Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Caldas Novas - Goiás

Pontos turísticos de Caldas Novas, em Goiás

Pontos turísticos de Caldas Novas

Considerada a maior estância hidrotermal do mundo, Caldas Novas é o grande pólo turístico do estado de Goiás. Famosa pelos poderes medicinais das águas termais, a cidade abriga mananciais que brotam do solo alcançando temperaturas entre 20º a 60ºC. O destaque fica por conta dos clubes, que oferecem piscinas de águas quentes e atividades de recreação, além das lojinhas e feiras de artesanato e a saborosa culinária goiana. A seguir o Pacote Fácil oferece passo-a-passo os principais atrativos turísticos de Caldas Novas.

Lagoa de Pirapitinga

Um dos primeiros pontos turísticos da cidade, a Lagoa de Pirapitinga é também uma das atrações mais procuradas pelos turistas. Com águas extremamente quentes, o lago atinge uma temperatura de 58ºC, onde se pode cozinhar um ovo em poucos minutos. A lagoa é também conhecida como Lagoa Quente e está localizada num parque com excelente infraestrutura. Sua área abriga nascentes com as mais altas temperaturas de Caldas e oferece piscinas naturalmente aquecidas, bosques, quadras esportivas, sauna e camping.

Parque Estadual da Serra de Caldas

Criado para preservar o lençol termal da região, o Parque Estadual da Serra de Caldas abriga várias espécies da flora e fauna do cerrado brasileiro. Com uma beleza impressionante, o parque apresenta cânions, afloramentos rochosos, veredas e cachoeiras, além de importantes nascentes de águas termais. O PESCAN, como é conhecido, oferece duas trilhas para caminhadas: a Cascatinha e o Paredão, conduzindo a cachoeiras e mirantes que descortinam uma linda paisagem. O local ainda dispõe de auditório e guias para os visitantes.

Igreja de Nossa Senhora das Dores

Patrimônio turístico de Caldas Novas, a Igreja de Nossa Senhora das Dores é considerada a construção mais antiga da cidade. Erguida em meados do século XIX, a igreja ainda preserva as características originais, retratando em suas paredes e colunas de madeira os traços de prosperidade à época de sua edificação. A Igreja de Nossa Senhora das Dores, conhecida como Igreja Matriz, está localizada na Praça Central e próxima à Sede da Secretaria de Turismo, além de estar rodeada por bares bem frequentados.

Casarão dos Gonzaga

Importante edifício histórico de Caldas Novas, o Casarão dos Gonzaga é um exemplar da arquitetura típica goiana. Construída no início do século XX, o casarão apresenta portas, janelas e pé direito altos que se destinavam a amenizar o calor. Atualmente, apresenta um acervo de objetos típicos de uma casa da época, como o tear, a carda e a roca, além de abrigar o Centro de Apoio ao Artesão. O Casarão dos Gonzaga oferece exposições de artesanato local como rendas, colchas, tapetes, peças de cerâmica, pinturas e esculturas de artistas regionais.

Balneário Municipal

Erguido no ano de 1910, o Balneário Municipal de Caldas Novas foi construído pelo Major Victor de Ozeda Ala. Antiga casa de banhos particular, o local abrigava duas banheiras de temperaturas diferentes, utilizadas apenas pela família e amigos mais próximos. Somente em 1920 surgiu o Balneário Municipal, considerado o primeiro balneário público, com banheiras e salas individuais. Atualmente, o balneário abriga diversas banheiras e salas individuais, onde o visitante pode realizar relaxantes banhos de imersão e provar chás medicinais.

Lago de Corumbá

Um dos principais atrativos da cidade, o Lago de Corumbá é uma alternativa para quem deseja um pouco de água fria. Com um perímetro bem recortado, o lago é utilizado para a prática de esportes náuticos como o windsurf, além de passeios de lancha, barco e jet-ski. O Lago Corumbá está rodeado de muito verde e belas cachoeiras, contando com bares instalados ao longo de sua orla e servindo como local para a atividade de pesca esportiva, onde chega a sediar campeonatos. O lago ainda abastece a usina hidrelétrica de Corumbá I.

Cachaçaria Vale das Águas Quentes

Interessante ponto de visitação, a Cachaçaria Vale das Águas Quentes é considerada um importante atrativo cultural. Fabricante de aguardentes diferenciados e de qualidade, a cachaçaria produz licores exóticos, capirinhas, coquetéis e cachaças artesanais premiadas internacionalmente. No espaço é possível conhecer todo o processo de fabricação das bebidas, visitar o Museu da Cachaça e degustar drinks variados, além de apreciar sua arquitetura rústica, a capela e passear por jardins floridos e agradáveis.

Foto da autora do site

Ana Golfetto Masella


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

Dicas por e-maildicas por e-mail

comments powered by Disqus