Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Cambará do Sul - Rio Grande do Sul

Pontos turísticos de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul

Pontos turísticos de Cambará do Sul

Conhecida como Terra dos Canyons, a cidade de Cambará do Sul abriga um valioso tesouro natural formado por cânions, vales profundos, florestas de araucárias e belíssimas cachoeiras. Município base de dois importantes parques da região, Cambará do Sul é parte integrante do Parque Nacional dos Aparados da Serra e do Parque Nacional da Serra Geral, ambos na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul. A seguir o Pacote Fácil oferece passo-a-passo os principais atrativos turísticos de Cambará do Sul.

Canyon Itaimbezinho

Considerado o mais famoso cânion da região, o Canyon Itaimbezinho é também um dos mais belos e maiores do país. Localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra, o cânion é formado por imensos paredões rochosos que atingem cerca de 720 metros de altura. Suas paredes amareladas e avermelhadas estão cobertas por uma vegetação escassa, onde as inusitadas formações rochosas parecem ter sido "aparadas" minuciosamente. Do alto do desfiladeiro é possível contemplar a imensidão de uma paisagem que parece não ter fim, tal a grandiosidade do local. O acesso ao Canyon Itaimbezinho é feito por diferentes trilhas, dentre as quais se destacam a Trilha do Vértice e a Trilha do Cotovelo, na parte alta, e a Trilha do Rio do Boi, constituída por uma longa caminhada pelo interior do cânion.

Cascata das Andorinhas

Com um cenário indescritível, a Cascata das Andorinhas promove um dos mais belos espetáculos da região. Formada por um grande volume de águas do rio Perdiz, a cascata despenca de uma altura de aproximadamente 700 metros, em direção ao fundo do cânion, para transformar-se numa névoa antes de atingir o solo. Uma das curiosidades do local é observar o entra-e-sai das andorinhas que ali vivem, entre os vãos das rochas da cachoeira - daí o seu nome. Para chegar à Cascata das Andorinhas pega-se a Trilha do Vértice - no caminho para o Canyon Itaimbezinho -, numa caminhada que dura cerca de 40 minutos.

Canyon Fortaleza

Considerado o maior desfiladeiro da região, o Canyon Fortaleza possui cerca de 900 metros de altura, de pura magnitude. Semelhante a uma enorme fenda na terra, o cânion apresenta o formato geológico talhado de tal forma que se assemelha às muralhas de um forte. Suas escarpas estão cobertas por uma vegetaçao verde-escura agarrada às rochas, tendo ao fundo, uma vegetação constituída por imensas e inusitadas folhas. Do alto do desfiladeiro a visão é deslumbrante, podendo-se avistar o mar em dias mais claros. O Canyon Fortaleza localiza-se no Parque Nacional da Serra Geral e seu acesso é feito por três trilhas principais: a Trilha do Mirante, a Trilha da Cachoeira do Tigre Preto e a Trilha da Pedra do Segredo, sendo uma trilha mais fascinante do que a outra.

Pedra do Segredo

Um verdadeiro mistério da natureza, a Pedra do Segredo chama a atenção por apresentar uma curiosa formação rochosa, com características incomuns. Com aproximadamente cinco metros de altura, o bloco monolítico pesa cerca de 30 toneladas e encontra-se perfeitamente equilibrado numa base fina, de apenas cinquenta metros quadrados - à beira de um precipício -, dando a impressão de poder tombar a qualquer momento. O acesso à Pedra do Segredo é feito pela Trilha da Pedra do Segredo (caminho para o cânion), numa caminhada de cerca de 1h10 de percurso, passando pela linda cachoeira do Tigre Preto.

Canyon Churriado

Conhecido como um dos cânions mais selvagens da região, o Canyon Churriado é também um dos mais bonitos, apresentando um visual magnífico. Localizado no Parque Nacional da Serra Geral, o cânion impressiona por suas paredes verticais que chegam a formar ângulos de 90 graus, numa altura que varia entre os 250 a 700 metros. Suas encostas e fendas estão cobertas por uma vegetação rupestre, deixando transparecer seus líquens brancos e bromélias de diversos tamanhos e cores. O acesso ao Canyon Churriado é feito por uma trilha com acompanhamento de guia credenciado do parque, numa caminhada que dura cerca de 3 horas.

Cachoeira dos Venâncios

Considerada a mais famosa da região, a Cachoeira dos Venâncios possui uma beleza ímpar. Formada por uma sequência de quedas d'água do rio Camisas, a cachoeira é conhecida como "Mini Foz do Iguaçu" por assemelhar-se às cataratas do Paraná, só que muito mais baixas. Sua primeira queda impressiona por cair de um paredão de 100 metros de largura, que mais adiante forma poços excelentes para o banho - ideais para relaxar em profundo contato com a natureza. Para chegar à Cachoeira dos Venâncios é preciso passar por uma trilha que oferece o visual lindíssimo dos campos de altitude, numa caminhada que dura aproximadamente 2h30 de percurso.

Lajeado das Margaridas

Verdadeiro recanto para o descanso, o Lajeado das Margaridas é um espaço acolhedor e agradável. Formado pelo rio Camisas, o lajeado possui cerca de 50 metros de extensão, com pequenas quedas d'água e piscinas naturais perfeitas para um refrescante banho. A vegetação local está repleta de árvores nativas, além dos campos ao redor que formam uma bonita área verde, tornando o ambiente ideal para um gostoso piquenique. No Lajeado das Margaridas é possível realizar caminhadas ou passeios à cavalo, num intenso contato com a natureza.

Foto da autora do site

Ana Golfetto Masella


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

Dicas por e-maildicas por e-mail

comments powered by Disqus