Pacote Fácil head banner

Pacotefácil

SEU GUIA FÁCIL DE VIAGEM

Amazonas

Atrativos naturais do Amazonas
Atrativos Naturais do Amazonas

O Amazonas é conhecido por possuir duas grandes riquezas: a maior floresta tropical (Floresta Amazônica) do planeta e uma das maiores bacias hidrográficas (Bacia Amazônica), constituindo um patrimônio de valor inestimável.

A Amazônia é um lugar para se desvendar os mistérios e energia que emanam da natureza. Sua biodiversidade é abundante, produzindo aromas, cores, sons e texturas fascinantes (não é à toa que é considerada o "Pulmão do Mundo"!). Portanto, esteja preparado para a grande aventura: acesse nossos manuais de sobrevivência na selva.

Aqui você encontra alguns dos principais atrativos naturais do Amazonas.

Aldeias Indígenas
Aldeias indígenas do Amazonas

As tribos indígenas estão dentre as mais valiosas heranças do país.

Visitar uma aldeia indígena é uma boa opção para quem quer conhecer de perto a história de povos nativos do Amazonas. É um atrativo onde é possível interagir com os mitos, religião, língua e tradições indígenas.

Num "dia de índio", você vivencia um pouco do estilo de vida dessas comunidades. Alguns roteiros incluem visitar uma aldeia, provar sua culinária, assistir às danças típicas, participar de festividades, conhecer a produção de artesanato, podendo até se hospedar no lugar por um período.

Encontro das Águas
Encontro das águas no Amazonas

O Encontro das Águas é um fenômeno natural de grande e rara beleza.

O espetáculo acontece quando as águas escuras do rio Negro se encontram com as águas barrentas do rio Solimões. A diferença de densidade, temperatura e velocidade dos rios faz com que corram lado a lado num percurso de 6 km, quando passam a formar um único rio, o Amazonas. O visual é simplesmente incrível!

Esse fenômeno pode ser observado todos os dias, através de um tour de barco que reúne outras atividades ao passeio. Com sorte, você ainda avista os botos que habitam a região.

Fauna e Flora
Fauna e flora da Amazônia

A Floresta Amazônica é a maior riqueza brasileira.

É uma floresta fechada, que abriga uma impressionante biodiversidade e aspectos ainda desconhecidos pelo homem.

Um programa interessante é desbravar a flora através de caminhadas pela mata. No trajeto você conhece plantas e árvores exóticos, de várias espécies e tamanhos.

Outro destaque é a observação da fauna amazônica, onde você encontra animais, peixes e aves multicoloridas. Dentre as principais atividades estão a focagem noturna de jacarés e a pesca de piranhas.

Igapós e Igarapés
Igapós e igarapés no Amazonas

O passeio de canoa pelos igapós (planícies inundadas às margens de rios) e igarapés (rios e canais no interior da mata) é uma atração curiosa.

A aventura permite desvendar os mistérios da floresta. Ao penetrar na mata, num completo silêncio, é possível ouvir o canto de aves e sons que emanam do interior da selva. Sem contar nas incontáveis espécies de peixes e animais como macacos e camaleões.

No caminho, você se depara com plantas, árvores e flores exuberantes. Como os raios solares não penetram a mata, a temperatura nos igapós e igarapés é amena.

Mini Roteiro
Mini roteiro de viagem no Amazonas

Para aproveitar bem o Amazonas fique pelo menos sete dias no destino.

No primeiro dia, faça um passeio de canoa pelos igapós e igarapés. O segundo dia é ideal para visitar uma aldeia indígena e interagir com a cultura da região.

Já no terceiro dia faça um tour pela floresta a fim de desbravar a fauna e flora amazônica e manter um profundo contato com a natureza. Separe o quarto dia para apreciar o fenômeno do encontro das águas. Nos dias restantes, a ideia é conhecer os principais pontos turísticos de Manaus, a bela capital do Amazonas.

Outros Atrativos
Outros atrativos no Amazonas

Agora, pode ser que você queira esticar sua viagem. Existem outros atrativos interessantes no estado.

A dica é visitar a cidade de São Gabriel da Cachoeira, onde você encontra diversas comunidades indígenas, lindas praias, morros e trilhas, além de ser a porta de entrada para as excursões ao famoso Pico da Neblina.

Um outro programa é explorar a Estação Ecológica de Anavilhanas, que abriga um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo. Num passeio de barco é possível conhecer as ilhas, lagos, igarapés e observar plantas e animais da região.

Foto da autora do site


Criadora e produtora do site Pacote Fácil, onde elabora guias de viagem sobre os mais de 12 estados brasileiros e 60 destinos que já visitou. Trabalha com internet desde 2008. Exerce as funções de Programadora e Gestora de Conteúdo Web e para Mídias Sociais. Natural da cidade de São Paulo, também escreve sobre vinhos, uma de suas paixões, tendo ministrado cursos de degustação para grupos de enoturismo.

comments powered by Disqus