Aqui você encontra tudo fácil

Pacotes de viagem

Destinos turísticos

Passeios e excursões

Figura com sol, mar e coqueiros

Pontos turísticos de Abrolhos

Arquipélago de Abrolhos, Bahia

Considerado um dos pontos mais lindos do mundo para o mergulho, Abrolhos é um arquipélago localizado no litoral do sul da Bahia. Composto por cinco ilhas, o conjunto está numa área que pertence ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos. O arquipélago é conhecido como um verdadeiro paraíso dos mergulhadores, tanto profissionais como amadores, e apresenta infinitas belezas como as formações de corais, as formações rochosas, a rica fauna e flora marinha, as cavernas, o espetáculo das baleias jubarte e os diversos navios naufragados na região, além das águas cristalinas com temperatura que varia entre os 23ºC e 27ºC.

Quer saber o que fazer em Abrolhos? Acompanhe a seguir as dicas dos principais pontos turísticos do arquipélago baiano.

Ilha de Santa Bárbara

Considerada a maior ilha do arquipélago, a Ilha de Santa Bárbara é também a única ilha habitada de Abrolhos. Pertencente à Marinha do Brasil, a ilha é local de moradia de militares e suas famílias, funcionários do IBAMA e pesquisadores, sendo proibido o desembarque de turistas. A Ilha de Santa Bárbara abriga uma bonita capela construída em homenagem à Santa Bárbara, padroeira dos navegantes, além de um heliporto e um gigantesco farol de fabricação francesa, inaugurado no reinado de Dom Pedro II, e encravado no ponto mais alto da ilha.

Ilha Siriba

Única ilha onde é permitido o desembarque de turistas, a Ilha Siriba oferece um agradável passeio por terra, fugindo da tradicional atividade de mergulho. Com visitas programadas e monitoradas, a Siriba é o local ideal para apreciar as belíssimas formações geológicas do arquipélogo, assim como observar de perto os ninhos de atobás brancos e marrons, considerados a grande atração da ilha. A caminhada pela Ilha Siriba tem cerca de 1,6 quilômetro de extensão, sendo possível nadar em refrescantes piscinas naturais que abrigam peixes coloridos e caramujos.

Ilha Redonda

Um dos principais atrativos turísticos de Abrolhos, a Ilha Redonda é uma pequena ilha de formato arredondado e bonito visual. Considerada uma das ilhas mais altas do arquipélago, a ilha apresenta uma parte inferior arenosa, que se prolonga em direção à Siriba. A Ilha Redonda possui encostas abruptas onde aves marinhas chamadas fragatas colocam seus ninhos, sendo conhecida como o principal e único reduto de reprodução da espécie. Durante o período do verão, a ilha transformasse num importante local de desova das tartarugas-cabeçudas.

Cavernas da Siriba

Atrativo de grande aventura, o mergulho nas Cavernas da Siriba requer o acompanhamento de um guia experiente. Localizado no paredão da Ilha Siriba, o conjunto é formado por duas cavernas de cerca de 14 metros de profundidade, onde há pouca vida marinha, e uma caverna de cima, a aproximadamente 3 metros, com cavidades que atraem diversos tipos de peixes como os caramurus, os peixes-frade e os coloridos ciliaris. O mergulho pelas Cavernas da Siriba é similar a um verdadeiro corredor com clarabóias, onde a fauna e flora marinha encantam com suas cores e vida.

Cauda de baleia Jubarte

Baleias Jubarte

Dentre as principais atrações do arquipélago, as Baleias Jubarte visitam Abrolhos entre os meses de junho e novembro. Verdadeiro refúgio para a espécie, o Parque de Abrolhos é o local de reprodução e amamentação das imensas baleias, que migram todos os anos das regiões de altas altitudes, onde se alimentam, para as regiões dos trópicos, onde se reproduzem. Durante a temporada das baleias, há passeios de barco que levam os turistas a apreciar o show de acrobacias das Jubarte, com direito a encantadores saltos e piruetas.

Mergulho Livre

Considerada uma das atividades de mergulho mais interessantes, o mergulho nos naufrágios é um dos atrativos que mais impressiona no arquipélago de Abrolhos. Local com grande quantidade de naufrágios, o nome Abrolhos se deve à advertência que os navegantes portugueses recebiam ao passar pela região, devido à dificuldade de navegação entre os corais: "Abram os Olhos". O mergulho nos naufrágios requer o acompanhamento de um guia experiente, que leva o turista a visitar navios naufragados como o famoso Santa Catarina e o cargueiro italiano Rosalina.

Veja também: