Pacote Fácil: seu guia fácil de viagem

Pacotefácil

Seu guia fácil de viagem

Home / Europa / Santiago de Compostela / Caminho de Santiago

Caminho de Santiago

Caminho de Santiago
Todos os caminhos levam à Santiago

O Caminho de Santiago, na verdade, não é um único caminho, mas vários. O ponto em comum entre eles é que todos levam à Santiago de Compostela, onde repousam os restos mortais do Apóstolo São Tiago. Daí, a origem do nome da cidade.

Milhares de peregrinos percorrem o Caminho de Santiago todos os anos. Cada qual com seu motivo, seja ele espiritual, por desafio, turismo, saúde, praticar línguas, entre muitos outros. No percurso, é possível conhecer novos lugares, paisagens, pessoas, culturas e passar por diferentes situações e obstáculos. Ao final, a experiência adquirida é incomparável!

Aqui você encontra as informações sobre as rotas de peregrinação à Santiago.

Caminho Francês
Caminho Francês, Caminho de Santiago

O Caminho Francês é o de maior tradição histórica e fama internacional.

É considerada a rota com melhor infraestrutura e onde o peregrino encontra a maior quantidade de cerimônias religiosas, concentração de arte românica, mosteiros, igrejas, fontes, pontes e uma paisagem belíssima.

A rota conta com cerca de 800 km, saindo da cidade de Saint Jean Pied de Port, sul da França, e atravessando os Pirineus para entrar em Roncesvalles, norte da Espanha. Daí em diante, percorre várias cidades e povoados até entrar na região da Galícia.

Acesse o mapa indicado e faça o download do Guia Xacobeo da Galícia.

Caminho Português
Caminho Português, Caminho de Santiago

O Caminho Português é considerado um dos percursos mais antigos.

Há indícios de que tenha surgido no período medieval, em meados do século XII. As peregrinações tiveram uma projeção muito grande nas terras portuguesas, o que resultou em intercâmbios culturais apoiados pelos reis, nobres e alto clero. Essa é considerada uma das rotas de maior potencial histórico e artístico do Caminho.

A rota conta com cerca de 230 km, saindo da cidade do Porto, em Portugal, e indo na direção norte da Península Ibérica, quando entra na região da Galícia.

Acesse o mapa indicado e faça o download do Guia Xacobeo da Galícia.

Caminho Inglês
Caminho Inglês, Caminho de Santiago

O Caminho Inglês é considerado a primeira rota de peregrinação marítima.

É um percurso onde se encontram resquícios da antiga peregrinação inglesa, comprovados pela cerâmica, moedas e oferendas ao Apóstolo São Tiago. Essas peregrinações perduraram até o século XVI.

A rota conta com duas variantes, após a viagem de navio. A primeira começa na cidade costeira de Ferrol, na Espanha, e continua até Santiago de Compostela, contando com cerca de 125 km. A segunda sai da cidade costeira de Coruña, contando com cerca de 80 km.

Acesse o mapa indicado e faça o download do Guia Xacobeo da Galícia.

Caminho a Finisterre
Caminho a Finisterre, Caminho de Santiago

O Caminho a Finisterre é a rota que conduz aos confins do "velho mundo".

Tradicionalmente, o destino final dos peregrinos é a cidade de Santiago de Compostela. Mas essa é uma alternativa interessante para quem quer prolongar a viagem e apreciar a costa galega. Finisterre é considerado um lugar místico, de inúmeras crenças e ritos, além de ser conhecido como Fim da Terra ou Costa da Morte.

A rota conta com cerca de 125 km, saindo de Santiago de Compostela até a costa Galícia, percorrendo cidades e povoados para chegar à Finisterre e Muxiá.

Acesse o mapa indicado e faça o download do Guia Xacobeo da Galícia.

Credencial do Peregrino
Credencial do Peregrino

Os que percorrem o Caminho de Santiago a pé, de bicicleta ou a cavalo têm o direito à Credencial do Peregrino.

Esse é um documento semelhante ao "salvo-conduto" dos peregrinos medievais. É um tipo de passaporte que permite ao portador pernoitar em albergues, monastérios e igrejas do Caminho, devendo ser carimbado em cada local de hospedagem.

Ao chegar à Catedral de Santiago de Compostela, o peregrino deve apresentar a Credencial carimbada e receber a "Compostela". Um diploma escrito em latim que comprova a sua peregrinação.

A emissão da Credencial é gratuita e adquirida nos albergues do Caminho ou na Associação ACACS-SP.

Dicas ao Peregrino
Dicas ao peregrino

Algumas dicas são úteis para uma boa peregrinação.

Mantenha na bagagem roupas leves, escuras, fáceis de lavar e que secam rápido. Procure calçar tênis ou botas para caminhadas. Toalhas, capa de chuva e óculos escuros não podem faltar.

Leve um "kit pessoal" com remédios, pomada para assaduras e antiséptico. Não esqueça a escova, pasta de dentes, pente, desodorante, sabonete, absorvente, papel higiênico, aparelho de barbear e protetor solar. O saco de dormir é imprescindível.

É importante manter o corpo hidratado durante o percurso. Tenha sempre uma garrafa vazia para encher com água.

O peregrino deve conhecer os símbolos do Caminho.

comments powered by Disqus