica por conta dos trios-elétricos e shows com artistas renomados.

Já o Carnaval mais típico você vai encontrar em Minas Gerais. As antigas tradições carnavalescas prevalecem nas Cidades Históricas de Minas, onde as fantasias são artesanais, os clubes organizam bailes de máscaras e os foliões se reunem nas praças para sair tocando as tradicionais marchinhas pelas ruas das cidades.

Como surgiram as escolas de samba no Rio de Janeiro

"Os blocos carnavalescos, servindo como diversão às camadas mais pobres da sociedade (moradores dos subúrbios), transformaram-se em ingredientes necessários à formação das escolas de samba." - parte do artigo História do Carnaval, do site Carnaval do Brasil

As escolas de samba do Rio de Janeiro ocupam hoje o lugar de "maior espetáculo" do Carnaval brasileiro. Através de uma rápida ascensão na vida cultural carioca, as escolas de samba destacaram-se servindo como uma conexão entre as diferentes camadas sociais.

Em fevereiro de 1932, surgia a primeira disputa entre as escolas de samba organizada pelo jornalista Mário Filho. Daí em diante, os desfiles foram se aprimorando até o Carnaval carioca ser reconhecido como um dos maiores eventos do planeta.

Veja também: