Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Brotas - São Paulo

Guia de viagem de Brotas, São Paulo
A Capital dos Esportes de Aventura

Brotas é um destino para quem curte adrenalina e fortes emoções. Não é à toa que a cidade é conhecida como a Capital dos Esportes de Aventura.

Nesse surpreendente roteiro paulista, você encontra atividades de todos os tipos. Os programas incluem desde caminhar por trilhas de intensa beleza natural, até praticar esportes radicais em rios, cachoeiras, corredeiras, vales e paredões da região. O difícil é ficar sem fazer nada num lugar como esse!

Mas entre uma aventura e outra, também é possível degustar delícias gastronômicas e comprar bonitas peças de artesanato e souvenirs.

Quando ir
Entardecer em Brotas, São Paulo

A melhor época para visitar Brotas é muito pessoal. O clima da região é tropical, com temperatura média anual variando em torno de 22º C.

O verão é a melhor estação para praticar esportes, como o rafting e o bóia-cross, já que os rios e cachoeiras estão cheios. É também a época em que a cidade recebe mais turistas, influenciando no aumento de preços. Porém, a cheia vai de novembro a maio.

Mas, se quiser gastar menos e curtir a natureza com maior tranquilidade, o indicado é que você viaje num outro momento.

O que fazer
Trilhas em Brotas, São Paulo

Brotas é uma cidade que abriga um grande número de cachoeiras.

São rios, cachoeiras e corredeiras para todos os gostos e atividades. A região oferece os elementos perfeitos para quem quer praticar esportes radicais como o rafting, o canyoning, a canoagem, o bóia-cross, o rapel, a tirolesa, entre outros. Sem contar nas trilhas, que proporcionam agradáveis caminhadas em contato com a natureza.

Outro programa interessante é comprar produtos e souvenirs típicos da fazenda.

Onde ficar
Hospedagem em Brotas, São Paulo

A hospedagem em Brotas é bastante aconchegante.

Os melhores hotéis e pousadas estão no centro da cidade, oferecendo maior comodidade e facilidade nos deslocamentos. Já os hotéis-fazenda e ecoresorts são um pouco mais afastados, mas proporcionam maior interação com a natureza e ótima estrutura de lazer.

Há também a alternativa de se hospedar num chalé, camping e até alugar uma casa ou chácara. Você vai relaxar em meio à natureza, praticar esportes e curtir uma boa noite de descanso. E, quem sabe até um fim de semana romântico!

Como chegar
Esportes de aventura em Brotas, São Paulo

A melhor forma de chegar à Brotas é viajar de avião até São Paulo, a partir de qualquer capital do Brasil. Há vôos regulares ao Aeroporto Internacional do Guarulhos (GRU) de várias cidades do país e do exterior.

No aeroporto você aluga um carro um pega um ônibus da linha executiva Airport Bus Service até a Rodoviária da Barra Funda. De lá partem ônibus da Expresso de Prata para Brotas (253 km). São cerca de 4 horas de viagem.

Para quem já está na capital paulista, basta acessar a Rodovia dos Bandeirantes [SP-348], SP-310 e SP-225 até o trevo de Brotas.

O que comer
Culinária típica de Brotas: cozinha caipira

A culinária de Brotas teve a sua origem puramente na cozinha caipira, onde uma das características mais marcantes é o uso do fogão à lenha no preparo da comida.

Nos restaurantes, você encontra pratos típicos como o leitão à pururuca com torresmo e mandioca, além das verduras e legumes fresquinhos cultivados nas fazendas da região. Como sobremesa, o destaque fica por conta dos doces caseiros (daqueles feitos pela vovó). A tentação é grande, por isso, esteja preparado!

Os melhores restaurantes estão no centro da cidade, em maior concentração na Avenida Mário Pinotti.

Roteiro ou excursão?
Cachoeiras em Brotas, São Paulo

Se você é uma pessoa que gosta de curtir os passeios no seu ritmo, o melhor é optar por uma viagem independente, onde você é quem comanda o próprio roteiro. Neste caso, esse guia oferece as informações básicas para você viajar.

Já, se busca a comodidade e não tem tempo de planejar, opte por comprar um pacote de viagem para Brotas. Este guia fornece à você várias ofertas de pacotes.

Pode ser que você procure outras companhias para viajar. A dica é se inscrever no grupo Amigo Viajante e ficar atento às excursões e passeios, ou até postar um convite para uma viagem.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus