Aqui você encontra tudo fácil

Pacotes de viagem

Destinos turísticos

Passeios e excursões

Figura com sol, mar e coqueiros

Pontos turísticos da África do Sul

Table Mountain na África do Sul

A África do Sul é um país que abriga uma ampla diversidade de recursos naturais. São praias, planícies, montanhas, parques, savanas, cavernas, florestas e paisagens das mais variadas.

Em meio a tantos cenários de encher os olhos, você encontra um patrimônio histórico e cultural repleto de tesouros e antigos povos que remontam há milhares de séculos.

Quer saber o que fazer na África do Sul? Acompanhe a seguir as dicas de pontos turísticos nas principais províncias sul africanas e um pequeno roteiro de viagem.

Eastern Cape

Eastern Cape (Cabo Oriental) é a segunda maior província da África do Sul e abriga uma paisagem diversificada.

Nessa região você encontra as melhores e mais belas praias sul africanas, com destaque para a cidade de Port Elizabeth, onde é possível realizar atividades como o surf, a vela, entre outros esportes aquáticos. Outras atividades incluem participar de safáris, esquiar na neve, praticar o trekking, bungee jumping e visitar a cidade natal do famoso líder Nelson Mandela.

Atrações interessantes: Wild Coast, Parque Nacional Tsitsikamma, Parque Addo Elephant, Museu Nelson Mandela, Estação de Esqui Tiffindell, Vale da Solidão e Ponte Blaauwkrans.

Gauteng

Gauteng é a menor das províncias, mas a mais rica e que possui maior densidade populacional.

Nessa região você conhece cidades como Johanesburgo, Pretória e Soweto, que abrigam uma grande riqueza cultural, além da combinação de um estilo cosmopolita e multicultural. Outras atividades incluem visitar centros musicais, fazer compras e degustar os pratos exóticos da cozinha africana.

Atrações interessantes: Museu do Apartheid, Museum Park, minas subterrâneas de Gold Reef City, World Heritage Site, Kromdraai Caves, cratera do meteorito Tswaing e circuito de artes e artesanato de Magaliesberg.

KwaZulu-Natal

KwaZulu-Natal é a província mais populosa e conhecida como o reino dos zulus.

Numa região que reúne diferentes culturas (africana, européia e indiana), o destaque fica por conta da cosmopolita Durban, onde a modernidade e a sofisticação se completam. Outras atividades incluem curtir magníficas praias, praticar golfe, visitar parques temáticos, conhecer as inusitadas aldeias zulus e apreciar relíquias herdadas de antigas batalhas.

Atrações interessantes: Vale das Mil Colinas, game reserves de Hluhluwe-Umfolozi, Museu Vaukani Collection, patrimônio colonial de Pietermaritzburg, Montes Drakensberg, Costa dos Golfinhos e baía de Sodwana.

Limpopo

Limpopo é a província sul africana mais ao norte e a terra dos místicos baobás.

Nessa região você encontra relíquias preservadas da Idade da Pedra e do Aço, além de antigos territórios que guardam segredos pré-históricos. Seu patrimônio histórico, cultural e natural são de um valor incalculável. Outras atividades incluem o trekking realizado em lindos cenários, participar de safáris em paraísos selvagens e visitar o antigo povo Shona.

Atrações interessantes: Kruger National Park, Vale dos Elefantes, Vale do Makapansgat, tesouros de Mapungubwe, Soutpansberg, artesanato de Gazankulu e Venda, Reserva Natural de Modjadji Cycad e ruínas de Dzata.

Mpumalanga

Mpumalanga é a segunda menor província e um antigo pólo de caçadores e mineiros em busca de fortuna.

Numa região que abriga um verdadeiro santuário da vida selvagem, o Parque Nacional Kruger, o destaque fica por conta dos safáris (game reserves) e dos big five (leão, elefante, búfalo, leopardo e rinoceronte). Outras atividades incluem reviver a corrida do ouro, explorar cavernas, pesca e esportes de aventura.

Atrações interessantes: minas da aldeia de Pilgrim's Rest, Blyde River Canyon, mirante God's Window, cinturão verde de Sabie, quedas de Berlin e Lisbon, arte do Shangana Cultural Village e do Matsulu Village.

Northern Cape

Northern Cape (Cabo Norte) possui a maior área dentre as províncias sul africanas.

Nessa região você encontra o Parque Nacional de Augrabies Falls, que abriga a segunda maior cachoeira africana num desfiladeiro de granito. Já a área montanhosa de Namaqualand se torna um imenso tapete de flores na estação da primavera. Outras atividades incluem o trekking, os esportes de aventura, os safáris fotográficos e o patrimônio histórico do antigo povo San.

Atrações interessantes: campos de diamantes de Kimberley, deserto do Kalahari, Richtersveld National Park, Kgalagadi Transfrontier Park, caverna Wonderwerk e Estação Moffat Mission.

North-West

North-West está no centro-norte e próxima às grandes cidades sul africanas.

Nessa região rica em história e cultura, você encontra o patrimônio de Taung Skull, onde, segundo arqueólogos, surgiu o crânio que comprova que a origem do homem se deu no continente africano. Não por menos é conhecida como Província da Herança. Outras atividades incluem esportes de aventura, safáris, observação de pássaros e visitar Mampoer.

Atrações interessantes: complexo de Sun City, reservas de Madikwe e Pilanesberg, represa de Hartbeespoort, Mafikeng, cordilheira de Magaliesberg e cozinha africânder de Bloemhof, Christiana e Wolmaranstad.

Western Cape

Western Cape (Cabo Ocidental) é a província mais requisitada pelos turistas.

Numa região que oferece tanta diversidade, você se depara com belezas de tirar o fôlego. Cape Town é a principal metrópole e onde fica a impetuosa Table Mountain, o Cabo da Boa Esperança e as espetaculares vistas do Cape Agulhas. Outras atividades incluem saborear os vinhos do Winelands Valley, explorar a magnífica Garden Route e conhecer os townships.

Atrações interessantes: Cape Fortress, Robben Island, píer Victoria & Alfred Waterfront, cavernas Cango, Vale do Breede River, West Coast, Central Karoo, Overberg e Eden.

Duas girafas

Roteiro de Viagem

Para aproveitar bem a África do Sul o ideal é ficar um mês inteiro no país.

Conheça uma província por vez, ficando uma média de 3 a 4 dias em cada uma. Comece pelas principais cidades na província de Gauteng. De lá você faz uma rápida visita à Free State. Em seguida, conheça as belas províncias de North-West e KwaZulu-Natal. As próximas aventuras poderão ser nas exóticas províncias de Limpopo e Mpumalanga.

A etapa seguinte é descer para Northern Cape e depois Eastern Cape. Para fechar com chave de ouro, visite a província de Western Cape.

Dicas de Viagem

Entrada no país: brasileiros são isentos do visto por até 90 dias. Tenha em ordem os documentos e o passaporte com validade de um mês da data de retorno ao Brasil.

Vacina: o Certificado Internacional de Vacina (CIV) contra a febre amarela é obrigatório, devendo ser tomada pelo menos 10 dias antes do embarque.

Sobre a África do Sul: a moeda é o Rand, as línguas oficiais o inglês e o africâner e a voltagem de 220 volts (com tomadas de três pinos em triângulo).

Fuso horário: está 4 horas na frente do Brasil.

Veja também: