Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Brasília - Distrito Federal

Pontos turísticos de Brasília, no Distrito Federal

Pontos turísticos de Brasília

Capital federal do Brasil, Brasília é um marco mundial da arquitetura e urbanismo modernos. Considerada Patrimônio Cultural da Humanidade, apresenta magníficos projetos arquitetônicos, além de ser uma cidade planejada, construída em apenas 3 anos. Seu planejamento foi elaborado por dois renomados mestres: o arquiteto Oscar Niemeyer e o urbanista Lúcio Costa. A seguir o Pacote Fácil oferece passo-a-passo os principais atrativos turísticos de Brasília.

Praça dos Três Poderes

Considerada um dos principais atrativos da cidade, a Praça dos Três Poderes abriga os três edifícios monumentais que representam os três poderes da República: o Palácio do Planalto (Poder Executivo), o Supremo Tribunal Federal (Poder Judiciário) e o Congresso Nacional (Poder Legislativo). Com um amplo espaço aberto, apresenta importantes esculturas, belas palmeiras imperiais e o Mastro da Bandeira Nacional, considerado o maior mastro de bandeira do mundo medindo 282 metros de altura. Um expressivo jogo de luzes ilumina as colunas dos edifícios à noite, dando a impressão de estarem suspensos no ar.

Palácio do Planalto

Sede do Poder Executivo em Brasília, o Palácio do Planalto é o local onde trabalha o Presidente da República do Brasil. Conhecido como Palácio dos Despachos, o edifício foi projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, apresentando um belo formato de caixa de vidro. Sua fachada impressiona pela pureza das linhas, com destaque para os traços horizontais, onde curvas e retas proporcionam um efeito de grande requinte. Em frente ao edifício, um magnífico espelho d'água harmoniza o cenário, incluindo os belos jardins do renomado paisagista Roberto Burle Marx. Uma atração à parte é a troca de guarda que acontece todos os dias no local.

Palácio da Alvorada

Considerado uma das mais importantes obras da arquitetura de Brasília, o Palácio da Alvorada é a residência oficial do Presidente da República do Brasil. Situado às margens do Lago Paranoá, seu projeto foi inspirado nos princípios de simplicidade e de pureza, característicos de grandes obras da arquitetura. A fachada principal apresenta colunas separadas de dez em dez metros, lembrando redes estendidas numa varanda, como as redes que contornavam as casas de fazenda do Brasil Colonial. Além da área residencial do palácio, o prédio conta com auditório, biblioteca, sala de reuniões e uma piscina olímpica aquecida.

Congresso Nacional

Sede do Poder Legislativo em Brasília, o Congresso Nacional ocupa o lugar de maior destaque na Praça dos Três Poderes. Com arquitetura audaciosa, o conjunto é formado por uma semi-esfera voltada para baixo, o Plenário do Senado, uma segunda semi-esfera voltada para cima, o Plenário da Câmara, além de dois edifícios centrais, onde estão localizados os Gabinetes dos Parlamentares. No interior, o Congresso Nacional abriga um vasto acervo cultural composto por esculturas, painéis, murais, tapeçarias e diversas outras obras, abrangendo os encantadores jardins de inverno de Burle Marx.

Catedral Metropolitana de Brasília

Marca registrada da cidade, a Catedral Metropolitana de Brasília foi projetada para ser um centro religioso ecumênico. Com arquitetura extremamente arrojada, a catedral apresenta formato circular, com 16 pilares curvos entremeando deslumbrantes vitrais. Sua nave está situada abaixo do nível do solo, sendo possível acessá-la por um túnel de paredes pretas, o qual desemboca na chamada "zona de meditação". A Catedral Metropolitana abriga belíssimas obras de arte, com destaque para os três anjos esculpidos por Alfredo Ceschiatti, os painéis de Di Cavalcanti representando a Via Sacra e uma cópia do Santo Sudário.

Memorial JK

Um dos mais importantes pontos de Brasília, o Memorial JK foi construído em homenagem à Juscelino Kubitschek, idealizador e fundador da cidade. Projetado por Oscar Niemeyer, o memorial apresenta ambiente sóbrio, com decoração e iluminação especiais. A principal atração do museu é a reconstituição da biblioteca original de JK, incluindo uma coleção completa de Shakespeare, presenteada pela Rainha Elizabeth II. Na Câmara Mortuária encontram-se os restos mortais de Juscelino Kubitschek, além da casaca e faixa presidenciais, condecorações, medalhas e demais objetos pessoais do ex-presidente.

Torre de TV

Conhecida como um dos principais pontos turísticos de Brasília, a Torre de TV é uma das maiores da América Latina. Projetada pelo urbanista Lúcio Costa, a torre foi planejada para oferecer uma visão panorâmica e privilegiada de quase toda a cidade. Do alto do seu mirante é possível avistar diversos pontos da região, como o Estádio de Brasília, o Parque da Cidade e o Centro de Convenções, além de proporcionar uma magnífica vista do pôr-do-sol. Aos finais de semana e feriados acontece a tradicional feira de artesanato ao entorno da torre.

Lago Paranoá

Formado pelas águas represadas do rio Paranoá, o Lago Paranoá é considerado o maior patrimônio ambiental de Brasília. Como parte integrante do projeto urbanístico da cidade, foi concebido para compor a paisagem da capital federal à época de sua construção. Sua orla apresenta praias artificiais, como a Prainha e o Piscinão do Lago Norte, além de bares e restaurantes. A área do lago é também utilizada para lazer, recreação e atividades esportivas como canoagem, iatismo e esqui aquático, sendo, inclusive, palco para a disputa de regatas.

Parque da Cidade

Considerado o maior parque urbano do mundo, o Parque da Cidade é um dos principais locais para praticar atividades ao ar livre em Brasília. Com uma extensa área de lazer, oferece quadras esportivas, pistas para corrida, caminhada e patinação, ciclovia, equipamentos de ginástica, centro hípico, kartódromo e parque infantil. O paisagismo é de autoria de Burle Marx e os sanitários são ornamentados com azulejos do artista Athos Bulcão. Seu nome oficial, Parque Sarah Kubitschek, é uma homenagem à esposa do ex-presidente Juscelino Kubitschek.

Foto da autora do site

Ana Golfetto Masella


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

Dicas por e-maildicas por e-mail

comments powered by Disqus