Aqui você encontra tudo fácil

Pacotes de viagem

Destinos turísticos

Passeios e excursões

Figura com sol, mar e coqueiros

Carnaval 2018 em Florianópolis

Serpentinas de Carnaval

Por Ana Golfetto Masella

Atrações e tradições do Carnaval em Floripa

1. Como aproveitar o Carnaval em Florianópolis?

2. Quais as principais tradições carnavalescas da ilha?

Floripa é um ótimo destino para curtir o feriado de Carnaval com intensidade.

Para os adeptos da folia, existem diversas alternativas de diversão. Nos bairros do Centro, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui você encontra um Carnaval de rua bem tradicional, onde os blocos reúnem moradores e turistas em uma grande festa.

Enquanto isso, os clubes oferecem um autêntico Carnaval de salão com animados bailes à fantasia. Os eventos contam com bandas tocando marchinhas e sambas-enredos que divertem o público com suas diferentes performances.

Já o tradicional desfile das escolas de samba acontece na passarela do Nego Quirido. O espetáculo das escolas locais promovem um verdadeiro show no sambódromo.

Para quem prefere um Carnaval diferente, a dica é curtir as festas badaladas que agitam as praias. As casas noturnas também oferecem uma programação alternativa, que foge do tradicional samba carnavalesco. Ou você pode simplesmente não ir à festa nenhuma, só descansar e aproveitar as praias e a natureza da região!

A cultura carnavalesca na ilha

O Carnaval de rua é a forma mais tradicional de folia na ilha de Santa Catarina. Nesse período, as comunidades produzem bonecos e alegorias para celebrar a festa e decoram as suas ruas com caminhos coloridos como forma de sinalizar o percurso dos blocos carnavalescos. A valorização da cultura manézinha está fortemente presente em seus sambas-enredos.

A abertura oficial do Carnaval começa com a Festa do Berbigão do Boca. Seu curioso nome é uma mistura do prato mais popular da ilha, o berbigão, com um famoso folião, o Boca.

Veja também: