Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Caminho de Santiago

Caminho de Santiago, na Europa
Todos os caminhos levam à Santiago

O Caminho de Santiago, na verdade, não é um único caminho, mas vários. O ponto em comum entre eles é que todos levam à Santiago de Compostela, onde repousam os restos mortais do Apóstolo São Tiago. Daí, a origem do nome da cidade.

Milhares de peregrinos percorrem o Caminho de Santiago todos os anos. Cada qual com seu motivo, seja ele espiritual, por desafio, turismo, saúde, praticar línguas, entre muitos outros. No percurso, é possível conhecer novos lugares, paisagens, pessoas, culturas e passar por diferentes situações. Ao final, a experiência adquirida é imensurável!

Aqui você encontra as informações sobre as rotas de peregrinação à Santiago.

Caminho Francês
Caminho Francês no Caminho de Santiago, Europa

O Caminho Francês é o de maior tradição histórica e fama internacional.

É considerada a rota com melhor infraestrutura e onde o peregrino encontra a maior quantidade de cerimônias religiosas, concentração de arte românica, mosteiros, igrejas, fontes, pontes e uma paisagem belíssima.

A rota conta com cerca de 800 km, saindo da cidade de Saint Jean Pied de Port, sul da França, e atravessando os Pirineus para entrar em Roncesvalles, norte da Espanha. Daí em diante, percorre várias cidades e povoados até entrar na região da Galícia.

Acesse o mapa indicado e faça também o download do Guia Xacobeo da Galícia.

Caminho Português
Caminho Português no Caminho de Santiago, Europa

O Caminho Português é conhecido como um dos percursos mais antigos.

Há indícios de que tenha surgido no período medieval, em meados do século XII. As peregrinações tiveram uma projeção muito grande nas terras portuguesas, o que resultou em intercâmbios culturais apoiados pelos reis, nobres e alto clero. Essa é considerada uma das rotas de maior potencial histórico e artístico do Caminho.

A rota conta com cerca de 230 km, saindo da cidade do Porto, em Portugal, e indo na direção norte da Península Ibérica, quando entra na região da Galícia.

Acesse o mapa indicado e faça também o download do Guia Xacobeo da Galícia.

Caminho Inglês
Caminho Inglês no Caminho de Santiago, Europa

O Caminho Inglês é considerado a primeira rota de peregrinação marítima.

É um percurso onde se encontram resquícios da antiga peregrinação inglesa, comprovados pela cerâmica, moedas e oferendas ao Apóstolo São Tiago. Essas peregrinações perduraram até o século XVI.

A rota conta com duas variantes, após a viagem de navio. A primeira começa na cidade costeira de Ferrol, na Espanha, e continua até Santiago de Compostela, contando com cerca de 125 km. A segunda sai da cidade costeira de Coruña, contando com cerca de 80 km.

Acesse o mapa indicado e faça também o download do Guia Xacobeo da Galícia.

Caminho a Finisterre
Caminho a Finisterre no Caminho de Santiago, Europa

O Caminho a Finisterre é a rota que conduz aos confins do chamado "velho mundo".

Tradicionalmente, o destino final dos peregrinos é em Santiago de Compostela. Mas essa é uma alternativa interessante para quem quer prolongar a sua viagem e apreciar a costa galega. Finisterre é considerado um lugar místico, de inúmeras crenças e ritos, além de ser conhecido como o Fim da Terra ou Costa da Morte.

A rota conta com cerca de 125 km, saindo de Santiago de Compostela até a costa Galícia, percorrendo cidades e povoados para chegar à Finisterre e Muxiá.

Acesse o mapa indicado e faça também o download do Guia Xacobeo da Galícia.

Credencial do Peregrino
Vieira no Caminho de Santiago, Europa

Os que percorrem o Caminho de Santiago a pé, de bicicleta ou a cavalo têm o direito à Credencial do Peregrino.

Esse é um documento semelhante ao "salvo-conduto" dos peregrinos medievais. É um tipo de passaporte que permite ao portador pernoitar em albergues, monastérios e igrejas do Caminho, devendo ser carimbado em cada local de hospedagem.

Ao chegar à Catedral de Santiago de Compostela, o peregrino deve apresentar a Credencial carimbada para receber a "Compostela". Um certificado escrito em latim que comprova a sua peregrinação na rota.

A emissão da Credencial é gratuita e pode ser adquirida nos albergues do Caminho ou na Associação ACACS-SP.

Dicas ao Peregrino
Paisagem no Caminho de Santiago, Europa

Algumas dicas serão úteis para uma boa peregrinação.

Mantenha na bagagem roupas leves, escuras, fáceis de lavar e que secam rápido. Procure calçar tênis ou botas para caminhadas. Toalhas, capa de chuva e óculos escuros não podem faltar.

Leve um "kit pessoal" com remédios, pomada para assaduras e antiséptico. Não esqueça a escova, pasta de dentes, pente, desodorante, sabonete, absorvente, papel higiênico, aparelho de barbear e protetor solar. O saco de dormir também é outro item imprescindível.

É importante manter o corpo hidratado durante o percurso. Tenha sempre uma garrafa vazia para encher com água.

O peregrino deve conhecer os símbolos do Caminho.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus