Aqui você encontra tudo fácil

Pacotes de viagem

Destinos turísticos

Passeios e excursões

Figura com sol, mar e coqueiros

Guia de viagem da África do Sul

Girafa no entardecer

Um país de dois oceanos, três capitais e dos big five

A África do Sul é um destino extremamente exótico. Um lugar perfeito para curtir praias, parques, animais selvagens, reservas naturais, atrativos culturais e históricos.

Esse inusitado país africano é banhado por dois oceanos (Atlântico e Índico) e possui três capitais (Pretória, a capital administrativa; Cidade do Cabo, a legislativa; e Bloemfontein, a judiciária), além de ser a terra dos big five: os cinco mamíferos selvagens de grande porte (leão, elefante, búfalo, leopardo e rinoceronte) mais difíceis de serem caçados pelo homem.

É dividido em nove províncias, onde você encontra atividades diversas como o safári, o balonismo, a exploração de cavernas, o mergulho, o ecoturismo, o enoturismo e por aí vai.

Quando ir

A melhor época para visitar a África do Sul é muito pessoal. O clima do país varia do moderado ao temperado, sendo relativamente seco o ano inteiro.

O verão (de outubro a fevereiro) é ideal para curtir as praias e os esportes. O outono (de fevereiro a abril) tem pouca chuva e calor ameno.

Já o inverno (de maio a julho) é mais intenso nas altas regiões do Cabo, enquanto as planícies ficam forradas de flores na primavera (de agosto a outubro). O período mais propício para o safári é entre os meses de março a novembro.

O que fazer

O país tem pontos turísticos e atrações que não acabam mais, divididos entre nove províncias que oferecem todo o tipo de atividades.

No sul, você se depara com lindas praias, algumas das paisagens litorâneas mais belas do hemisfério sul, além das tentadoras rotas de enoturismo. Enquanto o leste abriga atrações culturais e um aspecto multiétnico.

Já o norte é rico em belezas naturais, onde a aventura fica por conta de inusitados safáris. Na região central é possível apreciar majestosas construções históricas.

Onde ficar

A hospedagem na África do Sul está bem espalhada por suas nove províncias.

Uma forte característica da hospedagem sul africana é a excentricidade, além da diversidade. São hotéis de luxo, resorts, bungalows, spas, chalés, hotéis com serviço "cama e café" e albergues da juventude.

A Cidade do Cabo concentra uma grande quantidade de hotéis de luxo, onde é possível se acomodar com conforto e sofisticação. Já as cabanas e alojamentos rurais são uma boa alternativa para quem está em busca do ecoturismo e dos safáris. Opções é que não faltam!

Praia com casinhas coloridas

O que comer

A culinária sul africana herdou a diversidade presente na cozinha dos indígenas africanos e de seus colonizadores estrangeiros.

As carnes são o forte da culinária africana, que conta com pratos como o braai, um tipo de churrasco; o bobotie, carne picada com cebola e ovos; e o frikkadele, tipo de almôndega de carne. Como sobremesa, você saboreia os koeksisters, massa similar ao bolinho de chuva servida com xarope, e a deliciosa melktert ou torta de leite.

Dentre as bebidas mais tradicionais estão os vinhos sul africanos e o licor de amarula, feito com uma fruta típica conhecida como marula.

Como chegar

A melhor forma de chegar à África do Sul é viajar de avião até Johanesburgo. Há vôos regulares ao Aeroporto de Johanesburgo (JNB) de várias cidades do mundo.

Johanesburgo é o principal centro logístico sul africano. Dependendo de qual for o seu destino, é possível pegar outros vôos para os grandes centros turísticos como Cidade do Cabo, Port Elizabeth e Durban. Todos os aeroportos são servidos por ônibus especiais ou táxis. Há também a opção de alugar um carro e seguir por conta própria.

Uma outra alternativa é viajar em trens de luxo como o Blue Train e o Rovos Rail.

Viagem independente, pacote ou excursão?

Se você é uma pessoa que gosta de curtir os passeios no seu ritmo, o melhor é optar por uma viagem independente, onde você é quem comanda o próprio roteiro. Neste caso, esse guia oferece as informações básicas para você viajar.

Já, se busca a comodidade e não tem tempo de planejar, opte por comprar um pacote de viagem para a África do Sul. Este guia fornece à você várias ofertas de pacotes.

Pode ser que você procure outras companhias para viajar. A dica é se inscrever no grupo Amigo Viajante e ficar atento aos passeios e excursões. Você também pode fazer uma postagem convidando os demais participantes do grupo para uma viagem.

Veja também: