Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Belo Horizonte - Minas Gerais

Pontos turísticos de Belo Horizonte, em Minas Gerais

Pontos turísticos de Belo Horizonte

Capital de Minas Gerais, Belo Horizonte foi considerada a primeira cidade planejada do país. Chamada no passado de Cidade Jardim, a capital mineira já abrigou extensos parque e praças. Hoje é popularmente conhecida como Cidade Boêmia por abrigar uma ampla variedade de bares e botecos com diferentes estilos e atrações. A seguir o Pacote Fácil oferece passo-a-passo os principais atrativos turísticos de Belo Horizonte.

Igreja de São Francisco de Assis

Monumento Cultural de Belo Horizonte, a Igreja de São Francisco de Assis faz parte do magnífico complexo da Pampulha. Considerada um dos mais famosos cartões-postais da cidade, a igrejinha, como ela é conhecida, apresenta uma belíssima arquitetura de linhas curvas arrojadas, fazendo alusão às montanhas de Minas Gerais. Na fachada externa é possível apreciar o fascinante painel de azulejos do artista Cândido Portinari, além dos jardins do paisagista Burle Marx e esculturas de Alfredo Ceschiatti. No interior da igreja existem quatorze painéis de Portinari retratando a Via Sacra.

Casa do Baile

Diferenciada por suas formas sinuosas, a Casa do Baile chama a atenção pela beleza de sua arquitetura. Projetada pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, foi um dos principais salões de dança da capital à época de sua inauguração. O espaço faz parte do complexo da Pampulha, sendo construído numa interação total com o ambiente. Sua marquise arrojada e repleta de curvas, lembram as margens ao entorno da lagoa. Atualmente, funciona como Centro de Referência de Urbanismo, Arquitetura e Design, apresentando exposições temporárias, além de sediar eventos e seminários sobre urbanismo e arquitetura.

Museu de Arte da Pampulha

Antigo cassino da cidade, o edifício que hoje abriga o Museu de Arte também faz parte do belo complexo arquitetônico da Pampulha. Concebido por Oscar Niemeyer, sua construção foi inspirada nos princípios do arquiteto francês Le Corbusier. Seus jardins são de autoria de Burle Marx e decorados com esculturas dos artistas Ceschiatti, Zamoyski e José Pedrosa. O Museu de Arte da Pampulha abriga um acervo expressivo, contendo obras de artistas como Di Cavalcanti, Alfredo Volpi e Guignard, além de mostras de Arte Contemporânea Brasileira. No local funciona também uma biblioteca, loja de souvenier e uma aconchegante cafeteria.

Lagoa da Pampulha

Um dos maiores ícones de Belo Horizonte, a Lagoa da Pampulha é uma lagoa artificial com cerca de 18 quilômetros de perímetro. Formando um harmonioso complexo arquitetônico, sua orla abriga importantes construções da cidade, como a Igreja, a Casa do Baile, o Museu de Arte e o Iate Tênis Clube. O complexo da Pampulha foi erguido durante a gestão de Juscelino Kubitschek, quando prefeito da cidade, e tornou-se um marco artístico internacional, além de referência da Arquitetura Moderna Brasileira. Seu conjunto ainda conta com pistas para caminhada e ciclismo e áreas de lazer e entretenimento.

Praça do Papa

Localizada num dos pontos mais altos da cidade, a Praça do Papa foi construída numa altitude de cerca de 1.100 metros, de onde é possível ter uma linda vista da região e montanhas ao redor. Tombada e eleita como um símbolo oficial de Belo Horizonte, a praça homenageia o Papa João Paulo II que visitou a cidade em 1980 e lá usou a expressão que ficou famosa: "que belo horizonte!". A praça apresenta um bonito gramado, com áreas de lazer e esportes, além do monumento erguido para celebrar a visita do Papa. O local também sedia importantes manifestações religiosas, shows musicais e espetáculos de dança e teatro.

Rua do Amendoim

Considerada a mais curiosa atração de Belo Horizonte, a Rua do Amendoim apresenta um interessante fenômeno ótico. Nessa suave ladeira, os carros estacionados parecem subir ao invés de descerem a rua. Basta prestar atenção à topografia para perceber que o que parece uma descida é, na verdade, uma subida que produz uma ilusão de ótica. O ideal é conferir o fenômeno pessoalmente. Ao estacionar o carro no local, desligue o motor e desengate a marcha soltando o freio de mão: o carro irá subir sozinho. Apesar de conhecida popularmente como Rua do Amendoim, seu nome oficial é Rua Professor Otávio Magalhães.

Parque Municipal das Mangabeiras

Um dos maiores parques urbanos do país, o Parque Municipal das Mangabeiras abriga parte da exuberante Serra do Curral. Considerado um local de preservação de várias espécies de plantas e animais, o parque conta com amostras que abrangem desde gramíneas, orquídeas e árvores como a quaresmeira, até animais como o mico-estrela, quatis e diferentes aves. O Parque das Mangabeiras funciona como centro de pesquisa e educação ambiental, além de oferecer atividades culturais e de lazer, como as trilhas Roteiro das Águas, que permite a observação de nascentes; o Roteiro da Mata, que passa por um belo mirante; e o Roteiro do Sol, procurado por atletas que se encantam com o Parque Esportivo.

Parque Nacional da Serra do Cipó

Consagrado como um dos mais importantes destinos ecoturísticos do país, o Parque Nacional da Serra do Cipó apresenta um espetáculo visual de rara beleza. Antigo caminho de bandeirantes, o parque abriga uma inusitada cadeia de montanhas, cujo agrupamento de rochas possui formato de lanças apontadas para o céu. O parque preserva uma riquíssima fauna e flora, com espécies ameaçadas de extinção, além de apresentar canyons, paredões, cachoeiras, rios e uma importante herança arqueológica, onde é possível observar desenhos feitos por povos primitivos há mais de cinco mil anos. Por estar próximo à Belo Horizonte, o parque é um dos preferidos para a prática de esportes de aventura, podendo ser acessado somente à pé, à cavalo ou de bicicleta.

Foto da autora do site

Ana Golfetto Masella


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

Dicas por e-maildicas por e-mail

comments powered by Disqus