Pacote Fácil: seu guia fácil de viagem

Pacote Fácil

Seu guia fácil de viagem

BUENOS AIRES

Pontos Turísticos de Buenos Aires

Capital da Argentina, a cidade de Buenos Aires é considerada um dos maiores centros urbanos do planeta. Com estilo próprio, a bela capital apresenta largas avenidas arborizadas e imensos espaços verdes, além de ser uma metrópole extremamente cosmopolita, aconchegante e rica em cultura e história. A seguir o Pacote Fácil oferece passo-a-passo os principais pontos turísticos de Buenos Aires.

Cultura e História

Catedral Metropolitana de Buenos Aires
Catedral Metropolitana de Buenos Aires

Principal templo católico de Buenos Aires, a Catedral Metropolitana teve uma origem humilde no século XVI, até alcançar seu edifício atual, ostentando um belo padrão arquitetônico. Com fachada em estilo neoclássico, a catedral foi inspirada em um templo grego clássico: sem torres e com doze magníficas colunas, simbolizando os doze apóstolos de Cristo. No interior, apresenta o aspecto de uma igreja colonial espanhola, exibindo estátuas do século XVIII e uma rica decoração em estilo neorenascentista e neobarroco. Abriga ainda o mausoléu de mármore onde estão guardados os restos mortais do herói argentino General San Martín. Em Buenos Aires: Catedral Metropolitana.

Casa Rosada
Casa Rosada

Sede da Presidência da República Argentina, a Casa Rosada ficou assim conhecida por sua cor rosada. Localizada na área de uma antiga fortaleza, sua cor atribui-se a tintas feitas à base de sangue de vaca, muito usadas à época da construção do edifício. Entretanto, uma outra versão sugere que a cor rosada nada mais é do que a união entre o vermelho e o branco, cores-símbolo de dois importantes partidos políticos da Argentina. Atualmente, a Casa Rosada abriga o Museu da Casa do Governo, além de permitir visitas ao Salão Branco, à Galeria de Bustos e às escadas de honra da França e Itália. Em Buenos Aires: Casa Rosada.

Praça San Martín
Praça San Martín

Considerada uma das mais belas praças da cidade, a Praça San Martín foi cenário da heróica luta do povo portenho contra a segunda invasão inglesa no país. Com uma extensa e agradável área verde, a praça é uma homenagem ao General San Martín, o herói argentino que liderou o exército de Los Andes. No passado, a Praça San Martín intermediou o mercado negro de escravos e foi a única praça de touros de Buenos Aires. Atualmente, é cercada por prédios e monumentos históricos, como o Palácio San Martín, o Monumento aos Caídos nas Malvinas, a Torre dos Ingleses, entre outros. Em Buenos Aires: Plaza San Martín.

La Boca, Caminito
La Boca

Famoso bairro de Buenos Aires, o La Boca apresenta um clima pitoresco devido às excêntricas casas de cores muito vivas, que se transformaram na sua marca registrada. Localizado próximo ao porto, o local foi habitado por estrangeiros, que erguiam as casas com tábuas de madeira, placas e telhas de metal, além de utilizar tintas que sobravam de navios ancorados para pintá-las. As tintas, de cores variadas e vibrantes, possuíam tons vermelhos, laranjas, verdes, azuis e amarelos. Dentre as atrações do bairro estão o Estádio do Boca Juniors e o Caminito, uma pequena passagem povoada por artistas de rua a tangueiros da região. Em Buenos Aires: La Boca.

La Recoleta, Cemitério da Recoleta
La Recoleta

Considerado bairro nobre de Buenos Aires, o La Recoleta abriga diferentes atrativos turísticos da capital federal. Conhecido pelos elegantes edifícios em estilo clássico, o bairro oferece um centro gastronômico premiado internacionalmente, além de filiais das melhores grifes de roupas do mundo. A principal atração da Recoleta é o Cemitério da Recoleta, um dos mais antigos e aristocráticos da América Latina. Seu interior abriga esculturas e majestosos mausoléus, com diferentes estilos arquitetônicos, declarados Patrimônio Histórico Nacional. Em Buenos Aires: La Recoleta.

Puente de la Mujer, Puerto Madero
Puerto Madero

Situado na zona portuária de Buenos Aires, Puerto Madero é um bairro rico em propostas ao turismo. Ponto de encontro de portenhos e turistas, o bairro abriga um vasto complexo cultural e de entretenimento, que funciona na região do antigo porto da cidade, hoje renovado e urbanizado. O complexo é constituído por cinco diques que oferecem centros culturais, anfiteatros, cinemas, instituições de ensino e excelentes espaços gastronômicos. Um dos maiores destaques do local é a Puente de la Mujer, uma inusitada ponte com estrutura que alude à um casal dançando tango - onde o mastro representa o homem e a silhueta curva da ponte, a mulher. Em Buenos Aires: Puerto Madero.

Café Tortoni
Café Tortoni

Considerado um dos principais ícones de Buenos Aires, o Café Tortoni é conhecido como um dos mais tradicionais espaços da cidade. Antigo refúgio de políticos, intelectuais e artistas, o café já foi frequentado por famosas personalidades como Carlos Gardel e Jorge Luís Borges. O Café Tortoni conserva até hoje a estrutura e a decoração do período em que foi fundado, em 1858, e funciona como verdadeiro centro cultural, abrigando uma notável biblioteca e sala de exposições. Há também sala de bilhar e de xadrez, além do espaço do café e o salão de espetáculos, onde acontecem shows de tango com música e dança ao vivo. Em Buenos Aires: Gran Café Tortoni.

Atividades ao Ar Livre

Rosedal, Bosques de Palermo
Bosques de Palermo

Conhecido como o pulmão de Buenos Aires, os Bosques de Palermo são considerados a maior área verde da capital federal. Um dos locais mais bem frequentados da cidade, o parque abriga diversas espécies de árvores, além de jardins, fontes, lagos, pontes, esculturas, restaurantes e cafés. No coração dos Bosques de Palermo está situado o famoso Rosedal, composto por um belíssimo jardim de rosas, um lago, um Pátio Andaluz e o Jardim dos Poetas, que contém bustos dedicados a grandes poetas e escritores. Além de fornecer belos espaços para descanso, o parque ainda oferece locais para caminhar, correr, pedalar e passear de barco. Em Buenos Aires: Parque Tres de Febrero.

Parque Natural Orla Sul
Parque Natural Orla Sul

Considerada a única reserva ecológica de Buenos Aires, o Parque Natural Orla Sul é conhecido como um lugar totalmente silvestre dentro da cidade. Com grandes extensões verdes, o parque abriga árvores centenárias, calçadas espaçosas e praças, além de inúmeras esculturas e monumentos, dentre os quais se destacam o Monumento ao Plus Ultra e a Fuente de las Nereidas, uma linda obra em mármore que representa o nascimento de Vênus. O parque oferece espaços para caminhadas, corridas e pedaladas, além de trilhas, onde é possível encontrar belas espécies de plantas e animais silvestres como perdizes, capivaras, entre outros. Em Buenos Aires: Parque Natural Costanera Sur.

Compras

Galerias Pacífico
Galerias Pacífico

Uma das mais suntuosas galerias da América Latina, a Galerias Pacífico é considerada a valiosa jóia arquitetônica e artística de Buenos Aires. Inspirada num modelo de Paris, a galeria apresenta imponentes afrescos no teto, de artistas renomados como Spilimbergo, Urruchúa, Colmeiro e Berni, proporcionando um ambiente de muito charme e glamour. A Galerias Pacífico é conhecida como o grande centro comercial e cultural da cidade, abrigando lojas, restaurantes, cafés e salas de escritório. Seu edifício está localizado na famosa Rua Florida, sendo um local ideal para quem deseja fazer compras e passear. Em Buenos Aires: Galerías Pacífico.

Outros Atrativos

Avenida Corrientes Bairro Chinês Biblioteca Nacional Cabildo Campo de Pólo Centro Cultural Borges Centro Cultural Recoleta Centro Ricardos Rojas Delta do Tigre Feira de Mataderos Hard Rock Café Hipódromo Jardim Botânico de Buenos Aires Jardim Japonês Jardim Zoológico de Buenos Aires Igreja do Pilar Livraria Ateneo Mercado de Frutos Museu Carlos Gardel Museu da Cidade Museu de Belas Artes Museu de la Boca Museu Evita Museu José Hernandez Museu Latino-Americano Museu Malba Obelisco Palácio Barolo Passeio Público Planetário Praça da República Praça de Maio Praça Julio Cortazar Quarteirão das Luzes Rua Florida San Telmo Teatro Colón Terra Santa