Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Bonito - Mato Grosso do Sul

Pontos turísticos de Bonito, no Mato Grosso do Sul

Pontos turísticos de Bonito

Considerado um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil, o município de Bonito, no Mato Grosso do Sul, apresenta uma infinidade de atrações ecológicas. Como o próprio nome já diz, Bonito é rico em em belezas naturais e paisagens belíssimas, abrigando centenas de cachoeiras, lagos, rios, cavernas, grutas e paredões rochosos. A região é ideal para a prática de esportes ou para quem simplesmente deseja contemplar a natureza. A seguir o Pacote Fácil oferece passo-a-passo os principais atrativos turísticos de Bonito.

Abismo Anhumas

Um dos mais belos pontos turísticos de Bonito, o Abismo Anhumas é uma fenda na rocha que dá acesso a uma caverna, utilizando técnicas verticais de rapel. Com cerca de 72 metros de profundidade, a fenda possibilita a entrada numa das mais lindas cavernas da região, que abriga um lago de águas cristalinas e um salão com espeleotemas esculpidos há milhares de anos. No interior da caverna é possível fazer passeios de bote, praticar mergulho e flutuação, além de observar espeleotemas de diferentes formas. A fim de preservar a caverna, as visitas são limitadas a dezoito pessoas ao dia.

Gruta do Lago Azul

Famoso cartão-postal de Bonito, a Gruta do Lago Azul possui uma beleza extraordinária, além do imenso valor histórico. Com aspecto de uma catedral gótica, a gruta apresenta espeleotemas de inúmeras formas que são considerados verdadeiras esculturas naturais. No interior, um lago de águas azuladas deixam o local ainda mais harmonioso, onde raios solares atravessam as rochas formando uma paisagem indescritível. A Gruta do Lago Azul é conhecida como uma das maiores cavidades inundadas do planeta, tendo sido tombada como Monumento Natural. O acesso à gruta é feito por uma escada rústica de cerca de 200 metros.

Boca da Onça

Passeio com interessantes atrativos naturais, a Boca da Onça é uma caminhada que passa por trilhas no meio da mata preservada. Com um trajeto bastante agradável, o passeio apresenta diversas cachoeiras e piscinas naturais, onde é possível relaxar e tomar banhos nas refrescantes águas cristalinas da região. O ponto alto do percurso é a imensa Cachoeira Boca da Onça, com cerca de 156 metros de queda, sendo considerada a mais alta do estado do Mato Grosso do Sul. O retorno é feito por uma escadaria de 866 degraus construída ao longo de um paredão de calcário. A caminhada à Boca da Onça tem cerca de 4,5 quilômetros.

Lagoa Misteriosa

Considerado um dos atrativos mais impressionantes, a Lagoa Misteriosa é conhecida como uma das maiores cavernas inundadas do Brasil. Com uma transparência e profundidade indescritíveis, a lagoa possibilita a visão de dois abismos de um azul intenso, além de depósitos de areia branca, de troncos caídos e peixes que brilham com os feixes de luz a uma profundidade de 220 metros. A Lagoa Misteriosa está localizada no fundo de uma dolina com cerca de 75 metros de profundidade, similar a um buraco coberto de vegetação. A Lagoa Misteriosa é um dos melhores lugares do país para praticar o mergulho e flutuação.

Rio Sucuri

Um dos rios mais cristalinos da região, o Rio Sucuri apresenta uma transparência impressionante e uma exuberância de peixes multicoloridos. Com uma leve correnteza, o rio oferece o ambiente propício para a flutuação com snorkel, sendo possível observar toda a fauna e flora subaquática. O passeio ao Rio Sucuri começa com uma agradável caminhada pela mata ciliar, numa trilha que conduz à sua nascente. No local, mirantes oferecem uma paisagem incrível, onde o azul das águas se harmoniza ao verde da vegetação, dando a impressão de uma verdadeira obra de arte. A descida do Rio Sucuri pode ser feita de barco ou por flutuação.

Parque Ecológico Rio Formoso

Local de inúmeras atrações, o Parque Ecológico Rio Formoso oferece diferentes opções de lazer e passeios ecológicos. Com um conjunto natural harmonioso, o parque apresenta cachoeiras, piscinas naturais, grutas e trilhas, propiciando gostosos momentos em intenso contato com a natureza. O principal passeio do parque consiste numa caminhada por trilha na mata ciliar, cujo percurso conduz ao Rio Formoso. A descida do rio é feita através de mergulho e flutuação, com profundidade que alcança até cinco metros, sendo possível observar belos cardumes de peixes, entre algas e troncos submersos.

Parque Ecológico Baía Bonita

Considerado um pedaço do paraíso, o Parque Ecológico Baía Bonita abriga o famoso Aquário Natural de Bonito. Com águas extremamente cristalinas, a Baía Bonita é um verdadeiro aquário natural, onde peixes ornamentais e plantas aquáticas fazem parte de um conjunto harmonioso de imensa beleza. O passeio pelo Parque Ecológico é composto de uma caminhada por trilha, piscinas naturais e cachoeiras, sendo a Baía Bonita sua principal atração. Na nascente da baía é possível fazer flutuação num percurso de 900 metros, além de pular numa cama elástica dentro do rio e deslizar por uma carretilha que desemboca na água.

Recanto Ecológico Rio da Prata

Uma verdadeira atração ecológica, o Recanto do Rio da Prata é um conjunto de grande beleza natural. Com uma rica fauna e flora, o recanto é constituído por belíssimas trilhas e rios de águas cristalinas. No percurso da trilha é possível observar macacos, pássaros e lindas árvores nativas, através de um passeio que conduz à nascente do Rio Olho D'água. No local é realizada a atividade de flutuação, que continua num passeio subaquático, percorrendo 2 quilômetros de suave correnteza, até o encontro com as águas do Rio da Prata. No rio há duas opções de atividades: continuar flutuando ou embarcar em um pequeno barco.

Foto da autora do site

Ana Golfetto Masella


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

Dicas por e-maildicas por e-mail

comments powered by Disqus