Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Canela - Rio Grande do Sul

Guia de viagem de Canela, no Rio Grande do Sul
Charme e cultura em sintonia com a natureza

Canela é conhecida como a Capital Brasileira do Ecoturismo. É um destino para contemplar as belezas naturais e praticar atividades esportivas e de ecoturismo, ao mesmo tempo em que visita museus e se farta nas lojas de chocolates artesanais.

Nessa região abençoada pela natureza e paisagens exuberantes, você pode apreciar as montanhas, cânions e florestas de araucárias que contrastam com o céu de azul intenso.

A cidade também surpreende pela encantadora arquitetura de estilo enxaimel (herança dos alemães), que dá um charme todo especial ao lugar. Os programas culturais e o friozinho do inverno são alguns dos maiores destaques desse roteiro.

Quando ir
Neve em Canela, no Rio Grande do Sul

A melhor época para visitar Canela é muito pessoal. O clima da região é subtropical, com temperatura média anual variando em torno de 18º C.

O inverno é a melhor época para viajar à dois, no aconchego de uma lareira e um bom vinho. É também a estação do Festival Internacional de Teatro de Bonecos, que acontece no mês de junho.

De novembro a dezembro, você pode apreciar o espetáculo Sonho de Natal e a belíssima decoração natalina da cidade. Já para praticar o trekking e outros esportes, o ideal é viajar nos meses de verão e primavera.

O que fazer
Teatro de Bonecos em Canela, no Rio Grande do Sul

Canela apresenta diversos parques com atividades de ecoturismo e aventura, além de inúmeros atrativos culturais.

Nos parques é possível fazer caminhadas ecológicas, rapel, tirolesa, arvorismo, escalada, entre outras atividades. Do alto de mirantes, você contempla paisagens e belezas naturais de tirar o fôlego.

Há também os programas culturais com visitação à museus, degustações de vinhos em vinícolas e compras de vestuário, artesanato e artigos de decoração.

Onde ficar
Hospedagem em Canela, no Rio Grande do Sul

A hospedagem em Canela oferece ótima infraestrutura, além de ambientes super aconchegantes.

Os hotéis do Centro permitem um melhor deslocamento e acesso fácil a mercados, farmácias, lojas e atrativos turísticos. É uma boa opção para quem gosta de fazer tudo a pé. Já os hotéis e pousadas nos arredores proporcionam tranquilidade e contato com a natureza.

Alguns estabelecimentos estão equipados com lareiras, criando um clima romântico para os casais. Mas todos possuem calefação devido às temperaturas muito baixas do inverno.

Como chegar
Lojas de decoração em Canela, no Rio Grande do Sul

A melhor forma de chegar à Canela é viajar de avião até Porto Alegre, a partir de qualquer capital do Brasil. Há vôos regulares ao Aeroporto Internacional Salgado Filho (POA) de várias cidades do país e do exterior.

A cidade está a duas horas de viagem de Porto Alegre. Do aeroporto saem ônibus da Viação Citral até Canela (132 km); uma outra opção é alugar um carro. Alguns hotéis oferecem traslados gratuitos ou mais acessíveis para transporte.

Se preferir viajar de ônibus, a Viação Nossa Senhora da Penha parte de diversas cidades do país até a bela região da Serra Gaúcha.

O que comer
Culinária típica de Canela: apfelstrudel

A culinária de Canela sofreu fortes influências da cozinha alemã e da italiana.

Nos restaurantes, você encontra comidas típicas como o churrasco gaúcho, o galeto e a sequência de fondues. Como sobremesa, o apfelstrudel (torta de maçã) acompanhado de creme de nata ou de sorvete e os vários tipos de chocolates. Não deixe de experimentar o chimarrão, uma bebida quente típica do gaúcho.

Os cafés coloniais são uma grande herança alemã, onde se servem diferentes tipos de pães, bolos, salgados, doces, geléias. Tudo bem caseiro e fresquinho. A variedade é grande, então, muita calma!

Roteiro ou excursão?
Estação Sonho Vivo em Canela, no Rio Grande do Sul

Se você é uma pessoa que gosta de curtir os passeios no seu ritmo, o melhor é optar por uma viagem independente, onde você é quem comanda o próprio roteiro. Neste caso, esse guia oferece as informações básicas para você viajar.

Já, se busca a comodidade e não tem tempo de planejar, opte por comprar um pacote de viagem para Canela. Este guia fornece à você várias ofertas de pacotes.

Pode ser que você procure outras companhias para viajar. A dica é se inscrever no grupo Amigo Viajante e ficar atento às excursões e passeios, ou até postar um convite para uma viagem.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus