Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Angra dos Reis - Rio de Janeiro

Pontos turísticos de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro

Pontos turísticos de Angra dos Reis

A bela baía de Angra dos Reis possui 365 ilhas e cerca de 2.000 praias paradisíacas, além da diversificada e colorida biodiversidade marinha da região. A seguir o Pacote Fácil oferece passo-a-passo os principais atrativos turísticos de Angra dos Reis.

Praia do Bonfim

Com águas muito calmas e areias claras e finas, a Praia do Bonfim possui encostas com uma bela e densa vegetação nativa que delimita a sua área. A esplêndida praia, de águas verdes e transparentes, é bastante movimentada e uma das mais frequentadas pela comunidade local e por turistas nos finais de semana e feriados, além de ser muito procurada pelos adeptos de atividades esportivas como o futebol e o vôlei de praia. Ao longo de sua extensão a praia é ocupada por bonitos condomínios e residências de veraneio. Sobressaindo-se ao cenário da praia, encontra-se uma pequena ilha, onde está localizada a Ermida de Nossa Senhora do Bonfim, podendo ser alcançada a nado ou a pé nos dias de maré baixa. Construída em 1780, a Igreja do Bonfim realiza todos os anos uma grande festa no mês de maio - mês de aniversário do seu padroeiro -, quando ocorre uma interessante procissão marítima no local. A Praia do Bonfim oferece um excelente restaurante e pousadas aconchegantes ao turista. Possui 300 metros de extensão e fica localizada a 2,5 quilômetros do centro de Angra dos Reis.

Praia da Figueira

A bonita Praia da Figueira, de águas claras e calmas, deve o seu nome à existência de uma grande e antiga figueira no local, que proporciona uma gostosa e refrescante sombra em boa parte de sua pequena área de 150 metros. A Praia da Figueira possui uma vegetação mais espessa, além de inúmeros coqueiros ao longo de sua extensão, que atraem uma grande quantidade de frequentadores, tanto pela beleza do lugar, como pelos gostosos e relaxantes banhos de mar que as suas águas propiciam. Ao seu redor há diversas casas de veraneio que completam o agradável ambiente da praia, onde é possível avistar o Farol da Laje da Figueira e a belíssima Ilha da Gipóia - a segunda maior ilha de Angra dos Reis. O acesso à praia é feito por uma pequena trilha, que está localizada a cerca de 6,5 quilômetros do centro de Angra dos Reis.

Praia do Tanguazinho

Considerada uma das mais lindas praias da Estrada do Contorno, a Praia do Tanguazinho é um cantinho reservado e aprazível. Por ser uma praia bastante tranquila e uma das mais desertas da região é bastante procurada por turistas e visitantes que desejam sossego e um profundo contato com a natureza. A Praia do Tanguazinho possui águas verdes, mornas e transparentes, com areias claras, sendo considerada uma praia ideal para um agradável e relaxante banho de mar. O acesso ao local é feito através de uma pequena trilha na mata, a partir da Estrada do Contorno - que sai do centro de Angra dos Reis. A encantadora praia, com extensão de 200 metros, pertence à Fazenda do Tanguá e está situada a aproximadamente 7,5 quilômetros da região central.

Ilha da Gipóia

Com enseadas estreitas e pequenas, além do seu mar calmo e cristalino, a Ilha da Gipóia é a segunda maior ilha da baía de Angra dos Reis. Com uma bonita e densa vegetação, a ilha apresenta poucas praias, mas as águas intensamente azuis e sua rara beleza são suficientes para encantar todos os turistas e visitantes que visitam o local. A Ilha da Gipóia é uma das mais procuradas na região, sendo considerada um dos melhores pontos de mergulho. Suas praias são bem diferentes entre si; algumas quase desertas, outras bem frequentadas por artistas e pessoas famosas. A ilha conta com excelentes bares e restaurantes, além das diversas traineiras transformadas em bares que servem deliciosos pratos com frutos do mar. No mês de janeiro há uma enorme concentração de barcos para realização de uma procissão marítima, que acontece todos os anos no mesmo local. No caminho para a ilha há também a bela Igreja de Nossa Senhora da Piedade, localizada às margens de uma pequenina praia com águas transparentes e areias brancas. Para o passeio é necessário ter barco próprio, alugado ou utilizar as escunas da região. A Ilha da Gipóia está situada a 30 minutos do centro de Angra dos Reis.

Forte do Leme

Erguido pelo engenheiro militar Rosalvo Mariano da Silva no ano de 1911, o Forte do Leme está envolto numa bela e delicada mata, que contrasta com seus imponentes canhões no excêntrico cenário do forte. Os canhões, nunca utilizados, pertenceram ao Encouraçado Riachuelo - embarcação fora de operação desde o ano de 1950. As ruínas do forte, assim como seus canhões, são parte importante da história e cultura do município de Angra dos Reis. O Forte do Leme está localizado no caminho para uma das mais belas praias do litoral de Angra dos Reis, a praia do Maciel.

Cais de Santa Luzia

Considerado o mais tradicional ponto de partida dos visitantes e usuários para o mar de Angra dos Reis, o Cais de Santa Luzia foi por muitos anos uma das únicas opções de aluguel de embarcações da região, sendo reconhecido hoje como importante marco do município. Do cais o visual é fascinante: uma mistura do intenso verde do mar com o colorido dos diversos barcos ancorados no local. A partir do Cais de Santa Luzia milhões de pessoas já tiveram acesso aos encantos da belíssima baía de Angra dos Reis. Vale a pena conferir o charme de cores e toda a beleza que a atração oferece.

Colégio Naval

Próximo ao centro de Angra dos Reis, o Colégio Naval tem uma das mais belas enseadas da Estrada do Contorno, a enseada Batista das Neves. Ao fundo - e em contraste com a magnífica construção do colégio - é possível avistar parte da exuberante Mata Atlântica da região. Erguido no ano de 1914, o prédio do Colégio Naval retrata com detalhes a história do município e da Marinha do Brasil, mantendo até hoje a estrutura das mais tradicionais escolas do mundo, sendo, inclusive, o palco de inúmeras celebrações anuais, como o Dia do Marinheiro, comemorado no dia 13 de dezembro. O Colégio Naval ainda mantém seu ritual diário de hasteamento da bandeira brasileira, que acontece às 8 horas da manhã, e o ritual de arriamento, que acontece às 17 horas da tarde, tendo como fundo um magnífico pôr-do-sol de Angra dos Reis.

Foto da autora do site

Ana Golfetto Masella


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

Dicas por e-maildicas por e-mail

comments powered by Disqus